segunda-feira, setembro 04, 2006

A VOZ NACIONAL DA GALIZA PROGRIDE

Na Galiza, o governo local já conseguiu que as crianças da escola primária galega tenham um ensino todo em Galego.
Outros progressos se têm feito no sentido de dinamizar a língua nacional galaica.

E os castelhanistas estão irritados, como seria de esperar.


Enfim, já se sabe que, em política, raramente se consegue agradar a todos, sobretudo quando uma das partes não consegue entender ou aceitar que o seu poder deve ser limitado. É um pouco a mentalidade fascista - segundo Mussolini, abdicar de uma parcela do poder era sempre um sinal de fraqueza.
Enquanto os Nacionalismos não se livrarem da sua carga especificamente fascista, muitas das actuais justas reivindicações nacionalistas (galega, basca, catalã, escocesa, galesa, etc.) serão recebidas com hostilidade por nacionalistas das nações imperiais...

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ò um post sobre a Galiza! Não tarda nada e estão ai os galináceos do porto a debitar as baboseiras do costume.
Esperemos para ver.

Visigodo

4 de setembro de 2006 às 15:35:00 WEST  
Blogger Vera said...

lol não me admirava nada!

4 de setembro de 2006 às 16:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente o meu desejo é que a Galiza perca a sua lingua e nunca seja independente. Será melhor para Portugal.
Assim a Galiza fica enfraquecida e já não tenta recuperar o norte de Portugal :)

Viva Portugal
Viva a Lusitania

4 de setembro de 2006 às 23:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A manutenção da língua galega é uma boa ponte para que a Galiza se afaste de Castela e se volte para Portugal, de modo a que a estirpe galaico-portuguesa fique politicamente unida num mesmo Estado.

5 de setembro de 2006 às 12:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Duvido. Todos dizem que querem ser independentes mas na verdade isso é só para Inglês ver.
Já parecem Alberto João Jardim quando se põe ameaçar o continente.

Visigodo

5 de setembro de 2006 às 13:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"de modo a que a estirpe galaico-portuguesa fique politicamente unida num mesmo Estado. "

Percebo a tua ideia de incluir a Galiza no nosso território, mas os Galegos não querem isso, especialmente os nacionalistas galegos. Eles querem uma Galiza independente e dizem que não se querem misturar com sangue lusitano e mouro. Não estou a falar do que tenho visto neste blog, pois os que falam aqui sao do norte de Portugal, mas estou a falar de alguns nacionalistas racialistas galegos com quem ja falei.
Ainda nao encontrei um nacionalista galego que quissesse ficar anexado a Portugal. Todos dizem que querem ser independentes ou entao unidos ao norte de Portugal.

5 de setembro de 2006 às 16:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Também já ouvi falar de nacionalistas galegos que querem unir-se a Portugal inteiro.

5 de setembro de 2006 às 16:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Também já ouvi falar de nacionalistas galegos que querem unir-se a Portugal inteiro.

5 de setembro de 2006 às 16:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Também o dizem os Bascos, os Catalães. Mas a maioria da população sabe que isso são romantismos de meia duzia de pseudo-nacionalistas.
Também não quero que Portugal se junte à Galiza.
Portugal não precisa deles para nada. E para ficar pior mais vale estar como está.
Quanto essa treta que os nacionalistas galegos não se querem juntar a Portugal porque nós temos mais sangue mouro, é uma grande treta dos bairristas tripeiros.
O que eles dizem é que Portugal caminhou para a realidade Lusitana enquanto eles estão na realidade Castelhana. Só isso e nada das psicoses mouras dos nortenhos Portugueses

Visigodo

5 de setembro de 2006 às 17:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

De todas as regiões de Espanha a Galiza é a que tem menos condições para algum dia ser independente. Até acredito que uma Catalunha o seja um dia. Agora a Galiza seria catastrófico para a região.
Mais pobres do que já são é dificil.

