quarta-feira, junho 28, 2017

EUA, ÍNDIA E JAPÃO REALIZARÃO EXERCÍCIOS MILITARES NO OCEANO ÍNDICO

O conflito na fronteira entre a Índia e a China e a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, aos EUA não é uma coincidência.
Um dos fins da visita do primeiro-ministro indiano aos EUA foi receber apoio na oposição no Sul da Ásia entre a China e a Índia. Os especialistas, entrevistados pela agência Sputnik China, pensam que o alargamento da cooperação militar entre a Índia e os EUA pode agravar as complicadas relações indiano-chinesas.
Recentemente, a frágil acalmia que durou três anos foi perturbada por um conflito na fronteira entre a China e Índia porque, segundo o MRE chinês, militares indianos atravessaram ilegalmente a fronteira chinesa no dia 27 de Junho.
O especialista do Instituto do Médio Oriente, Sergei Kamenev, destacou que a visita do primeiro-ministro indiano Narendra Modi aos EUA não terá coincidido por acaso com este conflito na fronteira. O especialista considera que o político indiano veio aos EUA receber apoio moral para pressionar a China.
"A Índia está fortemente preocupada com a saída da China para o oceano Índico. Os EUA concordaram em vender à Índia 22 grandes drones aeronavais. Este tema não foi abordado nas negociações por acaso <…> Estes drones são destinados a receber informações sobre a bacia do oceano Índico", disse o especialista.
As forças das Marinhas dos EUA, da Índia e do Japão tencionam realizar uns dos maiores exercícios militares no oceano Índico. Donald Trump anunciou essa decisão durante as negociações com Narendra Modi na Casa Branca. Isto é um estimulo muito forte para a índia, bem como a decisão de comprar aviões militares de transporte C-17 norte-americanos.
O especialista militar Vladislav Evseev compartilhou sua opinião sobre a cooperação militar entre a Índia e EUA.
O especialista lembrou que a Índia não participou do Fórum Um Cinturão Uma Rota em Pequim, assim as tensões entre a China e a Índia só se agravaram.
A President do Nepal Bidya Devi Bhandari chega ao aeroporto internacional Indira Gandhi em Nova Deli em April 17, 2017
"A consequência deste agravamento é a realização das manobras com participação da Índia, EUA e Japão e a compra de armamentos americanos. Acho que o balanço das forças na região vai mudar radicalmente <…> Isto também provoca a China e a Rússia a buscarem uma cooperação mais estreita", disse o especialista, acrescentando que o fortalecimento das relações entre Índia e EUA vai provocar uma certa tensão no âmbito do BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/opiniao/201706278741975-opiniao-india-se-apoia-eua-em-sua-oposicao-a-china/

* * *

Mais um bom sinal de aproximação entre a Índia e o Ocidente, aliados naturais. O Nacionalismo no poder faz maravilhas, tanto na nação hindu como na maior potência do mundo ocidental. Pena é que nisto a Rússia possa estar a ficar de fora...