quarta-feira, outubro 29, 2008

VASCO GRAÇA MOURA CONTINUA A CONDENAR O ACORDO ORTOGRÁFICO

O escritor Vasco Graça Moura classificou esta terça-feira como «negativa» a possibilidade de todos os documentos oficiais de Portugal e do Brasil serem elaborados segundo o Acordo Ortográfico, afirmando esperar que os países africanos de língua portuguesa se oponham, refere a Lusa.
Fonte governamental portuguesa adiantou segunda-feira que o Diário da República de Portugal deverá ser escrito segundo o Acordo Ortográfico já a partir de Janeiro de 2009.
«É completamente negativo. Espero que os países africanos de língua portuguesa se oponham a uma situação destas. Pelos vistos restam só eles como defensores da língua portuguesa tal como ela é falada em Portugal», disse o escritor e poeta Vasco Graça Moura, que tem sido uma das vozes contrárias ao acordo.
O gabinete de imprensa do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, confirmou segunda-feira que este assunto será levado à mesa das negociações e que é esperado um entendimento entre os governos de Lisboa e de Brasília no sentido de todos os documentos oficiais dos dois países passarem a ser redigidos segundo o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países de língua portuguesa.
«Se isso acontecer significa que o Governo prossegue na sua inconsciência criminosa a impor o acordo e contra a língua portuguesa», considerou ainda Vasco Graça Moura.
No domingo, fonte diplomática brasileira revelou que os acordos a assinar hoje pelos primeiro-ministro português, José Sócrates, e pelo Presidente brasileiro, Lula da Silva, durante a IX Cimeira Brasil-Portugal, terão já a nova ortografia da língua portuguesa.


Triste é o tempo em que um dos poucos intelectuais que merecem respeito faz figura de D. Quixote.
Mas nem tudo está perdido - e os Portugueses dignos desse nome saberão ignorar o acordo ortográfico com o desprezo que tal bandalheira invertebrada merece.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bravo, VGM!

29 de outubro de 2008 às 17:07:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home