terça-feira, janeiro 14, 2025

ÍNDIA - ESTUDO INDICA VERACIDADE DA TEORIA DA ORIGEM ARIANA DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO

EM 2011, o geneticista Kumarasamy Thangaraj, de Hyderabad, fez parte de um estudo que analisou a persistência da lactase, ou a capacidade de consumir leite e produtos lácteos, na Índia. Esta é uma característica incomum. Ausente em outros mamíferos, acredita-se que uma mutação em genes humanos permitiu que alguns fossem capazes de digerir lactose, o açúcar do leite, até à idade adulta. Outros mamíferos não conseguem consumir leite após a infância depois de serem desmamados. Mesmo entre os humanos, a persistência da lactase não é universal. Mais de dois terços da população mundial sofre de intolerância à lactose: bebem leite apenas com o risco de náusea, dor abdominal e misérias digestivas como diarreia.

“Todos os bebés produzem a enzima intestinal lactase”, explica Thangaraj, que trabalha no Centro de Biologia Celular e Molecular (CCMB) de Hyderabad. “Mas a produção da enzima pára geralmente antes da idade adulta. Ele e os outros pesquisadores analisaram 2300 amostras de DNA de todo o subcontinente indiano, cobrindo todos os principais grupos linguísticos e regiões geográficas. Estudos anteriores descobriram que a mutação que permite a lactase evoluiu independentemente pelo menos quatro vezes diferentes nos últimos 10000 anos, na Europa, Médio Oriente e África. Mas quando Thangaraj e seus associados estudaram amostras de DNA da Índia, considerada a maior produtora de leite do mundo, descobriram que essa mutação não ocorreu independentemente aqui. Na Índia, o 13910T, a variante genética em questão, tinha a mesma origem que a encontrada entre os Europeus, sugerindo que os migrantes podem tê-la transportado para a Índia em tempos antigos. O estudo também descobriu que a disseminação dessa mutação foi desigual, alta entre os indianos do norte e do oeste, mas esparsa entre as pessoas do sul e do leste, o que sugere que veio do noroeste.
Esfe estudo é um dos vários que mostram a fluidez do nosso passado antigo. Pode ser um terreno contestado, mas as pessoas inegavelmente movimentaram-se, migraram e misturaram-se como fazemos agora, embora em períodos de tempo muito mais longos, e somos todos filhos desses movimentos e misturas.

Mas e quanto à Índia ou ao sul da Ásia, principalmente por volta de 4000 anos atrás, o período muito contestado por volta de 2000 a.C., quando a Civilização do Vale do Indo estava em declínio e, como alguns teorizaram, uma migração interna dos soi-disant[auto-denominados] Arianos estava em andamento? Estudos genéticos mostraram que a maioria dos sul-asiáticos modernos são descendentes de dois grandes grupos arcaicos, os ancestrais Indianos do norte (geneticamente próximos de pessoas na Ásia Ocidental, Ásia Central e Europa) e os ancestrais Indianos do sul (exclusivos do sul da Ásia), que passaram a formar a população maioritária no segundo milénio. Como surgiram esses grupos? Quem os compunha? Quem eram as pessoas do Vale do Indo? E alguma vez ocorreu tal migração?

É um período distante, muito discutido. Tudo, desde linguística e arqueologia, foi arrastado para uma tempestade de alegações e contra-alegações para servir uma variedade de narrativas.
Alguns estudiosos afirmam que uma raça estrangeira dos chamados Arianos migrou para ou invadiu o sul da Ásia, o que pode ter coincidido com ou resultado no declínio da Civilização do Vale do Indo. Eles compuseram textos em Sânscrito e inauguraram a Era Védica. Em apoio desta tese, os filólogos apontaram como uma única árvore genealógica de línguas, o grupo indo-europeu, permanece existente numa vasta extensão da Eurásia.

Para muitos na Índia, no entanto, a noção de "estrangeiros" terem trazido o Sânscrito e a Era Védica para este subcontinente é desagradável. Eles argumentam que não foi uma raça estrangeira que trouxe uma língua proto-indo-europeia para a Índia, mas o inverso. Pessoas da Índia levaram a sua língua e cultura para outro lugar. Eles também afirmam que as pessoas do Vale do Indo foram os primeiros praticantes de uma cultura védica. E há outros que acreditam que não existem evidências suficientes para provar nenhuma das teorias.

Até agora, a arqueologia e a filologia têm apresentado várias respostas interessantes, embora limitadas. Mas agora, cada vez mais, o foco está a deslocar-se para a ciência genética para abordar algumas das questões espinhosas sobre o nosso passado antigo.