Visigodo

5 de setembro de 2006 às 17:10:00 WEST  
Blogger Vera said...

há uma coisas de que os nossos bairristas tripeiros aidan não se lembraram: é que o facto de haver um Algarve independente não os ajuda a manterém-se longe do "sangue mouro"...porque que eu saiba, msm sendo um estado independente faria parte da UE, logo a única fiderença seria no governo autónomo e não a nível alfandegário e de fronteiras.
Os nossos pinguins nortenhos estão tão sujeitos à população algarvia como a qualquer um descendente de imigrantes francÊs, a única diferença é que o ALgarve está mais perto.

Portanto amigos. ou saiem da UE, da NATO, acabou com fundos estruturais, coesões, livre cambismo, e tds os miminhos c q alguns mais extremos querem fazer crer que é o melhor para Portugal, vá-se lá saber como, ou mandam o Algarve à deriva pelo Oceano Atlântico..tipo Jangada de PEdra.

5 de setembro de 2006 às 20:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"De todas as regiões de Espanha a Galiza é a que tem menos condições para algum dia ser independente. Até acredito que uma Catalunha o seja um dia. Agora a Galiza seria catastrófico para a região.
Mais pobres do que já são é dificil."

hehe concordo. Alias mais depressa Portugal fica de Espanha do que a Galiza fica independente.

Mas não digas isso deles serem pobres porque então o que é Portugal? lol
Nao sei se sabes mas ha imensos Portugueses a emigrar para a Galiza, portanto sempre são mais ricos que nós e são porque tem melhor poder de compra e qualidade de vida la.
Nós Portugueses é que sim somos pobres, talvez nunca devessemos ser independentes. Se estivessemos unidos à Espanha estavamos bem melhor como a Galiza esta.
Portanto nao podes entrar pela via economica camarada pois o nosso Portugal é uma miséria :(

6 de setembro de 2006 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas a Galiza não é mais pobre que Portugal(região norte porque a região de Lisboa já não é bem assim) porque faz parte de Espanha. Enquanto Portugal só não é directamente administrado por Madrid. Porque na verdade hoje em dia Portugal passou a ser uma região de Espanha, só que sem ter os benefícios das outras regiões.
Basta ver que antigamente as empresas estrengeiras tinham filiais em Lisboa e Madrid e agora passaram a ter só em Madrid. Será que isso não quer dizer nada?
Os Espanhois mandam na nossa economia. Portugal hoje em dia passou a ser subserviente do poder de Castela. E de quem é a culpa? Não é dificil de saber.
Já lá vão 32 anos.

Visigodo

6 de setembro de 2006 às 10:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Portanto amigos. ou saiem da UE, da NATO, acabou com fundos estruturais, coesões, livre cambismo, e tds os miminhos c q alguns mais extremos querem fazer crer que é o melhor para Portugal, vá-se lá saber como, ou mandam o Algarve à deriva pelo Oceano Atlântico..tipo Jangada de PEdra.

Ahahahahah...

6 de setembro de 2006 às 11:54:00 WEST  
Blogger Vera said...

Espera, espera!! Agora que reli..eu aí quis queria dizer que os mais extremos achavam que Portugal não precisava de Ue e NATO pra nd, que achavam que era o melhor para Portugal acabar c td isso! é claro que eu discordo...se não fosse a UE ainda estávamos pior.

6 de setembro de 2006 às 12:08:00 WEST  
Blogger Vera said...

não vá isso dar mal entendidos:P

6 de setembro de 2006 às 12:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, eu percebi.
E sei que os galaicistas separatistas também não queriam isso...:);)

6 de setembro de 2006 às 14:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Penso que não é pela Galiza ser parte de Espanha que é mais rica que nós. A Galiza é uma terra pequena e com pouca gente e tem grandes empresas proprias (como Zara). Em proporção com o tamanho e populaçao a Galiza tem mais grandes empresas que Portugal e dai claro que é mais rica.


"Basta ver que antigamente as empresas estrengeiras tinham filiais em Lisboa e Madrid e agora passaram a ter só em Madrid. Será que isso não quer dizer nada?"

Na minha opinião penso que não tem nada a ver. Actualmente estamos num mundo mais globalizado e onde as multinacionais querem poupar ao máximo. As distancias encurtaram-se portanto é logico que elas escolhessem Madrid. Não compares o poderio de Madrid ao de Lisboa (populaçao, poder de compra, etc) e não compares o tamanho da Espanha ao de Portugal. Achas que no seu perfeito juizo alguma multinacional estrangeira ia escolher Portugal? Na economia joga-se com os fortes, não andam aqui a agradar países.
E não é por Espanha ter la as multinacionais que começa a mandar em nós. Uma coisa são empresas multinacionais, outra coisa é o governo Espanhol. São coisas bem distintas.


