sábado, abril 11, 2009

ORGANIZAÇÃO ARMÉNIA NOS EUA CONDENA OBAMA POR NÃO CUMPRIR O PROMETIDO RECONHECIMENTO DO GENOCÍDIO ARMÉNIO NA TURQUIA

Nos EUA, uma organização arménio-americana que anteriormente apoiara Obama, acusa-o agora de nada ter dito na Turquia para que o genocídio dos Arménios às mãos dos Turcos fosse por estes reconhecido.

Cerca de um milhão e meio de arménios que viviam dentro das fronteiras do Império Otomano (Turquia imperial) morreram em 1915, quando os Turcos participavam na Primeira Guerra Mundial. Os Arménios e a maioria dos historiadores considera estas mortes como uma matança apoiada pelo Estado turco, ou seja, um genocídio, enquanto a Turquia continua a afirmar que todas estas mortes se deveram a uma guerra civil em conjunto com os efeitos da fome e da doença.
Durante a sua campanha presidencial, Barack Obama disse reconhecer o caso como um genocídio. Em Janeiro de 2008, afirmou uma «firme convicção de que o genocídio arménio não é uma alegação, uma opinião pessoal ou um ponto de vista, mas sim um facto largamente documentado e apoiado por um esmagador acervo de provas históricas.» Acto contínuo, o Comité Nacional Arménio da América apoiou Obama, dirigindo para este milhares de votos e de dólares.Todavia, Obama não falou em genocídio, nem em conferência com o presidente turco Abdullah Gul, nem no parlamento turco, quando se referiu aos «terríveis eventos de 1915», limitando-se a dizer que «o melhor caminho a seguir pelos povos turco e arménio é um processo que olha para o passado de maneira honesta, aberta e construtiva.» E quando questionado se tinha falado no reconhecimento do genocídio como tal quando esteve com o presidente turco, escusou-se a responder directamente, ficando-se por elogiar Gul por tomar parte numa série de negociações entre a Arménia e a Turquia para resolver todo um mundo de questões antigas, incluindo esta.»

O dirigente da associação arménia nos EUA, Aram Hamparian, queixou-se de que Obama «ficou aquém da sua clara promessa que fez como candidato de que iria, como presidente, reconhecer inteira e inequivocamente este crime contra a humanidade.» O grupo de Hamparian incitou Obama a cumprir a sua palavra e honrar o prometido. Alguns arménios esperam que Obama corrija agora a sua omissão com uma declaração pública no dia 24 de Abril, que os Arménios celebram como Dia dos Mártires.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

2 MILHÕES DE ARMENIOS X 5 MILHÕES DE JUDEUS(DETALHE: A ARMENIA HOJE TEM MENOS DE 3 MILHÕES DE HABITANTES ENQUANTO OS JUDEUS SÃO QUASE 15 MILHÕES)!!

OU SEJA, 1/3(33%) X MAIS DE 2/3(66%)!!

MAIS DA METADE DOS ARMENIOS FORAM EXTERMINADOS ENQUANTO OS JUDEUS FORAM APENAS 1/3 SUPONDO QUE O HOLOCONTO FOI MESMO VERDADE!!

E PROPORCIONALMENTE O HOLOCAUSTO CIGANO TAMBEM FOI BEM MAIOR QUE O JUDEU!!

A % DOS CIGANOS MORTOS FOI BEM MAIOR/MUITO MAIOR!!

TALVEZ MAIOR ATÉ QUE A DOS ARMENIOS OU QUASE IGUAL!!

14 de abril de 2009 às 08:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home