ALEMANHA - PERMITIDO O CHAMAMENTO À ORAÇÃO ISLÂMICA EM TODO O PAÍS
A CDU, os social-democratas (SPD) e os verdes deram boas-vindas à concessão de permissões especiais às mesquitas de todo o país para transmitir o chamamento à oração durante o Ramadão, com alguns citando "solidariedade" durante o surto de coronavírus chinês como motivo.
"Estamos numa situação excepcional em que a prática constitucionalmente protegida da fé e da vida religiosa na Alemanha tem sido enormemente restringida por um bom motivo", disse o porta-voz da política religiosa da CDU, Christoph de Vries, ao Die Welt.
Acrescentou que "portanto, considera-se a permissão temporária para permitir que o chamado à oração seja um sinal simbólico de solidariedade e uma base comum justificável".
Lars Castellucci, do SPD, declarou que cabia às autoridades locais decidir se permitiriam ou não a transmissão do chamado à oração, mas insistiu que: “Seria bom que eles fossem autorizados nessa situação excepcional para a época do Ramadão - como sinal de solidariedade e conforto para os crentes.”
A Alternativa para a Alemanha (AfD) rejeitou a ideia, com o porta-voz religioso Volker Münz a dizer que o partido não apoiava a medida e negando comparações entre a chamada à oração e o toque dos sinos da igreja, dizendo que a frase "Allah hu Akbar" era uma "reivindicação do poder".
A Alemanha não é o único país a considerar permitir o chamado à oração. Na cidade de Mississauga no Canadá, localizada nos arredores de Toronto, a autarca Bonnie Crombie alterou as leis locais para permitir que a oração islâmica fosse transmitida durante o mês de Ramadão, de acordo com o Toronto Sun. "A decisão do Conselho de hoje de apoiar a transmissão simbólica da chamada à oração durante o Ramadão este ano fornecerá inspiração, familiaridade e conforto à comunidade muçulmana da nossa cidade durante este período desafiador", disse a presidente da câmara.
A transmissão pública da chamada à oração também tem sido um debate noutros outros países ocidentais nos últimos anos, inclusivamente na Suécia, onde o direito de transmitir a chamada às sextas-feiras foi concedido a uma mesquita na cidade de Växjö em 2018.
*
Fonte: https://www.breitbart.com/europe/2020/05/02/merkel-party-back-public-islamic-prayer-broadcasts-during-ramadan/
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home