O DISSEMINAR DO PAGANISMO NA SOCIEDADE MODERNA
Um colunista do jornal esquerdista «Guardian» redigiu este longo artigo em jeito de troça contra o Paganismo - mas, por um motivo ou por outro, acabou por revelar o dinamismo que esta actual tendência religiosa está a ter num dos mais poderosos países do Ocidente e do mundo.
Segundo o autor, diz-se que os pagãos são agora um quarto de milhão no Reino Unido, ou seja, o dobro de há dez anos.
Isso faz com que haja agora mais pagãos do que budistas (144500 em 2001) e do que judeus (259000), mesmo sem incluir muitos crentes que são pagãos quase instintivamente - que engendram rituais para se sentirem espiritualizados em ligação às Forças do Cosmos ou da Natureza, por exemplo.
Este actual reviver pagão começou a dar-se bem antes da nova moda de filmes de fantasia centrados na Magia e afins (Buffy, Harry Potter, Sabrina, Senhor dos Anéis), que popularizaram o tema.
A Federação Pagã (ou PF, que também existe em Portugal) alega que há neste momento pelo menos trezentos e sessenta mil pagãos praticantes, mais do que siques (329.000), mas por enquanto menos do que hindus (552.000) e muçulmanos (um milhão e meio) e cristãos (quarenta e dois milhões).
Ronald Hutton, professor universitário de História em Bristol, uma das maiores autoridades mundiais no estudo dos cultos pagãos antigos e medievais, afirma que neste momento há já uma grande aceitação de ideias pagãs no seio do público: «é melhor pensar em termos de círculos concêntricos. Dos que são membros iniciados de um grupo até àqueles que simplesmente vão dar uma volta a Stonehenge para beberem um copo e festejarem.»
Tudo o que é preciso para ser pagão é, segundo a PF, acreditar que cada um tem o direito de seguir o seu próprio caminho (enquanto não fizer mal a ninguém), acreditar que há um (ou mais) Poder(es) Divino(s) e que a Natureza deve ser venerada. E, como diz o colunista, se alguém perguntar à população se concorda com estas três linhas, milhões de britânicos (e de Portugueses, provavelmente) irão responder afirmativamente. No seu aspecto mais lato e generalista, o Paganismo está a tornar-se a nova religião nacional.
A isto soma-se a energia que lhe é transmitida pela pujante corrente ideológica ecologista, cada vez mais forte e actuante ao nível mais alto da Política, afigurando-se tendencialmente transversal aos partidos políticos em geral - porque, ao fim ao cabo, não falta quem entenda, explicitamente ou não, o Paganismo como sendo na verdade a dimensão religiosa da Ecologia.
Acresce que, no mundo actual, marcado pela iconoclastia e pelo individualismo, especificamente pela repulsa contra a religião institucionalizada, o Paganismo acaba por atrair, mesmo que indirectamente, muitos e muitos ocidentais.
Lembro-me, a propósito, de uma discussão que tive num chat com várias pessoas em que todas elas se diziam anti-religiosas, porque se houvesse Deus então não podia haver maldade e desgraças... a dada altura, alguém falou no respeito pela Mãe-Natureza, e nesse momento todos os intervenientes concordaram de imediato que essa sim, merecia ser adorada...
18 Comments:
Oh cisco, falando no diabo...:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=140513
"Apesar das próximas presidenciais norte-americanas estarem marcadas apenas para 2012, daqui a três anos, Sarah Palin poderá estar já a trabalhar na sua candidatura ao lugar de Barack Obama, apontam a imprensa dos Estados Unidos."
Isto é concorrência desleal!
Tens a certeza que a campanha do teu Obama não financiou esta jogada? LOL
Antes ela do que mais um negro...
O partido republicano podia escolher melhor! Assim só está a facilitar.
tipo quem o velho babao do mc cain
ou o pastor louco mike huckabe
veja só o que eu achei: pagãos russos:
http://www.moscowtimes.ru/article/1010/42/379152.htm
Os pagões na sua maior parte nao passam de maluquinhos vestidos com tunicas.
As cerimonias são mais circo do que real devoção,pelas imagens que vejo até parece que estão a fazer uma peça de teatro.
É o paganismo "Hollywood style" que anda por ai.
O ESKERDALHO TROÇA DO PAGANISMO EUROPEU, MAS NÃO FAZ O MESMO COM O PAGANISMO DE OUTROS CONTINENTES; MUITO PELO CONTRARIO - VALORIZAM EM DEMASIA ESTAS MERDAS NA AREA ANTROPOLOGICA, POR KE O ANIMISMO FEITO/PRATICADO PELO INFERIOR SEMPRE SERÁ INFERIOR POR CONSEKUENCIA..!!
