quarta-feira, outubro 14, 2020

CENTENAS DE MILITANTES SÍRIOS AVANÇAM A SOLDO DA TURQUIA PARA NAGORNO-KARABAKH

Turquia enviou centenas de militantes sírios para Nagorno-Karabakh, segundo revelam fontes do The Wall Street Journal.

Ancara também organizou exercícios militares no Azerbaijão e forneceu drones de ataque a Baku, aponta edição. Centenas de militantes sírios ligados à Turquia foram enviados à região de Nagorno-Karabakh.

"Centenas de militantes sírios aliados à Turquia juntaram-se ao conflito entre o Azerbaijão e a Arménia por causa da região de Nagorno-Karabakh, e outros tantos estão a ser preparados para ser enviados", informaram ao jornal duas fontes relacionadas à transferência de militantes.

De acordo com um dos interlocutores do WSJ, grupos de 100 militantes têm sido transferidos para a região em conflito. Outro sírio associado aos rebeldes confirmou que centenas de pessoas foram para a região, no entanto "dezenas já voltaram, alarmados [com] combates violentos".

Segundo relata um dos militantes, os mercenários recebem até US$2.000 por mês. Outro disse que "as baixas entre os combatentes sírios aumentam rapidamente" e "cerca de 200 [sírios] pediram para ser retirados".

Nagorno-Karabakh encontra-se mergulhada em intenso conflito desde o final do mês passado, com Arménia e Azerbaijão trocando acusações da responsabilidade pela nova escalada de violência na região, alvo de disputas desde que a república autónoma decidiu separar-se da então República Socialista Soviética do Azerbaijão, há 32 anos.

*

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2020101416223072-centenas-de-militantes-sirios-ligados-a-turquia-sao-enviados-a-nagorno-karabakh-revela-jornal/

* * *

Sintomático - a Turquia, que tem tido confrontos militares com o Estado laico sírio, dispõe, por outro lado, de aliados sírios, ou seja, islamistas, o que já mostra o poder turco de mobilização internacional em prol de poderes muçulmanos - um caminho para o novo califado, bem mais poderoso e perigoso que o actual Daesh. A Europa pode e deve, mais do que nunca, apoiar a sua parente Arménia, não apenas para não deixar que o poder turco-islamita marque pontos e ganhe terreno, mas sobretudo para fortalecer, na zona, um aliado natural dos Europeus.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estes não querem perder terra.
E a Suécia queria dar um grande terreno aos refugiados e fazer um pais indepente lá.

15 de outubro de 2020 às 19:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home