terça-feira, julho 03, 2012

NA ZONA MAIS AFRICANIZADA DO PAÍS - BAIRRO AMOTINADO ATACA FORÇAS DA AUTORIDADE

Uma festa no Bairro 6 de Maio, na Venda Nova, Amadora, terminou ontem de manhã numa batalha campal, com confrontos entre a PSP e moradores. Um casal foi ferido à facada e a Polícia teve de disparar tiros de intimidação para travar a chuva de pedras e paus com que foi recebida.
A PSP da Venda Nova foi alertada pelas 06h45. "Havia uma festa, habitual aos fins-de-semana no Bairro 6 de Maio, eque terminou em confrontos dentro e fora do bairro", disse ao CM fonte policial. "Havia a notícia de que um homem e uma mulher tinham sido golpeados com um x-acto", acrescentou.
Duas patrulhas da esquadra da Venda Nova avançaram para o bairro e, à chegada, os agentes foram alvo de uma chuva de pedras e paus. A necessidade de chamar reforços foi imediata, tendo sido mobilizada uma Equipa de Intervenção Rápida da PSP da Amadora.
Nem com mais reforços a situação estabilizou, o que obrigou a Polícia a efectuar vários disparos de shotgun para o ar, para acalmar os ânimos. Os dois feridos já tinham, entretanto, sido transportados ao Hospital Amadora-Sintra, de onde tiveram alta a meio da tarde de ontem. A PSP não efectuou detenções ou identificações.

Ah, o calor humano africano a mostrar aos insípidos e frios europeus como se faz uma festa de arromba...


34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o artigo, que colocaste sobre a independência da Catalunha
( sondagem) desapareceu?
e já agora, que pensas disso? terá semelhanças com a região dos Açores e da Madeira?

3 de julho de 2012 às 23:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://gladio.blogspot.pt/2012/06/pela-primeira-vez-no-pais-irmao.html

Não tem nada a ver com Açores e Madeira. A Catalunha é uma nação, Açores e Madeira são regiões.

3 de julho de 2012 às 23:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Açores e Madeira são regiões mas, tal como a Catalunha e o País Basco, a Galécia também é uma Nação...!

4 de julho de 2012 às 00:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Galiza é uma nação e Portugal também. Podem até ser a mesma...

4 de julho de 2012 às 00:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não são.

4 de julho de 2012 às 03:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

com aquele sub-cortex do paleolitico sub-medio nem precisa se esforçar muito..jeje

4 de julho de 2012 às 04:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não tem nada a ver com Açores e Madeira. A Catalunha é uma nação, Açores e Madeira são regiões.

alem disso a historia da catalunha é muito mais antiga..madeira e açores só começaram a existir com os colonos tugas..

4 de julho de 2012 às 05:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Galiza é uma nação e Portugal também. Podem até ser a mesma...

galaicos e conios são a mesma coisa?..putz

4 de julho de 2012 às 05:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o unico problema de dar soberania ao sul da iberia é que ficaria mais facil de ser atacada pelo lado sul das colunas de hercules, tal como as taifas, mas isso poderia ser resolvido com colaboração militar tipo uma aliança a la otan, só que regional..

4 de julho de 2012 às 05:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e uma vez na iberia do sul é facil atacar o resto da peninsula..daí a necessidade de estreitamento de laços militares com o sul mesmo em caso de soberania politica..uma aliança militar boa pra ambos os lados..

4 de julho de 2012 às 05:05:00 WEST  
Anonymous Observador Atento said...

Caturo, qual a tua opinião acerca de uma eventual independência dos Açores e da Madeira?
Será viável? Tem sustentação lógica? Gostaria de saber o que pensas disto.
Os casos da Catalunha, Galiza e mais ainda, do País Basco são exemplos próximos.
Até já se falou também, de uma separação das Canárias.
E é assim: é evidente que tanto açoreanos como madeirenses são portugueses legítimos, mas a História dá as suas voltas: os bostonianos que se disfarçaram de índios para deitar o chá ao mar, por causa da alegada injustiça fiscal britânica, não eram, também eles, britânicos?...
Estas situações não irão abrir um precedente complexo no xadrez europeu, e criar uma espécie de "balcanização"?
Deixo a bola contigo!
Saúde...