BASTA VER A BABA-OVICE DELES COM OS XAMÃS E CIA, MAS DESDE KE SEJAM DE FORA DA EUROPA, POR KE SE FOR UMA BRUXA CELTICA, JÁ ACABA POR AÍ; SIM, POR KE PRA ELES OS EUROPEUS DEVEM SER ATEUS, POR KE O ATEÍSMO É UM NIVEL SUPERIOR DE INTELECTUALIDADE E SÓ OS POVOS MENORES É KE PODEM SE DAR AO LUXO DE SEREM PAGÃOS, MONOTEISTAS E AFINS - E DEPOIS OS "RACISTAS" SOMOS NÓS..!!
Antes ela do que mais um negro...
ANTES UMA REPUBLICANA MAIS BEM PREPARADA..!!
tipo quem o velho babao do mc cain
ou o pastor louco mike huckabe
OLHA KE VC UM DIA VC VAI FICAR VELHO BABÃO TAMBEM, HEIN??(E TOMARA KE MORRA ANTES..)!!
Beto disse...
veja só o que eu achei: pagãos russos:
http://www.moscowtimes.ru/article/1010/42/379152.htm
4 de Julho de 2009 14:25:00 WEST
FODA-SE!!
Os pagões na sua maior parte nao passam de maluquinhos vestidos com tunicas.
As cerimonias são mais circo do que real devoção,pelas imagens que vejo até parece que estão a fazer uma peça de teatro.
É o paganismo "Hollywood style" que anda por ai.
NA VERDADE É APENAS UMA FORMA DE PRESERVAR OS CULTOS ANCESTRAIS; O MACACOBAMA E TODOS OS DEMAIS LIXOS DO SISTEMA NÃO PASSAM DE MEROS POSERS EM FRENTE AS CAMERAS E NINGUEM NEM DIZ NADA..!!
MAS CLARO, SER UM POSER DO SISTEMA PODE, SÓ NÃO PODE TENTAR CONTESTA-LO, POR KE SÓ KEM PODE FAZER O SEU TEATRINHO BARATO É O SISTEMA..!!
antes o paganismo do que ambas as bostas semitas do judeu morto e do pedófilo...
mas, mesmo sendo o paganismo "menos mau", ainda assim, continua a ser ridiculo e apalhaçado.
então essa merda de sacrificar animais é coisa de esquizóides psicóticos.
(FACT)
"veja só o que eu achei: pagãos russos:
http://www.moscowtimes.ru/article/1010/42/379152.htm"
legal beto
Olha lá, já mudaste de nick outra vez?
Tu decide-te, pá! Parece que não atinas com a identidade. Desde que te vejo aqui escrever já é a terceira vez...
Ainda crias mais umas confusões tipo caps lock
«Os pagões na sua maior parte nao passam de maluquinhos vestidos com tunicas.
As cerimonias são mais circo do que real devoção,»
Como se um merda anónimo tivesse alguma autoridade para avaliar as devoções alheias.
Boa, Beto.
Já aqui apareceram mais artigos sobre esses:
http://gladio.blogspot.com/2009/03/religiao-em-mari-el.html
http://gladio.blogspot.com/2007/02/igreja-ortodoxa-russa-preocupada-com.html
Um antropólogo deste povo, Nikandr Popov, afirma que o interesse no Paganismo dos Maris está a crescer: «A gente jovem tem um interesse especial nesta religião, estão agora a prestar-lhe mais atenção. O interesse cresceu, porque constitui as raízes da nossa cultura, é a base da nossa espiritualidade, portanto a gente jovem tem agora mais interesse nela. Penso que no século XXI ainda vai haver pessoas a adorar os seus antigos Deuses.»
Todavia, ainda segundo a supra-citada jornalista, algumas autoridades locais estão a apoiar os desorganizados, dispersos e por vezes ingénuos líderes pagãos a fazerem o seu caminho no labiríntico processo de registo russo. Diz Fagan: «Penso que enquanto as autoridades locais estiverem interessadas em promover um tipo de identidade nacional, continuarão a incluir os pagãos como uma espécie de local tradicional de culto que precisa de ser, enfim, pelo menos tacitamente apoiado.»
O antropólogo Popov concorda, acrescentando que os pagãos Maris nunca tiveram uma agenda política: «Muito provavelmente, o crescimento do Paganismo está relacionado com o crescimento da auto-consciência nacional. Aqui ninguém fala duma autonomia política, porque o Paganismo Mari nunca dinamizou quaisquer objectivos políticos, tal como qualquer outra religião pagã.»
Enviar um comentário
<< Home