segunda-feira, maio 30, 2011

MAIS PARA VER NA EXPOSIÇÃO «RELIGIÕES DA LUSITÂNIA»

Torso de estátua de Endovélico?
Continuo a aconselhar a todos os portugueses e europeus em geral que passem por Lisboa a visita à exposição «Religiões da Lusitânia» ou «Loquuntur Saxa - As Pedras Falam», que já está em exibição desde 2001 e que se viu agora enriquecida com um novo conjunto escultórico romano encontrado no Santuário de Endovélico. Diz a pequena brochura que o visitante recebe ao entrar na exposição que, passo a citar,
«Depois das intervenções efectuadas por Leite de Vasconcelos em 1890, só muito recentemente se levaram a cabo trabalhos arqueológicos sistemáticos nesse mesmo local. Enquadrada num projecto de colaboração entre o Instituto Arqueológico Alemão e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizou-se em 2002 uma campanha destinada a perceber a extensão e a natureza das pesquisas anteriores no sítio. Para além de se estabelecer a planta da ermida de S. Miguel, recolheram-se mais alguns vestígios cerâmicos de várias épocas, para além de um amplo espólio marmóreo do santuário primitivo. Identificou-se, por fim, um grupo de seis estátuas em bom estado de conservação, que constitui, no âmbito da escultura romana do território português, um achado de excepcional relevância patrimonial e científica. O espólio encontrava-se intencionalmente depositado sob o altar-mor da ermida cristã, transmitindo a ideia de que dessa forma se enterravam velhas práticas e tradições.
O conjunto compunha-se de peças variadas, em que se integravam: uma cariátide - estátua habitualmente usada como elemento arquitectónico; algumas representações diversificadas de oferendas, entre elas a figura feminina, uma criança e um togado; e a representação de um javali. Numa das estátuas representa-se, de acordo com padrões bem romanos, a própria divindade. Apesar do seu bom estado de conservação, faltam componentes essennciais para a definição dos seus atributos.»