ESTUDO: O CULTO DE MITRA E AS SEPULTURAS ESCAVADAS NA ROCHA EM IDANHA-A-NOVA
Três são as dúvidas sobre se as «sepulturas» escavadas na rocha terão tido esta função: número reduzido; muito dispersas e afastadas de qualquer povoado; não terem tampa. O processo de cristianização lançou o anátema sobre todas as religiões que englobou no colectivo de pagãs. Uma delas, a religião mitraica, foi a sua principal adversária até ao século IV. Derrotada, passou a perseguida, como todas as restantes.
As «sepulturas» escavadas na rocha serão, não sepulturas cristãs, mas taurobólios mitraicos, utilizados antes e depois do século IV, onde os iniciados eram aspergidos com o sangue do touro. «Sepulturas» será a designação por força da falta de outra palavra e pela força do processo de cristianização que, não podendo apagar, apropria-se.
Para o provar, percorreram-se dezenas de quilómetros por todo o Concelho de Idanha-a-Nova, fotografaram-se «sepulturas», entrevistaram-se residentes conhecedores destas desde a mocidade.
http://www.altotejo.org/acafa/docsN2/O_Culto_de_Mitra_e_sepulturas_em_rocha.pdf
3 Comments:
http://www.igespar.pt/pt/news/6/2524/
Fortificações de Évora eleitas património mundial. Glória para o nosso país. Pois, mas para alguns camaradas isto não tem interesse, nhãnhãnhã... Tristes do caralho, pah, que nem para si próprios são bons!...
Caturo, desculpa a linguagem, mas é que me tenho deparado com certas e determinados comentários reduccionistas e sofismantes de alguns leitores que não conseguem enxergar direito. Deve ser das palas, chiça!...
Aindam não perceberam que a História de Portugal não se limita à era do Bronze Atlântico.Pois que vão para lá viver:(
http://www1.ci.uc.pt/fozcoa/gravuras.html
Sou de ali perto e história não falta, aquela pedras contam muito.
Enviar um comentário
<< Home