sexta-feira, novembro 26, 2010

«EMBLA - O VIKING BRANCO»

Poucos artigos terminariam melhor o dia da semana consagrado a Vénus do que este, sobre um filme que eu procurava há anos e cujo link no YouTube um anónimo teve a simpatia de aqui trazer (com legendas em Inglês), pelo que muito lhe agradeço.

Estou agora a vê-lo e recomendo vivamente a todos os de bom gosto e apreço pela Europa que façam o mesmo, que não é todos os dias que se encontra o filme ideal, por assim dizer: um filme feito por Europeus para Europeus sobre Europeus, sobre a mais genuína identidade europeia em confronto com um imperialismo espiritual totalitário vindo do oriente semita. Trata-se de «Embla», terceira parte da Trilogia do Corvo, realizada pelo islandês Hrafn Gunnlaugsson, que conta a história, passada na Noruega do século X, da jovem Embla, filha de um sacerdote pagão de Odin, ela própria considerada como filha de Odin, que no dia do seu casamento com o jovem Askur, igualmente pagão, é raptada pelo rei Olav Tryggvarsir (personagem histórica real), cristão fervoroso e inimigo jurado de toda a Paganidade nórdica. Fazendo chantagem com o bem-estar de Embla, o monarca adorador do JNudeu Morto obriga o pai da dita a converter-se ao Cristianismo e o marido de Embla, Askur, a tornar-se um missionário cristão na Islândia. Embla, buscando inspiração e força no pequeno ídolo da Deusa Freia que traz ao pescoço, tudo fará para resistir à conversão e para se manter por isso fiel aos Deuses da sua herança ancestral.

Bons actores, bom cenário, bom enredo e argumentos, tudo em língua nórdica, a dar vitalidade e presumível autenticidade à obra. Um marco do cinema europeu verdadeira e vitalmente identitário.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"JNudeu" = erro de digitação

ps: não sei como não meteram um zambo pra interpretar o viking branco por soar mais politicamente correcto..lol

27 de novembro de 2010 às 01:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://wegwisir.blogspot.com/2010/11/filme-embla.html

27 de novembro de 2010 às 02:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que é branco,Caturo...
Com as invenções que se vê no cinema de hoje,é sempre agradável constatar que há cineastas que são fiéis à realidade.

27 de novembro de 2010 às 11:10:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

«(...) que no dia do seu casamento com o jovem Askur, igualmente pagão, é raptada pelo rei Olav Tryggvarsir (personagem histórica real), cristão fervoroso e inimigo jurado de toda a Paganidade nórdica. Fazendo chantagem com o bem-estar de Embla, o monarca adorador do JNudeu Morto obriga o pai da dita a converter-se ao Cristianismo e o marido de Embla, Askur, a tornar-se um missionário cristão na Islândia.»

E pensar que eu nunca tinha ouvido falar nesta preciosidade! Magnífico!

27 de novembro de 2010 às 14:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=TVWBJHVSrAE

http://www.youtube.com/watch?v=-arCEGYLL80&feature=related

27 de novembro de 2010 às 16:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=28924&catogory=Manchete

27 de novembro de 2010 às 18:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

alguém já viu o programa de culinária - sic mulher - com um cozinheiro que anda com uma toalha na cabeça? que porco! não sei quem é que capaz de comer o que ele cozinha!

27 de novembro de 2010 às 20:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=4yZ0tqqLGsA


Para o excelente Caturo,Folk Rock de inspiração Celta.

28 de novembro de 2010 às 15:05:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home