“EU SEI QUE AS PESSOAS não ficarão felizes em ouvir isto”, diz o geneticista Niraj Rai por telefone de Lucknow. “Mas já não acho que possamos refutar isto. Aconteceu uma migração para a [antiga] Índia.”
Como chefe do Laboratório de DNA Antigo no Instituto de Paleociências Birbal Sahni (BSIP) de Lucknow, trabalhou anteriormente no CCMB em Hyderabad e participou em vários estudos que empregaram genética para examinar linhagens. “Está claro agora mais do que nunca”, diz ele, “que pessoas da Ásia Central vieram para cá e se misturaram com [residentes locais]. A maioria de nós, em graus variados, é toda descendente dessas pessoas.”

Rai faz parte de um novo estudo global — talvez o mais abrangente já feito, a ser publicado em breve — que analisa dados de ADN de uma ampla variedade de amostras na Ásia Central, Ocidental e Meridional para traçar um quadro elaborado do tipo de migrações e misturas que ocorreram nos tempos antigos nesta parte do mundo. O estudo é uma colaboração de mais de 90 pesquisadores, alguns dos nomes mais proeminentes em ciência genética, arqueologia e antropologia de uma variedade de institutos, incluindo Harvard, MIT, o Instituto Max Planck na Alemanha, institutos na Rússia, Uzbequistão, Cazaquistão, Itália, Paquistão e outros países, como também o BSIP em Lucknow, Deccan College em Pune e CCMB em Hyderabad. Entre os principais pesquisadores da pesquisa está o geneticista de Harvard David Reich, um pioneiro neste campo que criou novos métodos de análise de ADN com mais precisão.

No passado, estudos genéticos apresentaram resultados um tanto confusos. Aqueles focados no ADN mitocondrial, que é transmitido apenas de mãe para filha, sugeriram muito pouca infusão externa no pool genético indiano nos últimos 12500 anos. Mas agora que os pesquisadores também traçaram a descendência ao longo de milénios do cromossomo Y, que é transmitido de pai para filho, descobriram que cerca de 17,5 por cento da linhagem masculina indiana pertence ao haplogrupo R1a, que é encontrado hoje em toda a Europa e Ásia Central e do Sul, levando alguns cientistas a sugerir que o movimento para a Índia foi provavelmente de migrantes do sexo masculino, o que explicaria porque não foi tal padrão de dispersão genética mostrado pelos estudos de ADN mitocondrial.

Como parte deste estudo actual, os pesquisadores analisaram dados de 612 indivíduos de áreas no leste do Irão e na região de Turan na Ásia Central (Uzbequistão, Turcomenistão e Tajiquistão) que viveram entre 5600 e 1200 a.C., aqueles que viveram no Cazaquistão entre 4700 e 1000 a.C., a zona florestal da Sibéria Ocidental entre 6200 e 4000 a.C. e o Vale do Swat no Paquistão entre 1200 a.C. e 1 d.C. Destes, o ADN de 362 indivíduos estava a ser examinado pela primeira vez. Os resultados foram então comparados com os dados de todo o genoma de 1789 pessoas de 246 grupos etnograficamente distintos no sul da Ásia moderna.

“ACHO QUE A GRANDE natureza dessa colaboração foi muito importante”, diz Vasant Shinde, arqueólogo sénior e vice-reitor do Deccan College Post Graduate and Research Institute de Pune, que participou no estudo. “O que acontece de outra forma é que todos estão a trabalhar apenas com as suas próprias amostras. Os dados de ADN são muito confidenciais. Ninguém partilha dados. E sempre que um novo estudo é publicado, há sempre alguma crítica sobre algo que foi negligenciado ou perdido. Quando se faz um estudo dessa forma, obtém-se acesso a dados de ADN de diferentes partes do mundo. E quando estes são reunidos, consegue-se ver um quadro muito maior de movimentos e misturas.”

Enquanto estudos anteriores classificaram os actuais sul-asiáticos como descendentes de Ancestral North Indians (ANIs) ou Ancestral South Indians (ASIs), o novo estudo propõe um grupo ancestral ainda mais antigo, um de caçadores-colectores, que recebeu o termo Ancient Ancestral South Indians (AASIs). Também sugere que múltiplas migrações deram origem a populações ANI, não apenas o influxo de um grupo proto-indo-europeu, mas também de agricultores da região que hoje é o Irão.

De acordo com o estudo, o Povo do Vale do Indo surgiu provavelmente de uma população mista desses agricultores e AASIs. Com base nas evidências, entre 2300-1500 a.C., ocorreu uma disseminação para o sul da ancestralidade genética da Estepe Eurasiática, o que corrobora o que sítios arqueológicos mostraram em vários sítios pastoris da Estepe até Turan. "Estas comunidades da Estepe misturaram-se geneticamente com povos do Complexo Arqueológico Bactria Margiana (BMAC) que encontraram em Turan...", escrevem os pesquisadores no relatório do estudo. "Comunidades da Estepe integraram-se mais ao sul ao longo do 2º milénio a.C., e mostramos que elas se misturaram com uma população mais ao sul."

A mistura entre Povos da região das Estepes e aqueles da Civilização do Vale do Indo resultou no surgimento da população ANI; e a mistura entre Povos do Vale do Indo e AASIs deu origem aos ASIs.

