segunda-feira, novembro 11, 2019

ONU RECONHECE QUE IRÃO TEM PROGRAMA NUCLEAR

A Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA) detectou partículas de urânio de “origem antropogénica”, confirmando denúncias que são feitas há vários anos por Israel e pelos EUA, de que Teerão continua a desenvolver um programa nuclear, proibido pelo acordo nuclear celebrado em 2015.
A AEIA não identificou o local, mas Israel e os EUA dizem que o local se encontra nos arredores da capital iraniana, que, segundo o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, servirá de “armazém atómico secreto”.
Israel tem alegado junto da ONU que o material provém de um programa iraniano com objectivos militares, mas esta é a primeira vez que uma agência das Nações Unidas recolhe provas deste desrespeito pelos tratados internacionais por parte do Irão.
O Governo iraniano nega qualquer propósito militar e diz que o seu programa de enriquecimento de urânio tem fins pacíficos.
O relatório da agência nuclear das Nações Unidas também confirma que o Irão intensificou o programa de enriquecimento de urânio, tal como o Governo iraniano tinha anunciado, como forma de protesto contra as sanções económicas impostas pelos EUA.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em 2018 que os EUA abandonavam o acordo nuclear com o Irão e iniciou um duro plano de sanções, pelo desrespeito pelas regras do tratado por parte de Teerão.
Nos últimos meses, ocorreu uma escalada de tensão no Golfo, com ataques mútuos entre forças iranianas e as tropas norte-americanas na região, que foram reforçadas desde o início do ano com o envio de um porta-aviões.
*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/nacoes-unidas-reconhecem-pela-primeira-vez-provas-de-programa-nuclear-iraniano?fbclid=IwAR3oCf65tcqxtV8aDnIGixQ6WDp4CkDgzBgE8gh-n8X34CKieo-eYl_8gvM

* * *

Quem diria que, mais uma vez, os mais paranoicamente islamófobos ianques e judeus tinham afinal razão...

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Israel tem armas nucleares? EUA sei que tem.

11 de novembro de 2019 às 23:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, Israel tem armas nucleares desde há algumas décadas, talvez desde os anos setenta.

12 de novembro de 2019 às 21:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quem Invadiu a Palestina e Formou o "pais" Israelita?

14 de novembro de 2019 às 02:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quem tem mais direito ao território do que quaisquer ÁRABES palestinianos que lá vivam.

15 de novembro de 2019 às 23:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Falando em direitos. O Irão também tem o direito de ter armas nucleares. ;)

16 de novembro de 2019 às 22:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

os palestinos (antigos filisteus) estão com a razão, pois estavam lá muito antes de Israel.
Alfredo

16 de novembro de 2019 às 23:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os Palestinos actuais não são os antigos Filisteus. Os antigos Filisteus eram indo-europeus; os Palestinos actuais são semitas, mais concretamente árabes, logo, chegaram ao território muito depois dos Judeus e impuseram-se ali pela força. Têm tão pouco direito à Palestina como os Mouros tiveram à Hispânia.

18 de novembro de 2019 às 03:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto ao Irão, claro que não tem direito a possuir armas nucleares a partir do momento em que apoia desenvergonhadamente a Hezbollah e promete regularmente o fim do «Estado Sionista». Se em Marrocos houvesse um regime como o dos aiatolas, que dissesse que os Estados «cristãos» europeus da Ibéria haveriam de ser deitados abaixo e que andasse a apoiar terroristas muçulmanos contra Portugal e Espanha, eu também não acharia aceitável que esse país norte-africano adquirisse armas nucleares.

18 de novembro de 2019 às 03:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Nesse caso seria impensável os EUA terem armas nucleares, foram os únicos que utilizaram bombas nucleares contra civis. O Irão tem tanto direito como as outras nações. O que mantem a "paz" entre a Índia e o Paquistão? Os donos do mundo é que decidem quem pode ou não pode ter, santa paciência.

19 de novembro de 2019 às 02:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

Se o Paquistão não tivesse armas nucleares, o risco de guerra nuclear seria menor nessa região - e tal catástrofe já esteve mais de uma vez para acontecer - uma vez que quando era só a Índia a ter armas nucleares o Paquistão piava mais fino e não foi por isso que os Indianos invadiram o Paquistão. Quanto aos EUA, usaram as armas atómicas em caso de guerra, uma guerra em que os seus inimigos massacraram civis de outros Povos (até fizeram abjectas experiências científicas com alguns deles) e preparavam armas biológicas contra território norte-americano. Não há pois comparação possível, sequer de longe, entre os EUA e o Irão, que apoia abertamente uma organização terrorista e promete, regularmente, o fim de um Estado de direito democrático.

19 de novembro de 2019 às 20:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Depois falas tu, caturo, em teorias da conspiração.

21 de novembro de 2019 às 01:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

Teoria de conspiração onde? Tudo o que eu disse é factual, não depende de nenhuma alegada combinação de bastidores.

21 de novembro de 2019 às 04:03:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home