BÁLTICO - ESTADOS DA OTAN PREPARADOS PARA EVACUAÇÃO EM MASSA DAS SUAS POPULAÇÕES EM CASO DE INVASÃO RUSSA
Estónia, Letónia e Lituânia estão a elaborar planos detalhados para evacuar um grande número dos seus cidadãos para o oeste dos países no caso de uma invasão russa, com autoridades alertando que Moscovo pode tentar invadir todos os três Estados bálticos em menos de uma semana.
A Reuters informou que o planeamento acelerou desde Maio, quando os três países concordaram em coordenar os esforços de protecção civil no contexto da crescente preocupação com a agressão russa.
Os governos bálticos dobraram os seus gastos com defesa desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia começou em 2022, citando repetidos ataques cibernéticos russos, campanhas de desinformação e recentes violações do espaço aéreo báltico por caças e drones russos como sinais de crescente hostilidade.
“É possível que vejamos um exército enorme ao longo das fronteiras do Báltico com o objectivo óbvio de conquistar todos os três países dentro de três dias a uma semana”, disse Renatas Požéla, chefe do serviço de bombeiros e resgate da Lituânia, citado por Denník N.
Embora uma invasão convencional continue a ser o cenário mais sério, os governos também se estão a preparar para uma série de outros eventos desestabilizadores, desde sabotagem de redes de transporte e ondas de imigração em massa até agitação civil entre minorias de língua russa e campanhas de desinformação projectadas para provocar pânico.
Já se estão a realizar exercícios. Um exercício recente na Lituânia envolveu a evacuação de apenas 100 pessoas de Vilnius, mas Požéla afirmou que os planos reais preveem a transferência de cerca de 400000 moradores — aproximadamente metade dos que vivem a 40 quilómetros das fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia. Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia, preparou-se para acomodar 300000 pessoas em escolas, igrejas, universidades e um estádio. A cidade está localizada mais a oeste do que a capital, Vilnius, que fica perto da fronteira com a Bielorrússia.
Aqueles que fugissem para o oeste de carro seriam desviados para estradas secundárias para manter as rotas principais livres para mobilização, com mapas a mostrar onde os evacuados poderiam buscar refúgio já distribuídos.
Nenhum dos Estados bálticos planeia actualmente realocar civis para além das suas fronteiras, o que exigiria comboios militares para atravessar o Corredor de Suwałki, na Polónia, espremido entre a Bielorrússia e o enclave russo de Kaliningrado. "Temos que levar em conta o risco representado pelo Corredor de Suwałki", disse o especialista em segurança estoniano Ivar Mai.
A Estónia está-se a preparar para transferir cerca de 10% dos seus 1,4 milhão de habitantes para abrigos temporários, com muitos outros previstos para ficarem com parentes. Em Narva, uma cidade com grande população de língua russa, dois terços dos seus 50000 habitantes poderão ser evacuados, com o governo a auxiliar pelo menos metade. "É apenas para aqueles que não têm para onde ir", explicou Mai.
A Letónia está-se a preparar para deslocamentos ainda maiores. Cerca de um terço dos seus 1,9 milhão de cidadãos podem ser forçados a deixar as suas casas em caso de guerra, disse Ivars Nakurts, subcomandante do Serviço de Bombeiros e Resgate da Letónia. "Contem com tudo", alertou.
Incidentes envolvendo incursões russas no espaço aéreo da UE têm sido relatados com mais frequência nos últimos meses, incluindo os drones relatados na Polónia e os caças entrando em território estónio no mês passado.
No entanto, Moscovo insiste que não tem intenção de invadir nenhum Estado-membro da UE.
Em discurso na Assembleia Geral da ONU em Nova York no mês passado, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou: "Ameaças de uso da força contra a Rússia, acusada de praticamente planear um ataque à OTAN e à União Europeia, estão-se a tornar cada vez mais comuns. O Presidente Putin tem repetidamente desmascarado tais provocações." “A Rússia nunca teve e não tem tais intenções, mas qualquer agressão contra o meu país será recebida com uma resposta decisiva.”
*
Fonte: https://rmx.news/article/baltic-states-prepare-mass-evacuation-plans-amid-growing-fears-of-russian-attack/
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home