quarta-feira, julho 23, 2025

ESPANHA - ULTRA-DIREITA QUER REFERENDO SOBRE A IMIGRAÇÃO E A DEPORTAÇÃO

O partido político espanhol VOX lançou uma campanha nacional exigindo um referendo sobre a política de imigração, citando uma série de incidentes violentos envolvendo estrangeiros como evidência do que chama de um modelo de imigração "fracassado e suicida" imposto pelos principais partidos de Espanha.
O líder do partido, Santiago Abascal, declarou: “Deixem que perguntem nos bairros, nas cidades e na nação se querem imigrantes ilegais em Espanha”, ao pedir que os Espanhóis assinassem uma petição para um voto directo sobre deportações em massa e controles de imigração.
A campanha, promovida pelo site do partido, convoca os cidadãos a posicionarem-se: "Chega de deixar que decidam por vocês. Vocês querem imigrantes ilegais, criminosos, pessoas violentas e fundamentalistas nos vossos bairros?"
“Se vocês querem viver em paz no vosso bairro… Se vocês não querem que as vossas famílias paguem as consequências da imigração ilegal e desajustada… Se vocês não querem viver com medo daqueles que querem impor as suas leis… Assinem aqui!”, acrescenta.
A demanda ocorre a meio de uma série de incidentes violentos de grande repercussão em Espanha nos últimos dias, alimentando a indignação pública e um novo escrutínio da política de imigração.
Em Torre Pacheco, Múrcia, vários espanhóis — incluindo um polícia local — ficaram feridos na segunda noite consecutiva de tumultos supostamente provocados por imigrantes norte-africanos. Os distúrbios ocorreram após o espancamento brutal de um idoso chamado Domingo, supostamente por um imigrante marroquino ilegal, no que algumas testemunhas descreveram como parte de um suposto "desafio". Os protestos nos bairros explodiram em violência envolvendo arremesso de pedras, facas e danos materiais.
Em Benamargosa, Málaga, o dono de um quiosque apresentou uma queixa após ser ameaçado com uma faca por um morador do norte de África, após um acto anterior de vandalismo contra o veículo do homem. O suspeito teria acusado o dono do quiosque de racismo.
Em Lérida, moradores convocaram uma manifestação para 17 de Julho para protestar contra o aumento da violência sexual em espaços públicos. O protesto ocorreu após a agressão sexual de uma mulher de 20 anos por um homem marroquino em piscina pública no bairro de Balàfia. O agressor foi preso após supostamente resistir à polícia.
No distrito de Montecarmelo, em Madrid, um entregador colombiano de 27 anos da Amazon foi preso e levado ao tribunal após supostamente agredir sexualmente duas meninas, de quatro e oito anos, num elevador durante uma rota de entrega.
Estes incidentes, segundo o VOX, reflectem um colapso mais amplo da segurança pública e da coesão social causado por anos de imigração descontrolada. Abascal culpou directamente o establishment político dominante em Espanha — o governo socialista liderado por Pedro Sánchez e a oposição de centro-direita do Partido Popular — pela implementação de políticas migratórias apoiadas por Bruxelas, que, segundo ele, levaram à "degradação dos nossos bairros, ao colapso dos nossos serviços sociais e ao medo nas nossas ruas".
A ligação entre a imigração em massa e o aumento da criminalidade é indiscutível.
Dados do governo divulgados em Fevereiro revelaram um aumento drástico nos crimes a envolver estrangeiros. Entre 2013 e 2023, os homicídios envolvendo suspeitos estrangeiros aumentaram 69%, em comparação com um aumento geral de 28%. Na Catalunha, os estrangeiros representam mais de 50% da população carcerária e 91% dos condenados por estupro.
Uma pesquisa recente da Sigma Dos, publicada no El Mundo, revelou que 70% dos Espanhóis apoiam a proposta do VOX de deportar todos os imigrantes ilegais. A política conquistou apoio maioritário entre os eleitores do Partido Socialista (57%), com 92% de apoio entre os eleitores do PP.
Apesar da crescente pressão pública, o governo Sánchez mantém a sua actual abordagem migratória. Dados divulgados no início deste mês mostraram que o número de imigrantes na Espanha com autorização de reunificação familiar aumentou mais de 650% em cinco anos — de 43848 em Março de 2020 para 328841 em Março de 2025.
*
Fonte: https://rmx.news/article/vox-demands-national-referendum-on-immigration-amid-surge-in-migrant-linked-violence/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Vox já está com 18% de intenções de voto

23 de julho de 2025 às 23:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home