quarta-feira, abril 24, 2024

REINO UNIDO - APROVADA LEGISLAÇÃO PARA DEPORTAR IMIGRANTES PARA O RUANDA

A legislação para facilitar a deportação de imigrantes ilegais para o Ruanda foi finalmente aprovada pelo parlamento do Reino Unido nas primeiras horas da noite de Martes, após várias horas de debate e pingue-pongue parlamentar.
O projecto de lei sobre a segurança do Ruanda foi adoptado pela Câmara dos Comuns com 312 votos a favor e 237 contra, depois de a Câmara dos Lordes ter esgotado as suas tentativas de rever a legislação - uma medida que poderá levar à partida de voos de deportação para o Ruanda nas próximas semanas.
O projecto de lei foi suspenso durante várias semanas pela Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento do Reino Unido, e foi necessário ignorar as preocupações do Supremo Tribunal do Reino Unido, cuja decisão em Novembro do ano passado declarou o esquema ilegal devido ao Ruanda ser inseguro para efeitos de deportação de imigrantes.
O governo conservador saudou a aprovação do projecto de lei como uma vitória, apesar de vários conservadores proeminentes permanecerem cépticos quanto à sua eficácia no combate à actual crise de imigração ilegal na costa sul de Inglaterra.
Os parlamentares foram ordenados pelo primeiro-ministro Rishi Sunak a “sentar-se lá esta noite e votar, não importa quão tarde seja”, enquanto o projecto de lei viajava entre as câmaras legislativas da Grã-Bretanha antes de finalmente ser aprovado pouco depois da meia-noite.
O ministro do Interior, James Cleverly, saudou a sua morte como um “momento marcante no nosso plano para acabar com os postos”, alegando que “impedirá que as pessoas abusem da lei usando falsas reivindicações de direitos humanos para bloquear remoções”, ao mesmo tempo que dará ao governo o poder de “rejeitar medidas provisórias de bloqueio impostas pelos tribunais europeus.”
No entanto, vários conservadores proeminentes, incluindo a ex-secretária do Interior, Suella Braverman, e o ex-ministro da Imigração, Robert Jenrick, acreditam que o projecto de lei não vai suficientemente longe para combater a imigração ilegal generalizada.
Espera-se que o projecto receba aprovação real na Martes – o último obstáculo administrativo para se tornar lei na Grã-Bretanha.
No entanto, poucas horas depois da vitória do primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, os barcos continuaram a chegar vindos da Europa continental, enquanto dezenas de imigrantes ilegais aproveitavam a oportunidade para chegar à Grã-Bretanha.
Tragicamente, nem todos conseguiram, com relatos na manhã de Martes de que cinco pessoas morreram num barco superlotado que tentava transportar 117 pessoas através do Canal da Mancha.
Os mortos incluíam uma menina de sete anos, uma mulher e três homens adultos.
*
Fonte: https://rmx.news/migrant-crisis/deportations-of-illegal-migrants-to-rwanda-have-lift-off-after-uk-parliament-finally-approves-latest-bill/

* * *

Uma vitória da Democracia, pelo menos até ver, pois que o partido Conservador sabe muito bem que, sem o apoio do eleitorado contrário à imigração, perde as eleições... uma e outra vez, a Democracia é aliada natural do Nacionalismo...