segunda-feira, setembro 29, 2008

O RACISMO NA AUSTRÁLIA

De acordo com um estudo que demorou dez anos a fazer e compreendeu a sondagem de opinião de doze mil e quinhentas pessoas, um em cada dez australianos acreditam que algumas raças são superiores a outras; paralelamente, os muçulmanos (1,7% da população) são o grupo menos apreciado pela população australiana.

O autor da pesquisa, Kevin Dunn, afirmou que esta conclusão é grave, embora lhe pareça que o caso australiano é menos perigoso do que o europeu, pois que, segundo diz, «em certas partes da Europa Ocidental três em cada dez pessoas terão esse ponto de vista.»

Dunn regista também que cresce na Austrália a antipatia pelos africanos negros que imigram do Sudão e da Somália. E, de todos os Estados australianos, o menos tolerante é precisamente o que recebe mais imigração, o de New South Wales, onde se situa a maior cidade do país, Sidney. Aí, cerca de cinquenta e quatro por cento dos inquiridos disseram que não gostariam que um familiar seu casasse com um muçulmano.

O grupo de pesquisa de Dunn espera agora usar o conhecimento dos resultados obtidos para elaborar métodos de combate ao racismo...