quarta-feira, fevereiro 15, 2023

LUPERCÁLIA, VERDADEIRO «DIA DOS NAMORADOS»


Dia 15 de Fevereiro é marcado pela celebração da Lupercalia, sendo também conhecido como «dies Februatus». 
Trata-se da culminação de uma sucessão de dias ditos «nefastos», que, neste contexto, não significa que sejam necessariamente maus, mas sim perigosos, e é a um tempo uma festa de fertilidade, da vinda da Primavera e da prestação de honras aos antepassados mortos.
A festa é dedicada a FAUNUS, e começava com os sacerdotes luperci a sacrificar bolos, e um bode (e/ou um cão), cujo sangue era passado pela testa dos jovens reunidos, e começava então uma correria, com estes jovens circulando em torno do monte Palatino (cerca de 5 km) percorrendo o caminho que Rómulo seguiu ao traçar a linha de circunscrição de Roma (no acto da fundação da cidade), e circulando pelas ruas da cidade, batendo com peles de bode nas mulheres jovens que encontrassem, para as fertilizar.
Celebração de carácter sexual, incluía naturalmente muito daquilo a que se chama «rebaldaria».
O nome «Lupercália» deriva porventura da identificação, na Roma antiga, de FAUNO com o PÃ Licaieno, adorado na Licaia à cabeça de um festival relacionado com o Lobo. Uma estátua de FAUNO localizava-se na Lupercal, caverna onde a loba (Lupa) amamentou os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma.
A cor deste dia é o vermelho, a mesma cor do dia de S. Valentim, possivelmente inventado para substituir a festividade pagã.