domingo, outubro 31, 2004

REUNIÃO

Hoje à noite, é a passagem do ano no antigo ritual céltico... o Samhain ou Samonios, na Gália... em tempos pagãos, acreditava-se que os espíritos dos mortos vinham a este mundo, contactar com os seus descendentes...
Esta festividade é, ou foi até há poucos anos, a celebração mais importante do ano para os pastores da Serra da Estrela, que se reuniam nesta época para confraternizar e fazer festança das grandes, isto segundo o professor Adriano Vasco Rodrigues (in «Lusitânia - Mito e Realidade»).
Segundo o mesmo autor, os jovens de Longroiva, perto de um local onde teria sido o castro de Longóbriga, subiam, nesta altura do ano, a um monte íngreme, o Morro da Faia, levando consigo figos e uma cabaça de vinho ou de aguardente a lá de cima lançavam pedras, evocando um santo a cada lançamento e bebendo um trago de vinho em sua honra.
Estas pedras podem bem ser resquícios das cabeças de gado que outrora eram sacrificadas pelos Celtas em grandes hecatombes, pois que esta era a altura de abater todas as reses que não fossem necessárias à criação.