domingo, janeiro 21, 2018

INSCRIÇÕES RÚNICAS DO SÉCULO XIV DESCOBERTAS NA NORUEGA TÊM MENSAGENS ERÓTICAS E AMOROSAS

De um lado «Por favor, ama-me». Do outro, contagem de carga.


Muitas das 700 inscrições rúnicas mantidas no acervo do Museu da Universidade de Bergen, cidade portuária no oeste da Noruega, provam que o apetite sexual aguçado de rapazes nada mudou desde a Idade Média. Entalhadas em bastonetes de madeira durante o século XIV, exibem mensagens que exibem uma boa dose de "energia erótica" por parte dos autores.
Uma das mais emblemáticas tem até uma certa verve poética. Diz o seguinte: "Eu amo tanto a esposa daquele homem que o fogo me parece frio! E eu sou o amante daquela mulher". 
Naquela época, Bergen era um importante entreposto da Liga Hanseática, confederação de mercadores que dominava o comércio da região entre os séculos XII e XV.
A cidade, que tinha cerca de 7 mil habitantes, fervilhava de homens jovens à procura de trabalho — já o contingente de moças solteiras era bem mais escasso. Outra inscrição de cunho "picante" parece contar um segredo bem guardado, ou então exaltar um feito sexual. "O ferreiro dormiu com Vigdis do povo Sneldebein", lê-se no pedaço de madeira de 24 centímetros.
Mas o rico acervo do Museu da Universidade de Bergen não evidencia apenas o interesse atemporal dos rapazes por sexo - é também uma evidência de que as runas não morreram com o fim da Era Viking. Os especialistas pensavam que a introdução do Cristianismo na Escandinávia, na metade do século XI, teria marcado o fim do alfabeto nórdico antigo.
As runas de Bergen indicam que a escrita por meio de runas continuou a ser utilizada durante a Idade Média. Boa parte da população era iletrada na língua latina, restrita ao clero e à nobreza, e encontrava nos símbolos antigos uma ferramenta para se expressar. Tanto que as inscrições não falam só de «malandrice»: há exemplos de mensagens mais românticas. Uma delas diz: "Minha querida, beija-me"; outra, curiosamente, traz o pedido "por favor, ama-me" de um lado e, no outro, o registo de uma contagem de sacos ou barris a ser colocados ou retirados de navios mercantes. Enquanto trabalhavam no porto, aqueles escandinavos medievais também pensavam no amor.
*
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/01/runas-medievais-com-mensagem-erotica-sao-descobertas-na-noruega.html