quarta-feira, setembro 30, 2015

RÚSSIA APOIA DIRECTAMENTE O REGIME SÍRIO E ATACA MILITARMENTE O CALIFADO

Agradecimentos a quem aqui trouxe ontem esta imagem de helicópteros de combate russos a atacarem posições do califado na Síria: https://www.facebook.com/boris.cary.9/videos/10206794969744412/?fref=nf

Só hoje foi divulgada a notícia nos média portugueses, de que é exemplo o texto seguinte:

Depois de os EUA terem garantido esta quarta-feira que a Rússia já está a participar nos raides aéreos do governo da Síria, o Kremlin acaba de confirmar essa entrada nas operações militares.
O Ministério da Defesa russo confirmou cerca das 14h00, hora de Lisboa, que iniciou operações "contra o Estado Islâmico" em território sírio e que estiveram em causa alvos como equipamento militar, comunicações, munições e fornecimento de combustível, avança a agência Interfax
A confirmação ocorre depois de Moscovo ter garantido todo o apoio militar ao regime de Damasco. A televisão estatal dá conta de que terão sido abrangidas pelo menos sete áreas nos ataques conjuntos.
De acordo com a Reuters, Moscovo terá avisado Washington com uma hora de antecedência sobre a intenção de avançar com as operações. Quem o diz é uma fonte militar dos EUA, que acrescenta que os ataques ocorreram nos arredores de Homs.
A mesma fonte recusou fornecer mais detalhes, incluindo o número de ataques e as aeronaves envolvidas e o comando central dos EUA ainda não respondeu a pedidos de reacção.
Contudo, sensivelmente à mesma hora, a Reuters dava conta de que a força aérea síria tinha realizado um bombardeamento na mesma região de Homs, causando 27 mortos, incluindo dez crianças.
O presidente russo justificou entretanto o apoio militar dado ao regime de Damasco com a necessidade de travar a ameaça terrorista antes que esta chegue a território russo.
"Se os terroristas forem bem sucedidos na Síria, virão para a Rússia", disse o presidente russo, citado pela Reuters, no dia em que Moscovo se comprometeu a prestar todo o apoio em termos de armamento ao regime de Bashar Al-Assad.
Putin disse, num encontro governamental, que a intervenção militar russa será limitada à força aérea e apenas temporariamente. O presidente russo considerou ainda ser "possível e necessário" unir esforços internacionais para afastar os militantes islâmicos na Síria.
Esta manhã o parlamento russo autorizou Vladimir Putin a recorrer à força militar no estrangeiro, nomeadamente ataques aéreos na Síria. "Todo o armamento russo necessário será fornecido à Síria", afirmou Vladimir Khozin, porta-voz da presidência.
*Notícia actualizada às 14h04 com confirmação oficial do governo russo
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/oficial-russia-ja-iniciou-ataques-aereos-na-siria_230363.html