domingo, janeiro 05, 2020

PARTIDO DE EXTREMA-DIREITA ESPANHOLISTA CONVOCA MANIFESTAÇÃO PELA UNIDADE DE ESPANHA COM FOTO INCLUINDO PORTUGAL?


O partido de extrema-direita espanhol, VOX, terceira força no Parlamento em Espanha, convocou uma manifestação geral em frente a todas as câmaras municipais já para o próximo dia 12 de Janeiro. A particularidade desta 'convocatória' está na imagem utilizada para difundir a iniciativa, Portugal aparece ligado a Espanha e não há qualquer referência a territórios como Baleares ou Canárias.
"Por um Governo que respeite a constituição e a soberania", pode ler-se na convocatória que já foi amplamente criticada nas redes sociais por esquecer alguns dos importantes territórios espanhóis.
A manifestação convocada para o dia 12 de Janeiro é uma forma de protesto para com a coligação de governo entre o Podemos e o PSOE, que formalizou um acordo com a Esquerda Republicana da Catalunha para o estabelecimento de uma plataforma de diálogo entre o executivo central e o autonómico e a realização de uma consulta popular na Catalunha.
*
Fonte: https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/partido-de-extrema-direita-espanhol-convoca-manifestacao-e-inclui-portugal-no-mapa-de-espanha?ref=HP_OutrasNoticias2&fbclid=IwAR1QkXu-1gexC8DEE3LPKHOx_6ON16_zxOamfr6Ocj8ubcw5KahUh6fr34E

* * *

A imagem é algo equívoca, deixa margem para dúvidas, mas não surpreenderia se a intenção de quem a desenhou fosse incluir de facto Portugal na Espanha unida. Trata-se de uma ambição castelhana de longa data, aliás, de sempre, que só foi frustrada devido à sorte das armas e ao apoio político que Portugal recebeu, desde cedo, da velha aliada britânica e, mais tarde e em menor grau, de outros países europeus (França, Holanda, Alemanha). Ainda no século XX o ditador franco, que muitos fascistas portugueses admiram, teve intenção de invadir militarmente Portugal. Não há nem na cabeça dos castelhanistas nem na própria lógica que defendem qualquer justificação para que Portugal seja um país independente - pois se a Catalunha também está debaixo da pata de Madrid e se há mais distância linguística e genética entre Catalães e Castelhanos do que entre Castelhanos e Portugueses, nada serve, nesta perspectiva, para perceber que os Portugueses têm direito à soberania. Só a lógica do Nacionalismo permite legitimar a soberania portuguesa - e aplica-se do mesmíssimo modo à dos Catalães, dos Galegos, dos Asturianos e dos Bascos. É de lamentar que o Nacionalismo de Extrema-Direita continue tantas vezes agarrado à mentalidade imperialista, chauvinista, de outros tempos, inimiga perigosa da natural solidariedade que deve existir entre Europeus, que se querem todos livres e iguais.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O mapa para mim é bem óbvio - inclui Portugal. Basta ver a zona da península de Lisboa, bem como o território que se estende a Oeste do Estreito de Gibraltar, que é extenso o suficiente para incluir o Algarve. Resta saber se foi lapso ou não. Vindo de quem vem, não querendo criar falsas suspeitas, não me admiraria que fosse intencional.

Tanta conversa sobre a Europa das Nações... se calhar começavam por perceber o que uma Nação é.

6 de janeiro de 2020 às 16:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Borrifam-se para isso... só querem a pátria espanhola, que é supremacismo castelhano, e quanto às Nações pequenas, pois com o mal dos outros podem eles bem; é uma chatice que demasiados extremo-direitistas europeus pensem do mesmo modo.

7 de janeiro de 2020 às 22:24:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home