terça-feira, junho 24, 2008

ISLAMISTA TURCO CONSIDERADO POR DUAS REVISTAS DE CULTURA COMO «O MAIOR INTELECTUAL DO MUNDO»

É de registar que um pensador turco islamista, acusado de querer derrubar o Estado laico da Turquia para o substituir por um Estado muçulmano, foi considerado o maior intelectual do mundo por duas prestigiadas revistas anglo-saxónicas, uma britânica (Prospect) e a outra norte-americana (Foreign Policy), escolha feita com mais de quinhentos mil votos.
Fethullah Gülen, assim se chama o filósofo, encabeça a lista dos cem maiores pensadores do mundo, lista esta na qual os dez primeiros nomes são de muçulmanos.
Gülen, que em 2004 terá considerado a separação entre Estado e Religião como sendo uma forma de ateísmo, para pouco depois afirmar que, de acordo com o Islão, tanto os terroristas como os ateus iriam arder no Inferno. Não obstante, há quem lhe atribua um carácter moderado e modernista, porque criticou bin Laden e o terrorismo e marcou a diferença entre «islamista» e muçulmano...

Será isto resultado da ânsia politicamente correcta em arranjar provas de que a sua «aliança de civilizações» é possível? Ou é só o medo e a ansiedade em relação ao «outro» a ter pressa em encontrar um interlocutor inteligente e bonzinho do outro lado?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Equacionar ateus a terroristas???

24 de junho de 2008 às 19:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Parece que depois disse que não era bem isso que queria dizer, mas sim que à luz do Islão tanto os ateus como os terroristas vão para o inferno... Entretanto, a religião dele é mesmo... o Islão, ehehehh.

24 de junho de 2008 às 19:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home