quinta-feira, maio 09, 2013

VIII FESTIVAL DA MÁSCARA IBÉRICA DE LISBOA


Lisboa recebe de 9 a 12 de Maio o VIII Festival Internacional de Máscara Ibérica, onde desfiles, mostra de produtos regionais, artesanato, gastronomia e concertos farão parte da programação.
A Praça do Rossio será o palco, com o desfile da Máscara Ibérica que contará com 500 mascarados, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca, e pela primeira vez de Alija de Infantado, são as regiões que irão desfilar, a que se junta este ano um grupo não ibérico, Survakari de Pernik, da Bulgária.
Um dos destaques da edição deste ano é a Gastronomia Ibérica com showcookings, workshops e duelos culinários sob a coordenação de José Silva e a presença de chefs Michelin. Também novidade será a iniciativa Vinhos Ibéricos, com a coordenação do enólogo Virgílio Loureiro e apoio da Adega Cooperativa da Granja Amareleja.

Começa portanto no dia em que na Roma antiga começa a Lemúria, ou celebração dos espíritos dos ancestrais mortos, e que é, também, na actualidade, o chamado Dia da Europa.
 
«Mano fica» ou «mano fico», arcaico símbolo itálico das «figas», em que os dedos formam uma espécie de vulva (que em Italiano ainda hoje se diz «fica»), ou como invocação da vagina de Mania, Mãe dos Manes, espíritos dos ancestrais mortos, ou como protecção contra o mau olhado. Este gesto ritual é usado pelo pai de família durante o ritual caseiro da Lemúria, que começa à meia-noite do dia nove de Maio.
De certo modo, as máscaras ibéricas podem ser vistas como um símbolo dos espíritos dos ancestrais, uma vez que no seu contexto folclórico representam forças perigosas e arcaicas com as quais é necessário saber lidar, honrando-as devidamente.
 
 

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://portuguese.ruvr.ru/2013_05_07/o-no-gordio-do-multiculturalismo-europeu/

9 de maio de 2013 às 11:03:00 WEST  
Blogger legião 1143 said...

Reino Unido endurece contra imigrantes ,"O pano de fundo das medidas é o avanço do Ukip (Partido da Independência do Reino Unido), partido de extrema-direita que conseguiu seu melhor resultado nas recentes eleições locais no país. Segundo o tabloide britânico "Daily Mail", o sucesso da coalizão de Cameron fez o número de migrantes do país diminuir um terço desde 2010"

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/05/08/reino-unido-endurece-contra-imigrantes-e-tenta-conter-extrema-direita.htm

um dos comentários :Morei em Londres por 1 ano e posso dizer que conheço bem a cidade, o grande problema da Inglaterra não são os imigrantes que la estão trabalhando, o problema são os milhares de imigrantes vindos da Africa que vivem as custas do serviço social, pois o governo da moradia, muito boa por sinal e dinheiro para que eles possam viver, a grande maioria só se mete em confusão, venda de drogas e roubo, e no final das contas, quem vai sofrer serão os verdadeiros trabalhadores.

9 de maio de 2013 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

reino-unido-endurece-contra-imigrantes-e-tenta-conter-extrema-direita

mera taqyia dos koshers pra tentar evitar que os verdadeiros leucocitos e defensores da britania cheguem la; tapetão kosher tipico

10 de maio de 2013 às 15:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"http://portuguese.ruvr.ru/2013_05_07/o-no-gordio-do-multiculturalismo-europeu/"

Bom artigo.

10 de maio de 2013 às 20:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mera taqyia dos koshers pra tentar evitar que os verdadeiros leucocitos e defensores da britania cheguem la; tapetão kosher tipico"

Eu mesmo não o poria melhor! Aliás, isso aplica-se a muitas outras situações. Típico do status-lixo em que vivemos.

11 de maio de 2013 às 23:33:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home