4 de julho de 2012 às 09:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Estas situações não irão abrir um precedente complexo no xadrez europeu, e criar uma espécie de "balcanização"?»

Não creio. Há uma distância quilométrica, literalmente falando, entre uma região de um país e uma colónia a milhares de quilómetros de distância, sujeita a diversas outras influências étnicas e culturais. Quanto ao resto, é sempre preciso ter em mente a incontornável diferença entre ter ou não uma língua nacional. E nem a Madeira nem os Açores falam um idioma que não o Português.

4 de julho de 2012 às 17:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não são.»

É discutível. Podem ser.

4 de julho de 2012 às 17:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«galaicos e conios são a mesma coisa?..»

Mas quais Cónios? Onde estão eles? Não digam asneiras.
De resto, Celtas estiveram em toda a faixa ocidental ibérica, da Corunha a Lagos.

4 de julho de 2012 às 17:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«dar soberania ao sul da iberia»

Mas qual dar soberania ao sul da Ibéria, caralho. Não há rigorosamente nada que o justifique fora das lérias autistas de quem não percebe corno de identidades.

4 de julho de 2012 às 17:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E nem a Madeira nem os Açores falam um idioma que não o Português.

4 de Julho de 2012 17:06:00 WEST

a suiça alemã e austria falam alemão e não são alemanha..

4 de julho de 2012 às 18:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas quais Cónios? Onde estão eles? Não digam asneiras.
De resto, Celtas estiveram em toda a faixa ocidental ibérica, da Corunha a Lagos.

4 de Julho de 2012 17:09:00 WEST

o idioma lusitani parece mais com o euskadi que com o celta..

4 de julho de 2012 às 18:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas qual dar soberania ao sul da Ibéria, caralho. Não há rigorosamente nada que o justifique fora das lérias autistas de quem não percebe corno de identidades.

cara, isso é só uma discussão sobre a identidade dos sul-ibericos, norte-ibericos, noroeste-ibericos, sudoeste-ibericos e cia..nem todo mundo se encaixa no rótulo "oestreminis", até por que os gregos nem deviam conhecer direito essas bandas tal como os posteriores romanos..

4 de julho de 2012 às 18:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É discutível. Podem ser."

Uma Nação é, e portanto não é uma mera hipótese.

4 de julho de 2012 às 19:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Uma Nação é, e portanto não é uma mera hipótese.»

Uma Nação não é uma hipótese. Pode é haver hipóteses sobre a natureza da Nação.

5 de julho de 2012 às 14:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«..nem todo mundo se encaixa no rótulo "oestreminis",»

Nem eu falei em Oestreminis, mas essa é mais uma da qual nem me estava a lembrar, obrigado. De resto, é claro que nem toda a gente pode ser rotulada como Oestreminis, na Galécia também havia diferenças entre Celtas...


«até por que os gregos nem deviam conhecer direito essas bandas tal como os posteriores romanos.. »

Pois não. Curiosamente, a Lusitânia «romana» também chegou a estar unida...

5 de julho de 2012 às 15:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«o idioma lusitani parece mais com o euskadi que com o celta..»

Completamente ao contrário. O Euskadi nem sequer é indo-europeu. Não há nada em comum entre este idioma e o Lusitano. O Lusitano é, ou céltico (arcaico) ou indo-europeu pré-celta.

5 de julho de 2012 às 15:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Uma Nação não é uma hipótese. Pode é haver hipóteses sobre a natureza da Nação."

Pois não é, e é por isso que não há hipótese nenhuma da Galiza fazer parte da Nação portuguesa. Não há hipóteses nenhumas sobre a natureza da Nação; a Nação é o povo e o território que este ocupa, ora os galegos não são portugueses e Portugal não lhes pertencem, logo não fazem parte da Nação portuguesa. E está tudo dito.

5 de julho de 2012 às 16:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, não está tudo dito. Aliás, não está nada dito - nesse comentário há apenas confusão e erro.
Na verdade, a Nação é Povo - sangue e língua. Ora sendo os Galegos e os Portugueses gente em tudo análoga, e falando até a mesma língua, pode-se, e deve-se, considerar seriamente a hipótese de a Galiza e Portugal constituírem mesmo uma só Nação. Por isso, sim, há mesmo hipótese de a Galiza fazer parte da mesma Nação que Portugal. E agora sim, é que foi dita alguma coisa de jeito.