"E sei que os galaicistas separatistas também não queriam isso...:);) "

Não ha tambem muitos nacionalistas que querem sair da UE? ja ouvi que alguns nacionalistas portugueses defendem mesmo sair da UE

6 de setembro de 2006 às 15:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Será anonimo 3:17 pm que conheces bem Espanha e suas regiões? É que a Galiza é das regiões mais pobres do pais vizinho. Tem a Zara. Pois a zara e pouco mais. Não penses que a Galiza independente teria o nível de vida que tem agora, que não é nada de especial.
Já no que dizes que a Espanha não manda em nós. É só veres as empresas Portuguesas compradas por Espanhois. E os produtos Espanhois que dominam a nossa economia. Olha a gente está tão dependente de Espanha, que se a Espanha espirrar Portugal apanha uma costipação. O que os Castelhanos não conseguiram conquistar no passado pelas armas, conseguem agora economicamente. Mas se queres acreditar que é em São Bento que se decide os destinos de Portugal, é problema teu que te gostas de andar enganar.

Visigodo

6 de setembro de 2006 às 16:56:00 WEST  
Blogger Vera said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6 de setembro de 2006 às 17:13:00 WEST  
Blogger Vera said...

"Não ha tambem muitos nacionalistas que querem sair da UE? ja ouvi que alguns nacionalistas portugueses defendem mesmo sair da UE"

Eu também. Só queria era que me mostrassem os seus argumento E que medissem conscientemente os prós e os contras de estar na UE. E que depois me dissessem sinceramente se acham que isso ia ser bom para o nosso país. Não se espera perfeição de nada, e como tal é óbvio que estar na UE nos pode trazer algumas desvantagens, que não são nada comparativamente com as vantagens de fazer parte de uma europa unida.

6 de setembro de 2006 às 17:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acho essa vossa atitude de dependencia da UE ridicula.
Que eu saiba os paises Europeus sobreviveram centenas e centenas de anos sem UE.
Que eu saiba os melhores paises europeus hoje em dia sobreviveriam perfeitamente sem uma UE.

O nosso problema não é estar na UE ou não. O nosso problema é que somos uma merda dum povo que nem se sabe governar. Nisso tinham os romanos razão.
Um país se tiver cabecinha e tiver um governo capaz não precisa de UE para nada.
Olhem para a Islândia, coitadita, pequena, afastada da Europa, pouca gente, frio, gelo, agricultura nem a pode ter e no entanto não estão na UE, não precisam da ajuda de ninguém, governam-se a eles próprios, excelente poder de compra, excelente nivel de vida, enfim um sonho.
Suiça também não precisa da UE para nada.
Luxemburgo um país pequenito sempre viveu bem e também vivia perfeitamente caso saisse da UE.
Suécia, Noruega, Alemanha, Finlândia, Holanda, Austria então nem se fala.
França, Bélgica, Itália e muitos outros também viveriam perfeitamente sem UE.

O problema de Portugal e mesmo estando na UE é que tem uma merda de governo, e não é só agora, foi sempre, sempre porque o seu povo é muito inferior ao povo europeu. Daí nunca aparecer governos capazes de levar isto para a frente e tomar decisões correctas. Portugal ter um governo médio ou bom é um milagre já que o seu povo enfim.. é uma desgraça. É muito facil para o povinho dizer que a culpa é sempre do governo mas as coisas não são assim. Não são só os governos que mandam isto para a frente, o povo também tem uma função muito importante e o povo português é um desastre em iniciativa privada, investimentos, poupança, etc. Querem que seja o estado a fazer tudo para eles.

Eu sou realista e não ando aqui com falinhas mansas como vocês que dizem que os europeus são todos iguais. Só admitem as diferenças com os não europeus, depois dentro da Europa já assumem posição de esquerdista dizendo que são todos iguais em inteligência e tudo o resto.

