quarta-feira, maio 20, 2020

TRUMP VOLTA A DENUNCIAR O PROCEDIMENTO DESONESTO DA OMS E AMEAÇA RETIRAR OS EUA DESSA ORGANIZAÇÃO

Presidente americano acusa OMS de cometer erros no início da pandemia da COVID-19 e ameaça sair da organização caso essa não passe por reforma em 30 dias.
Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que o seu governo conduziu uma investigação sobre o trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao início da pandemia do coronavírus, no final de 2019.
De acordo com Trump, a investigação apontou erros que a OMS teria cometido, afirmando que a organização teria trabalhado a favor da China: "A Organização Mundial da Saúde ignorou sistematicamente relatórios confiáveis sobre a propagação do vírus em Wuhan no início de Dezembro de 2019 ou até mais cedo, incluindo reportes do jornal médico Lancet", afirmou o presidente em carta direccionada ao director-geral da OMS, Dr. Tedros Ghebreyesus, e publicada no seu Twitter: "É evidente que as repetidas falhas da sua parte e da sua organização em responder à pandemia têm sido extremamente caras para o mundo", escreveu Trump.
A organização foi acusada de saber que havia uma situação preocupante "de saúde pública" em Wuhan e não avisar o mundo.
Da mesma forma, a China também teria errado ao não reportar ao mundo sobre o início da propagação do SARS-CoV-2 a tempo, segundo Trump.
Sendo assim, a "falha em pressionar a China" para receber agentes de saúde da OMS de "forma oportuna" por parte da organização também foi objecto de crítica pela autoridade americana: "O senhor deu os parabéns às restrições de viagens internas na China, mas inexplicavelmente foi contra o facto de eu fechar as fronteiras dos EUA, ou a proibição de entrada de pessoas vindas da China", acrescentou Trump.
Ultimato
Na carta de quatro páginas, além de apontar supostos erros da OMS e voltar a incriminar a China no contexto da pandemia, Trump expressou a possibilidade de seu país abandonar a OMS: «A minha administração já discutiu consigo como reformar a organização. Porém, é necessária uma acção rápida [...] Por isso, é meu dever como presidente dos EUA informá-lo de que, se a OMS não realizar melhorias substanciais nos próximos 30 dias, eu tornarei permanente o meu congelamento do financiamento dos EUA à OMS e reconsiderarei a nossa filiação na organização", afirmou.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020051915595306-trump-da-ultimato-a-oms-apos-divulgar-lista-de-erros-da-organizacao-no-inicio-da-pandemia/


* * *

Em cheio. Independentemente das suas falhas e erros, e dos da sua trupe, que não são poucos, continua a constituir um dos melhores governantes do Ocidente contemporâneo; não admira que tanta escumalha o odeie - o ódio dessa espécie de «gente», que se «indigna» como se infra-humanos da sua laia tivessem alguma dignidade, é quase sempre bom sinal quanto à qualidade daquilo ou daqueles que odeiam, um bom sinal de facto...