segunda-feira, dezembro 16, 2024

SÍRIA - CURDOS APELAM AO AUXÍLIO ISRAELITA

O sistema de defesa israelita está a avaliar pedidos de assistência da minoria curda da Síria, que está sob ataque de grupos islâmicos apoiados pela Turquia. Os apelos por ajuda chegaram às autoridades israelitas nos últimos dias após o avanço desses grupos e sua captura bem-sucedida de territórios controlados pelos Curdos.
Israel e as forças curdas mantêm um diálogo contínuo, que se fortaleceu significativamente após a queda do regime de Assad.
O dilema israelita decorre em parte do impacto potencial que tal intervenção poderia ter nas relações com a Turquia de Erdogan, bem como da posição americana, que favorece a interrupção da luta por meios diplomáticos. O Ministro das Relações Exteriores Gideon Sa'ar liderou o discurso diplomático apoiando os Curdos e Drusos na Síria, levantando a questão em reuniões com os seus colegas europeus e o Secretário de Estado dos EUA Antony Blinken.
Os seus apelos a Israel também chegaram a Israel Hayom: "Vocês controlam os céus, vocês não hesitaram em tomar a grande montanha (Hermon sírio). Toda a gente tem medo de vocês, incluindo al-Julani (líder do grupo rebelde que derrubou o regime de Assad). A Turquia está contra vocês, e nós estamos com vocês. Vocês devem ajudar-nos, para vosso próprio interesse", diz A. Awak, um dos comandantes das Forças Democráticas Sírias (SDF) no sector sudeste da região autónoma síria, em conversa fragmentada na fronteira Síria-Iraque. "Os Turcos estão determinados a explorar o sucesso de Hayat Tahrir al-Sham e conquistar toda a Síria para torná-la seu Estado cliente", acrescenta. "Só nós podemos evitar isso, mas precisamos de ajuda externa do Ocidente, especialmente de vocês, porque agora todos vos temem. Não está longe o dia em que esses grupos islâmicos se voltarão contra vocês também."
"Esta é uma oportunidade histórica que Israel deve aproveitar", diz a Professora Ofra Bengio, uma das maiores especialistas do mundo em assuntos curdos. "Israel deve ajudar a minoria curda na Síria para que ela possa manter a sua autonomia no nordeste do país." Durante a guerra civil da Síria, os Curdos, uma minoria pró-Ocidente e pró-Israel, conseguiram estabelecer o controle sobre um quarto do território do país – uma área maior do que a maioria dos outros grupos de oposição. A região curda na Síria, que faz fronteira com o Iraque a leste, também serve como protecção contra grupos pró-iranianos que operam no sul do Iraque e que lançam drones e mísseis em direcção a Israel.
O interesse turco torna-se aparente quando a queda do regime de Assad para milícias do noroeste da Síria nos últimos dez dias levantou preocupações imediatas entre os Curdos. Embora isso marque a queda de um dos seus inimigos, há temores crescentes de que milícias apoiadas pela Turquia se voltem contra eles - um medo que já começou a materializar-se.
Os grupos islâmicos capturaram a cidade provincial de Manbij, perto da fronteira turca, das forças curdas, com os combates a parar só após a intervenção americana - embora tenham continuado em outras frentes. Nos últimos dias, eles também capturaram a cidade de Deir ez-Zor, no leste da Síria, incluindo o seu aeroporto estratégico, bem como a cidade de Al-Bukamal, na fronteira com o Iraque. Os Curdos recuaram através do Rio Eufrates, mas temem ataques contínuos com apoio turco.
Uma fonte diplomática israelita diz que o envolvimento israelita agora, mesmo nos bastidores, tem mais vantagens do que desvantagens: "Está claro para nós também que a moderação demonstrada pelos chefes do quartel-general rebelde islâmico na Síria é para fins de relações públicas e, quando puderem, voltar-se-ão contra Israel. Os Curdos são aliados que nos ajudaram de várias maneiras.No entanto, enfatiza, "O quadro é complexo, e não podemos agir sem o consentimento americano. Há uma hipótese de que os americanos não fiquem muito irritados se atacarmos alvos independentemente no sul, longe da Turquia, sem assumir a responsabilidade."
*
Fonte: https://www.israelhayom.com/2024/12/12/everyone-fears-you-kurdish-forces-plead-for-israeli-military-aid/

* * *

Pode ser que seja desta que Israel ajuda os Curdos a obterem finalmente o seu Estado soberano...




4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

EPA lá se vai um dos ridículos argumentos para justificar a extinção dos europeus, a de que os africanos foram o berço da humanidade e por isso tem de entrar cá

https://www.earth.com/news/fossil-discovery-anadoluvius-turkae-suggests-humans-originated-in-europe-not-africa/

16 de dezembro de 2024 às 11:13:00 WET  
Blogger Lol said...

os judeus apoiam o isis pros muslos terem medo de si proprios e se jogarem na boca do dragao woke ocidental

17 de dezembro de 2024 às 00:40:00 WET  
Blogger Lol said...

mas eurasianos sao mutantes mais evoluidos boreanos os niggas sao a forma arcaica da humanidade o elo com os bichos

17 de dezembro de 2024 às 00:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

«apoiam o isis pros muslos terem medo de si proprios»

Também foram os Ianques que inventaram a guerra santa, incluindo a campanha muçulmana de há mil e tal anos contra a Índia?...

18 de dezembro de 2024 às 13:23:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home