segunda-feira, fevereiro 24, 2025

MANIFESTAÇÕES EUROPEIAS DE APOIO À UCRÂNIA, NAÇÃO DA EUROPA LIVRE CONTRA UM IMPÉRIO EURO-ASIÁTICO

Foram muitos os ucranianos que este domingo saíram às ruas de várias cidades nacionais para pedir o fim da guerra. Os manifestantes criticaram Vladimir Putin e lançaram críticas à mudança de posição dos Estados Unidos.
Os desfiles pela paz decorreram na cidades de Lisboa, Porto, Faro, Águeda, Albufeira, Santarém, Viseu e Funchal. mas também um pouco por toda a Europa.
Em Lisboa (Portugal), centenas de ucranianos e alguns políticos e representantes do município uniram-se esta tarde exibindo cartazes a pedir o fim da guerra e a criticar a actual posição dos Estados Unidos da América (EUA).
Em Coimbra, Olga Filipova, da organização, sublinha a necessidade de não normalizar a guerra.
Assinalaram-se, hoje, três anos sobre a invasão russa.
*
Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/pais/cidades-portuguesas-acolhem-manifestacoes-de-ucranianos-a-pedir-paz_a1636415   (texto da notícia a itálico, actualização feita no blogue; artigo redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido no blogue à luz da ortografia portuguesa).

* *

(...)
As concentrações decorreram também no Porto, Coimbra, Faro, Águeda, Albufeira, Santarém, Viseu e Funchal sob o lema "11 anos, Ucrânia defende a Europa!" - numa referência aos acontecimentos em 2014 que resultaram na anexação da Crimeia pela Rússia e na guerra separatista no Donbass - e fizeram parte de uma acção global da diáspora ucraniana.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2025/02/23/mundo/noticia/ucranianos-manifestamse-lisboa-paz-criticas-trump-2123604