5 de julho de 2012 às 18:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"«o idioma lusitani parece mais com o euskadi que com o celta..»

Completamente ao contrário. O Euskadi nem sequer é indo-europeu."

sim, e daí?




"Não há nada em comum entre este idioma e o Lusitano. O Lusitano é, ou céltico (arcaico) ou indo-europeu pré-celta."

não é isso que se viu naquela reconstituição da língua lusitana que fez aquele grupo, o acel-trebopala, ou lá o que é...

a língua lusitana, parece realmente do mesmo ramo do Euskadi, misturado com palavras indo-europeias.
parece uma transição.

5 de julho de 2012 às 20:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Mas quais Cónios? Onde estão eles? Não digam asneiras.
De resto, Celtas estiveram em toda a faixa ocidental ibérica, da Corunha a Lagos."


que estiveram celtas em Lagos, tal como em toda a ibéria, isso toda a gente sabe. até na Turquia (Galácia) eles estiveram.

já que o Algarve fosse uma zona celta, já é outra coisa bem diferente.

5 de julho de 2012 às 20:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Mas quais Cónios? Onde estão eles? Não digam asneiras."


tens razão, eles de facto, já eram poucos e foram depois romanizados (mais que o Centro ou o Norte) e posteriormente mourarizados, mais as influências que receberam com a re-conquista...

por falar nisso, será que o Caturo sabe dizer quais é que eram os "deuses" pré-romanos da zona Algarvia?
duvido muito que ele saiba.

a propósito, os cónios podiam ser parentes próximos dos turdetanos ou mesmo um ramo destes...

5 de julho de 2012 às 20:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Açores e Madeira são regiões mas, tal como a Catalunha e o País Basco, a Galécia também é uma Nação...!"


concordo.

5 de julho de 2012 às 20:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«já que o Algarve fosse uma zona celta, já é outra coisa bem diferente»

Pelo menos aparece incluído na zona céltica em diversos mapas da Europa céltica.

5 de julho de 2012 às 21:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«não é isso que se viu naquela reconstituição da língua lusitana que fez aquele grupo, o acel-trebopala,»

Mas qual reconstituição, esses gajos inventam a torto e a direito. Textos inteiros escritos em «Lusitano», quando as palavras conhecidas da língua lusitânica são tão poucas? Uma coisa é uma tentativa de reconstrução honesta e dada como tentativa, outra, bem diferente, é achar que essa tentativa de recontrução corresponde à verdadeira língua lusitana de há mais de dois mil anos. Quem quer saber o que era de facto o Lusitano não vai atrás dos futebóis do ACEL e do Ampilua, vai é ler o que dizem os especialistas como Untermann, Tovar e outros.

5 de julho de 2012 às 21:48:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Pronto, lá voltamos aos devaneios galinaicos à la ex-ariano...

Pensava que esta fase já estava ultrapassada!....

6 de julho de 2012 às 01:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, lá voltamos aos devaneios galinaicos à la ex-ariano...

Pensava que esta fase já estava ultrapassada!....

de certa forma a iberia ja chegou a um nivel tão critico de terceiro-mundização que de pouco adianta discutir kalaikoi ou lusitani, pois nas proximas decadas se nada for feito ambos terão sumido do mapa absorvidos pelo lixo..

6 de julho de 2012 às 11:27:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Caps Loucão disse...
«de certa forma a iberia ja chegou a um nivel tão critico de terceiro-mundização que de pouco adianta discutir kalaikoi ou lusitani, pois nas proximas decadas se nada for feito ambos terão sumido do mapa absorvidos pelo lixo..»

Por isso mesmo é que eu digo sempre que, mesmo que essas diferenças existissem (note-se que NÃO EXISTEM), elas seriam sempre secundárias face aos verdadeiros problemas maiores que temos para enfrentar.

7 de julho de 2012 às 02:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sim, e ainda sobre o outro topico..o celsote vai dizer que a base material natural é apenas um reflexo da base imaterial que tudo rege, mas aí já é uma questão pessoal de cada qual, o que não altera as demais constantes..

7 de julho de 2012 às 20:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home