domingo, setembro 07, 2014

ESTADO ISLÂMICO PODERÁ JÁ ESTAR A MOBILIZAR GENTE NO CHIPRE

Fonte: http://www.kpdailynews.com/index.php/cat/35/news/1333/PageName/CYPRUS_LOCAL_NEWS
* * *
Um especialista em questões do Médio Oriente, o turco Hüsnü Mahalli, declarou recentemente ao jornal da mesma nacionalidade Kıbrıs Postası que a notícia, divulgada nos média russos, de que as forças do califado da Síria e do Iraque (o EI, Estado Islâmico) mobilizariam já militantes em Chipre, não estará longe da verdade.
Afirmando conhecer a mentalidade de quem dirige o EI, Mahalli disse que «o EI sempre teve uma ligação estratégica e emocional a Chipre.» Segundo o especialista, a história desta ligação especial remonta ao Partido Árabe Social-Nacionalista da Síria e ao seu mapa do «Crescente Fértil», mapa este no qual se pode ver a Síria, a Jordânia, o Líbano, a Palestina, o Iraque e Mosul a formar um crescente e Chipre a constituir a estrela. Avisa por isso os políticos de Chipre: «Todo o desenvolvimento político em Chipre tem uma componente internacional, portanto os políticos cipriotas devem prestar atenção aos desenvolvimentos recentes na região e devem estar mais equipados com um bom conhecimento da dinâmica regional. Tudo em Chipre está relacionado com uma dinâmica externa. Não se pode falar de solução ou política em geral sem levar em conta a dinâmica regional.»
De acordo com Mahalli, as notícias recentes sobre a possibilidade de as bases do Reino Unido no Chipre virem a ser usadas pelos EUA para lançar ataques aéreos contra o EI não se afastarão muito da verdade: «a imprensa cipriota grega cobriu esta notícia e possíveis cenários, posso garantir que estas notícias não constituem manipulação.»
Mahalli faz a este propósito notar que os islamistas não reconhecem geralmente fronteiras nacionais e por conseguinte é coerente da parte dos mesmos manter sob vista as terras onde há população muçulmana.
Faz também notar que o Banco de Desenvolvimento Islâmico, o El-Baraka e o  estão a apoiar directa e indirectamente as actividades do EI. E acrescenta: «o EI está a mobilizar muito séria e rapidamente na região. O EI tem muitos centros ocultos na Turquia. Isto é do conhecimento comum, dizemos "oculto" mas eles nem sequer os tentam esconder. Não se deve ficar surpreendido pelo facto de o EI ter o Chipre debaixo de olho. O EI que está organizado na Turquia está a seguir de perto a política turca no Chipre. Quer fazer investimentos e beneficiar do Chipre financeiramente.»
Por último, Mahalli lembrou que o Chipre tem um significado espiritual para o mundo muçulmano como primeiro destino das viagens islâmicas e que este significativo lugar na memória colectiva muçulmana dá uma razão extra ao EI para ter o Chipre como objectivo.

O Chipre, como se sabe, está parcial e ilegalmente ocupado pela Turquia desde os anos setenta. Constitui por isso uma boa base de apoio para movimentação islamista, dado que há aí uma população muçulmana. É no que dá não ter obrigado a Turquia a abandonar o dito território... Como bem dizia alguém, as fronteiras do Islão são sangrentas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muculmanos abusam sexualmente de mais de 1.400 criancas na Inglaterra. A maioria delas era branca:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/09/1512278-rotherhan-tenta-se-refazer-de-escandalo-sexual-com-1400-criancas.shtml

7 de setembro de 2014 às 19:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esse califado e mais showzinho uma bomba h e ele vira po

7 de setembro de 2014 às 20:24:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home