quarta-feira, maio 06, 2020

MÉDICOS BRITÂNICOS AFIRMAM QUE CENTENAS DE VENTILADORES CHINESES PODEM SER PREJUDICIAIS AOS PACIENTES DE COVID-19

A 4 de Abril, 300 respiradores artificiais provenientes da China chegaram ao Reino Unido e a compra foi festejada por ministros britânicos. Nove dias mais tarde, um grupo de médicos do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em Inglês) das regiões britânicas de Sandwell e West Birmingham lançou uma grave advertência: 250 dos dispositivos recebidos podem causar severos danos aos pacientes.
Trata-se do modelo de respiradores Shangrila 510, fabricado pela empresa Beijing Aeonmed. Os médicos expressaram a sua preocupação através de uma carta disponibilizada ao canal NBC News: "Acreditamos que se for usado, é provável que produza danos significativos ao paciente, incluindo a morte. Esperamos ansiosamente que estes respiradores sejam retirados e substituídos por outros dispositivos que estejam em melhores condições para proporcionar respiração de cuidados intensivos a nossos pacientes."
Segundo os mesmos médicos, os respiradores são de baixa qualidade e básicos. Além do mais, a limpeza apropriada dos equipamentos é difícil, o que prejudica a luta contra um vírus tão infeccioso. Também se queixam de que o fornecimento de oxigénio dos respiradores "varia e é pouco confiável".
Na carta enviada a autoridades do NHS, se assegura que os respiradores são diferentes do que os médicos britânicos estão acostumados a usar e são projectados para funcionar dentro de uma ambulância.
O Departamento da Saúde do Reino Unido se negou a responder ao canal sobre quantos respiradores deste tipo foram adquiridos no total ou por que este modelo foi escolhido. No entanto, o órgão assegura que nenhum destes respiradores está em uso.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2020050115524513-medicos-britanicos-alguns-respiradores-chineses-poderiam-ser-letais-a-pacientes-com-covid-19/