quarta-feira, janeiro 11, 2017

MARROCOS PROÍBE A BURCA POR MOTIVOS DE SEGURANÇA

Marrocos baniu esta semana a produção, importação e venda de burqas, segundo anunciaram os mediado país. “Tomámos a medida de proibir totalmente a importação, fabrico e comercialização desta peça de vestuário em todas as cidades e vilas do reino”, disse um alto funcionário do Ministério do Interior ao site informativo Le360.
A decisão, que está longe de ser pacífica entre os marroquinos, é justificada por questões de segurança, tendo em conta que “criminosos têm repetidamente usado esta peça de vestuário para cometerem os seus crimes", uma vez que lhes permite permanecerem incógnitos, segundo referiram os media marroquinos.
Os comerciantes foram informados na segunda-feira de que tinham 48 horas para escoarem os seus stocks de burqas. Não foi especificado, contudo, se o seu uso também virá a ser proibido.
O véu islâmico integral não é muito usual em Marrocos, onde é mais comum a hijab, que não tapa o rosto das mulheres.
O Rei Mohammed VI segue uma linha moderada do Islão, contestada por facções mais conservadoras, entre as quais se encontra o ex-deputado e clérigo Hammad Kabbaj que já qualificou a proibição como uma medida “inaceitável”.
*
Fontes: 
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-01-11-Marrocos-proibe-as-burqas
https://www.jihadwatch.org/2017/01/morocco-bans-burqa-for-security-reasons

* * *

A politicagem correcta ocidental já está autorizada a deixar de ter medo de ser considerada «racista» ou «islamófoba» se fizer o mesmo... De resto, e ao contrário do que julga esta espécie de gente, não é pecado limitar um elemento cultural alógeno se este elemento puser em risco o bem-estar dos nacionais, isto é, dos proprietários exclusivos do País.