BELTAINE CELEBRADO ACTUALMENTE NA ESCÓCIA
Observe-se no canto superior direito a Algiz, runa germânica que simboliza a Vitalidade e que está tatuada na testa das várias personagens femininas deste espectáculo, incluindo a eminente Rainha do Maio
O festival de Beltaine, que marca o Primeiro de Maio, é uma arcaica celebração céltica em honra da chegada da Luz que tem sido revivificada numa localidade da Escócia, Calton Hill. Este ano, contou com a participação de mais de oito mil pessoas, entre convidados e actuantes.
Bailarinas e bailarinos pintados de branco e de vermelho, respectivamente, juntaram-se a druidas e compuseram um quadro de viva cor juntamente com imensas esculturas em fogo, erigindo assim o maior festival ígneo da Europa.
Cerca de trezentos executantes fizeram uma procissão em torno da colina, transportando tochas ardentes e batendo tambores.
A multidão começou a juntar-se em torno do monte ao pôr do sol do dia anterior e as festividades iniciaram-se por volta das dez da noite, quando se pegou fogo a gigantescas esculturas representando Divindades, e também um centauro, um peixe e um relâmpago.
De seguida, cerca de trezentos portadores de tochas efectuaram uma procissão, guiada pela Rainha do Maio, através dum portão em chamas e em torno da colina. A monarca era seguida pelas suas Mulheres Guerreiras Brancas - representando a verdade, a lei e a ordem - e por guias druídicos conhecidos como Homens Azuis.
A procissão passou por quatro pontos na colina, representando os quatro elementos (terra, água, ar e fogo). Dançarinas e dançarinos vestidos como ninfas e duendes entretinham a multidão em cada um dos citados pontos.
Uma vez completado o circuito, foram emboscados pelos maliciosos Homens Vermelhos, simbolizando a luxúria e o caos, que escalaram a colina, sendo então combatidos pelas Mulheres Brancas.
A celebração atingiu o seu clímax quando o Homem Verde, símbolo do primeiro crescimento do Verão, chegou e foi coroado pela Rainha do Maio. Acendeu-se uma fogueira e os Homens Vermelhos juntaram-se às Mulheres Brancas numa dança cortês.
Este espectáculo de cariz ritual constituiu o culminar duma série de seminários e exibições relativos ao tema que foram aí realizados.
Recomenda-se mui vivamente que se veja com atenção o site da Beltane Fire Society, com sintéticas e explicativas descrições das várias personagens, bem como dezenas de esplêndidas imagens, divididas em nas diferentes secções e aspectos do evento. A não perder de modo algum para todos os apreciadores da luminosidade evocadora do fantástico ocidental. Aprende-se aí, por exemplo, que a Rainha do Maio congrega em Si as Deusas da Fertilidade desta época, incluindo a românica e por isso ocidental Flora, mas também a genuinamente céltica Cailleach, Senhora do Inverno, e, diga-se, possível padroeira antiga da Galécia.
5 Comments:
i love these religion and naked bodies
ignorantes são vocês
passo a explicar:
mostrengo significa pessoa sem apresentação; deselegante
forte abraço para o tautalos e beijinhos mil para a carla
Não consta no meu dicionário.
este fim de semana apareçam no festival islâmico em mértola. mértola foi capital do reino islâmico do sec.XI a XII.
o islâmismo faz parte da nossa cultura e identidade
O Islão não faz parte da nossa identidade, nem de perto nem sequer de longe.
Enviar um comentário
<< Home