terça-feira, julho 10, 2012

KOSOVO PARECE VIR A SER BASE DE TREINO PARA ISLAMISTAS SÍRIOS

O Ministério das Relações Externas da Rússia apelou recentemente à comunidade internacional para que o Kosovo não venha a ser uma base de treino de militantes islâmicos, incluindo os actuais rebeldes sírios.
Em comunicado divulgado ontem, as autoridades governamentais russas referiram as informações mediáticas sérvias a respeito de contactos entre a oposição síria e as autoridades da auto-proclamada república situada na região das Balcãs. Afirma o supracitado ministério que «não se trata apenas de um intercâmbio de experiência na organização de movimentos separatistas para deitar abaixo o regime existente mas também de treino de insurgentes em território kosovar.»
Presume-se que o treinamento realizar-se-á em zonas geograficamente semelhantes ao relevo sírio e possivelmente nas antigas bases do Exército de Libertação do Kosovo (UÇK), que lutava pela independência contra a Jugoslávia e posteriormente, nos anos noventa, contra a Sérvia. Esta organização, considerada terrorista pela Sérvia e por vários outros países, foi dissolvido em 1999, mas os seus campos de treino ainda existem. A Chancelaria russa afirma que tais intentos contradizem o plano de paz da Síria e geram preocupações como factor de desestabilização que são e que se estendem para lá da região balcânica.
Muitos dos dirigentes kosovares no seu tempo formaram parte dos pelotões de combate separatistas. Tanto estes como a oposição síria destacam agora a experiência kosovar pode ajudar à queda do presidente sírio Bashar al Assad.

E foi isto que a elite reinante no Ocidente fez na guerra das Balcãs - permitiu a constituição de pelo menos um bastião islâmico em solo europeu.