sábado, agosto 14, 2021

AFEGANISTÃO - A PREVISÍVEL ASCENSÃO DOS TALIBÃS

Os Talibãs aproximam-se do controle total do Afeganistão - desde que foram instrumentalizados pelos EUA contra a URSS que nunca mais puderam ser batidos. Pode-se aqui dissertar sobre a resistência afegã a todos os impérios, mas não faltam países que, tarde ou cedo, dos impérios se libertem, aliás, a maior parte dos países europeus actualmente soberanos já esteve sob alguma tutela imperial. O caso do Afeganistão salienta outra coisa. Washington apoiou militarmente os mais fanáticos muçulmanos do país para deitar abaixo o domínio soviético porque os estrategas norte-americanos acharam talvez que o Islão radical era um mal menor contra o grande inimigo comunista... As elites ocidentais, laicas e humanistas, julgam mesmo que a Religião pode ser manipulada. Não pode. Quando a Religião está viva e activa, é a Religião que, ao fim ao cabo, fica sempre por cima, ou então não é religião - a Religião está, por definição, acima de tudo o resto, e, se não está, então já não é religião, apenas «cultura» ou hábito social.
As populações são naturalmente conservadoras - num país muçulmano, são, por isso mesmo, muçulmanas e receptivas ao radicalismo muçulmano, seja na Arábia Saudita, na Tunísia, no Irão (como se tem visto de 1979 até hoje...), no Paquistão ou, claro, no Afeganistão. Nem os Russos nem os Ianques poderiam debelar isto a menos que cometessem ali genocídio e substituição étnica, e uma coisa dessas já não se pode fazer assim à vista de toda a gente, só os mansos ocidentais é que vão estando distraídos diante de um truque desses, como o sapo que vai cozendo na panela até já não poder escapar...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os Patetas oligarcas ocidentais acreditavam(e ainda acreditam)em um sonho:
O sonho em que não havera nação,etnia,Cultura e tradição,todos serão " cidadãos do mundo" não haverá consciência,nem respeito próprio e a outrem,apenas competição feroz para saber quem vai trabalhar mais e consumir mais porcarias possível,uma massa amorfa e sem identidade,sem alma,e facilmente manipulada.
Em relação ao Afeganistão:
O Afeganistão é uma espécie de "corpo"
A elite Ocidental invade este " corpo"e introduz um vírus chamado progressismo,o povo afegão reage e os anticorpos chamados de "Talibã"
O talibã combate e expulsa o vírus

Fim

15 de agosto de 2021 às 05:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home