Também não quero imigração e quero preservar a minha raça como vocês, mas reconheço que o povo portugues é um atraso de vida e é bastante inferior daí termos sempre mas sempre maus governos e sermos um desastre como país em tudo, em economia então nem se fala.


Se vocês fossem sérios admitiram isso, mas o vosso problema é que vivem num mundo cheio de ilusões em que os europeus são todos iguais, os portugueses são os maiores e a culpa nunca é dos portugueses, mas sim de umas 100 pessoas que estão no governo e na classe politica.


Por isso não venham dizer que a culpa de ficarmos pior seria de sairmos da UE. A culpa é de sermos um povo atrasado e bastante inferior a nivel europeu e que nem governar-se a si próprio sabe.
Com ou sem UE somos merda na mesma.
Ja outros paises sem UE vivem bem na mesma.

Como o anonymous disse, mais valia sermos espanhois, ao menos tinhamos melhor nivel de vida como a Galiza.

6 de setembro de 2006 às 22:58:00 WEST  
Blogger Vera said...

"Que eu saiba os paises Europeus sobreviveram centenas e centenas de anos sem UE.
Que eu saiba os melhores paises europeus hoje em dia sobreviveriam perfeitamente sem uma UE."

Não se trata de sobrevivência, trata-se de melhoria de qualidade de vida.


"Suiça também não precisa da UE para nada."

Tomara! Ficou com o ouro todo dos judeus na II Guerra Mundial. De onde achas que vem aquela riqueza toda? Assim também Portugal se safava. ALém de que nem se quer tÊm despesas com defesa, exército, etc.

"porque o seu povo é muito inferior ao povo europeu. Daí nunca aparecer governos capazes de levar isto para a frente e tomar decisões correctas. "

O tal "nível" do povo define-se pela educação e instrução. E se calhar nisso concordamos: a educação em Portugal não é nenhuma beleza.

DEpois, não é que não haja governos capazes de levar isto para a frente, mas sim governos e pessoas que NÃO TÊM interesse em levar isto para a frente.

Acho que para melhorar a situação do país, antes de tudo deveria-se fazer um relatório exaustivo, ver o que falha, detectar problemas por mais pequenos que sejam, e obter claramente um quadro com os valores da Balança de Pagamentos.
A partir da Balança dePagamentos dirigiam as verbas para o essencial (e não em venham dizer que economia e finanças é coisa de capitalistas que com esses argumentos já não posso), no nosso caso o essencial seria: a educação, a defesa e o turismo.

A culpa não é de um ou de outro, é de todos. Têm de haver iniciativa e planeamento por parte de um (ESTADO) e cumprimento por parte de outro (população). O que acontece é que o Estado cumpre mal a maioria das competência que lhe cabem e a população também se está pouco lixando para isso. O que pode alterar esta mentalidade? A educação! Porquê apostar na defesa? Naqueles aviõezinhos e submarinos e barcos que toda a gente manda bitaques por o governo ter comprar? Porque só faria bem à nossa economia!

É claro que a Alemanha, França, Bélgica, vivem bem...mas não vivem aidan melhor quando pertencem à UE?
A Noruega não entra para a UE por duas razões: petróleo o política agrícola.
Porque não pertencer a uma zona euroe e ter como moeda uma divisa internacional? Uma moeda poderosa? Porque não fazer trocas por toda a europa sem barreiras alfandegárias? Porque não juntar a Europa de maneira a formar uma grande potência?

Achas que se tanto fizesse a Alemanha, França, todas as potências europeias faziam parte da UE? Achas que andam ali por favor? A Holanda contribui mais para o orçamento comunitário do que recebe. Porque continua na UE? Se calhar tem muitas vantagens, não?

Outro grande objectivo europeu: a paz. A Alemanha encontra-se em melhor situação fazendo parte da ue. Existe mais segurança, maior poder de defesa para todos os Estados-Membros. Hoje em dia, chegaria mesmo a dizer que é preciso uma união europeia para vivermos melhor! Sem a UE não morreriamos, mas também não tínhamos o nível de vida que temos hoje. Não concordas? A Irlanda estava há 20 anos. Como é que evolui tanto? ^Será que te lembras? Fundos estruturais direccionados para a educação. Sem esses fundos, provavelmente, aidan estariam ao nosso nível e ao da Grécia.

