sábado, outubro 04, 2025

NEERLÂNDIA É MAIS UM DOS PAÍSES EUROPEUS A TER UM CENTRO DE DEPORTAÇÃO FORA DO SEU TERRITÓRIO

De acordo com um acordo alcançado à margem da Assembleia Geral da ONU, a Holanda estabeleceria um centro no país africano de Uganda para abrigar requerentes de asilo aguardando deportação.
Outros países europeus estão a acompanhar de perto como será isto implementado, pois também buscam esta opção. Apenas a Itália possui um programa semelhante, com a vila albanesa de Gjader a servir como centro de retorno italiano para requerentes de asilo rejeitados desde Abril. O Reino Unido tentou implementar um centro de deportação semelhante no Ruanda, chegando a aprovar uma lei que incluía várias salvaguardas depois de a Suprema Corte do país decidir que o Ruanda não era um país seguro, mas esse plano foi abandonado pelo novo governo trabalhista em 2024. 
Representantes do governo holandês e do Uganda assinaram um memorando de entendimento para fornecer acomodação temporária para requerentes de asilo de países africanos vizinhos que não podem ser deportados directamente para os seus países de origem.
“Precisamos de nos concentrar mais no que é viável do que no que não é”, disse o Ministro da Imigração holandês, David Van Weel, após reunião com o Ministro das Relações Exteriores de Uganda, Odongo Jeje Abubakhar.
O acampamento tem como objectivo “manter a imigração sob controle”, de acordo com o Welt, enquanto ambos os lados também enfatizaram que a instalação deve cumprir a legislação nacional, europeia e internacional.
A oposição holandesa já considerou a ideia inviável e também criticou o centro italiano por violações de direitos humanos.
O advogado especializado em imigração Michael Yap não está convencido de que o acordo firmado pela Holanda com o Uganda se concretizará. "Se já é difícil monitorizar o cumprimento dos acordos num país europeu como a Albânia, como lidará a Holanda com isso no Uganda?", questionou, segundo o portal de notícias holandês NU.
De acordo com as últimas pesquisas eleitorais na Holanda, o Partido para a Liberdade (PVV), anti-imigração e liderado por Geert Wilders, lidera as eleições do próximo mês. O PVV, vencedor das eleições de 2023, tinha formado uma coligação com outros partidos, mas esta desfez-se depois de os seus parceiros se recusarem a adoptar a postura linha-dura de Geert em relação à imigração.  
*
Fonte: 
https://rmx.news/article/netherlands-becomes-latest-european-nation-to-set-up-deportation-center-but-will-it-work/

* * *


Ruanda e Uganda parecem-me sobejamente melhores como destino de alógenos do que a Albânia ou qualquer ponto do território europeu... em todos os casos, de qualquer modo, está bem à vista que a imigração se tornou numa inegável iminvasão que só agrada às elites e é cada vez mais rejeitada pelos Povos.