Todos os países sobreviveram. Uns melhor outros pior. Portugal sobreviveria pior, então...será que não nos convém sobreviver melhor? Achas que é mau estarmos na UE? Prejudica-nos? ERa a essa questão que queria chegar

6 de setembro de 2006 às 23:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Vera falou bem, o problema está na educação. A Irlanda, a Espanha, a Grécia, eram tão ou mais atrasadas do que Portugal há trinta anos e, no entanto, agora já estão mais adiantadas.
Porquê?
Porque foram controladas por uma política de rigor, à europeia, ao passo que Portugal vivia nesse momento, e durante a década seguinte, sob os efeitos duma revolução política de Esquerda, que fez com que a disciplina se perdesse a todos os níveis, (re)instalando-se assim o laxismo tuga que já Eça tinha criticado no século XIX.

Não quer isto dizer que Portugal seja inferior aos outros países europeus, como diz o Sapre.
Um país inferior aos outros países europeus não teria conseguido ser independente dum colosso vizinho (Castela).
Um país inferior aos outros países europeus não teria construído um vasto império espalhado pelo planeta.
Um país inferior aos outros países europeus não teria mantido esse império até ao século XX, quando os outros países europeus já tinham perdido os seus impérios.

E, a uma escala menor, mais própria dos tempos modernos, é preciso ver que um país inferior aos outros países europeus não teria feito uma Expo 98, mais bem sucedida do que as suas congéneres espanhola e alemã.

7 de setembro de 2006 às 11:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Portugal não tem falta de gente com valor. O problema é que em Portugal quem tem valor parece que é perseguido, é lhes fechadas todas as portas. Isto porque somos governados por sujeitos inaptos e incapazes de pensar. Se um dia o cenário mudar talvez o nosso desenvolvimento chegue, ou até utrapasse esses paises. E que os nossos valorosos Portugueses não tenham que ir para fora para desmostrarem as suas verdadeiras capacidades. Desde que os inúteis deixem de mandar nos nossos destinos.

Visigodo

7 de setembro de 2006 às 13:56:00 WEST  
Blogger Vera said...

"Portugueses não tenham que ir para fora para desmostrarem as suas verdadeiras capacidades."

Grande verdade.

7 de setembro de 2006 às 14:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS CASTELHANOS SÃO SEM DÚVIDA UNS SANGUINÁRIOS, UNS ASASSINOS E UNS GRANDES FILHOS DA PUTA, ERA MATÁ-LOS A TODOS, A ESSES CORNOS.
MATARAM MILHARES DE GALEGOS, HÁ QUEM FALE EM 150 MIL DURANTE A GUERRA CIVIL E NOS RESTANTES ANOS, OCUPANDO ILEGALMENTE A NAÇÃO GALEGA COM O OBJECTIVO DE DESTRUIR E ACASTELHAR OS GALEGOS, O QUE SEM DÚVIDA NÃO CONSEGUIRAM.

SENDO ASSIM A GALIZA TEM O DIREITO Á INDEPENDENCIA POR SI SÓ, BEM COMO AS RESTANTES NACÕES PENINSULARES AINDA SOB O JUGO DE CASTELA.

CONTUDO NÃO VAMOS MISTURAR AS COISAS, E DIZER QUE A PARTE DE PORTUGAL DODOURO PARA CIMA SE VAI JUNTAR COM ELES, NEM PENSAR MEUS AMIGOS, NÃO SEJAM TOLINHOS.


NÓS PORTUGUESES, FALANTES DE PORTUGUÊS, ESSA LINGUA ABENÇOADA E QUE É A 5 MAIS FALADA DO MUNDO COM 250 MILHÕES DE FALANTES NATIVOS, TEMOS QUE NOS ORGULHAR DA NOSSA UNIDADE TERRITORIAL E NÃO ARRANJAR FALSAS QUESTÕES .

NÓS FELIZMENTE E GRAÇAS A DEUS E A CORAGEM DOS NOSSOS ANTEPASSADOS SEMPRE RESISTIMOS AO DOMÍNIO CASTELHANO E DE BRAGANÇA A VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO FALAMOS TODOS PORTUGUÊS.

ALÉM DO MAIS ESSE VOSSO PAÍS DO DOURO PARA CIMA APENAS PODE CONTAR COM ALGUNS HABITANTES DO DISTRITO DO PORTO, MAIS PROPRIAMENTE OS DO PORTO E QUE TAMBÉM SÃO PORTISTAS E PERTENÇEM AOS SUPER DRAGÕES, SENDO ESTA IDEIA IRRESPONSAVELMENTE ALIMENTADA E SUSCITADA POR ALGUNS DIRIGENTES DE FUTEBOL COMO O SR. PINTO DA COSTA, MAS PARA ISSO NÃO CONTEM COM TRÁS-OS-MONTES NEM COMO MINHO, E NÃO SE ESQUEÇAM QUE OS TRANSMONTANOS SÃO A TROPA DE ELITE DO PAIS, E EM TRÁS OS -MONTES HÁ UM GRANDE SENTIMENTO DE UNIDADE NACIONAL E DE LIGAÇÃO A LISBOA.

NÓS NÃO SOMOS ESSE FILHO DA PUTA DESSE PAIS DIVIDIDO QUE SE CHAMA ESPANHA ONDE SE FALAM CINCO LÍNGUAS E NINGUÉM SE ENTENDE.

O QUE NÓS TEMOS QUE FAZER É EXPLORAR E INCENTIVAR O SEPARATISMO ESPANHOL, DE MODO A DIVIDIR A ESPANHA EM CINCO ESTADOS, CATALUNHA, ARAGÃO, PAÍS BACO, GALIZA, CASTELA, ASTURLEÃO E CASTELA, E NESSE MOMENTO EMERGIREMOS COMO A GRANDE POTÊNCIA DA PENÍNSULA.

E ACREDITEM QUE ESTÁ PRÓXIMO, JOSEP LUIS ROVIRA , VICE-PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA CATALUNHA JÁ ANUNCIOU UM REFERENDO PARA A CATALUNHA PARA 2013, E DEPOIS SERÁ O CHAMADO EFEITO DOMINO VERIFICADO NA JUGOSLÁVIA.

A ESPANHA NÃO EXISTE, É APENAS UM EUFEMISMO QUE OS CASTELHANOS INVENTARAM PARA DESIGNAR CASTELA, E IMPOR O SEU DOMÍNIO SOBRE OS POVOS QUE HOJE SUBJUGA, POVOS ESTES QUE QUEREM SER LIVRES E RESPIRAR .

COM A INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO ABRIU-SE UM GRAVE PRECEDENTE AO NÍVEL DO DIREITO INTERNACIONAL, ABRIOU-SE A CAIXA DE PANDORA .

A ESPANHA MEUS AMIGOS, OU MELHOR CASTELA, VAMOS CHAMAR AS COSAS PELOS NOMES É UM PAÍS DE MARDA E A PRAZO, OS VENTOS DE LIBERDADE JÁ SOPRAM EM ESPANHA, E NÓS PORTUGUESE SÓ OS DEVEMOS IMPULSIONAR E FINANCIAR PARA ASSIM SERMOS A POTÊNCIA HEGEMÓNICA DA PENÍNSULA.

ABRAM OS OLHOS.

VIVA PORTUGAL!!!!

E VIVA OLIVENÇA PORTUGUESA.

VIVA A CATALUNHA INDEPENDENTE!!!!

VIVA O PAÍS BASCO INDEPENDENTE!!!!!
VIVA A GALIZA INDEPENDENTE!!!!

VIVA ARAGÃO INDEPENDENTE!!!!

VIVA O ESTADO ASTURLEAÕ INDEPENDENTE!!!

MORTE À ESPANHA,
E A ESSES FILHOS DA PUTA DOS CASTELHANOS E A TODOS OS IBÉRICOS.

4 de fevereiro de 2009 às 16:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Gostei dos seus comentários e pen so que interpreta racionalmente a questão e não há dúvida alguma que a espanha se desintegrará porque exerceu sempre um poder colonialista oprimindo todos os outros povos da peninsula e esse ódio ao colono só desaparecerá quando se libertarem do opressor.
Um bem-haja

25 de agosto de 2009 às 18:53:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home