Grande parte dessa análise baseia-se em amostras de ADN extraídas de três Povos antigos que viveram entre 3100 e 2200 a.C. no sítio BMAC de Gonur, no Turcomenistão, e Shahr-i-Sokhta, no Irão. É a análise das amostras de ADN destes três que tenta estabelecer o movimento dos migrantes das Estepes para o sul da Ásia.

Colectivamente designados no estudo como grupo da Periferia do Indo, os três acima mencionados eram provavelmente migrantes externos da Civilização do Vale do Indo, dizem os pesquisadores; há evidências arqueológicas de comércio e troca de cultura material entre estas áreas e o Vale do Indo. Também apontam para a similaridade genética entre o grupo da Periferia do Indo, datado entre 3100 e 2200 a.C., e os indivíduos que viviam no Vale do Swat cerca de um milénio depois, entre 1200 a.C. e 1 d.C., a presença de uma mistura substancial de AASIs nas suas amostras e o facto de que, quando comparados com os genes dos indianos modernos, se encaixam como uma população ancestral.
De acordo com o estudo, enquanto as três amostras exibem apenas uma herança agrícola iraniana e AASI, aquelas do Vale do Swat um milénio depois mostram a mesma herança genética, excepto por um contribuidor adicional: ADN da região das Estepes. Isto levou os autores do estudo a acreditar que os migrantes das Estepes chegaram ao sul da Ásia no segundo milénio.

Escrevam os autores do estudo: 'Uma hipótese parcimoniosa é que, à medida que os grupos MLBA da Estepe se moviam para o sul e se misturavam com grupos relacionados com a Periferia do Indo no final da [Civilização do Vale do Indo] para formar o ANI, outros grupos relacionados com a Periferia do Indo se moviam mais para o sul e leste para se misturarem com grupos AASI na Índia peninsular para formar o ASI. Isto é consistente com sugestões de que a disseminação da [Civilização do Vale do Indo] foi responsável pela dispersão das línguas dravidianas, embora cenários nos quais as línguas dravidianas derivam de línguas pré-indo da Índia peninsular também sejam inteiramente plausíveis, pois a ancestralidade ASI é derivada principalmente do AASI.'

De acordo com o estudo, embora estes três possam não ser necessariamente representativos da ancestralidade de toda a Civilização do Vale do Indo e talvez limitados às suas franjas a norte, fariam sem dúvida parte de um importante grupo ancestral na região mais ampla do Indo entre o terceiro e o segundo milénio.

Se os três eram de facto do Vale do Indo, um dos aspectos interessantes deste estudo é como mostra que, mesmo entre eles, não são geneticamente iguais. Uma das amostras tem 42 por cento de ancestralidade AASI e as outras duas apenas 14 e 18 por cento; uma parte maior dos seus genes é rastreável a agricultores na região que agora é o Irão.

De acordo com Shinde, a Civilização do Vale do Indo não tinha provavelmente pessoas homogéneas. “Provavelmente haverá mistura entre eles também”, diz. “Urge entender que, uma vez que a agricultura se estabelecesse, as necessidades e demandas teriam crescido. Procurariam diferentes tipos de matérias-primas; haveria movimento e trocas regulares de materiais com pessoas doutras áreas. E, portanto, certamente haveria mistura entre esses grupos.”

De acordo com o estudo, os agricultores da região iraniana e os AASIs misturaram-se num amplo período de tempo de 4700 a 3000 a.C. No entanto, é possível que a mistura entre estes grupos tenha ocorrido ainda mais cedo, já que a agricultura de trigo e cevada e a criação de cabras e ovelhas eram praticadas no sul da Ásia já no 7º milénio a.C., conforme encontrado nos sítios do Vale do Indo de Mehrgarh no Paquistão, e este padrão de subsistência foi encontrado correlacionado com a migração.

Há várias teorias que se pode extrair do estudo. É provável que pessoas da região das Estepes tenham transportado uma língua indo-europeia e práticas antigas da Era Védica para a Índia (acredita-se que os Vedas tenham sido compostos algures entre 1500 e 500 a.C.), já que também se sabe que pessoas das Estepes viajaram para a Europa, onde são faladas línguas indo-europeias.

Um estudo genético mais antigo, publicado em 2013, do qual Thangaraj fazia parte e que analisou uma grande amostra de indianos modernos de vários grupos de castas, descobriu que nos últimos 4000 a 2000 anos, houve muita mistura dentro de vários grupos indianos. No entanto, 2000 anos atrás, descobriu-se que isso ter-se-ia drasticamente reduzido. "Isto aconteceu por causa do início da endogamia [ou a prática de casamentos restritos dentro de um grupo]. E com toda a probabilidade, isto também aponta para o início do sistema de castas na Índia”, diz Thangaraj.

O estudo mais recente também descobriu que pessoas modernas de castas brâmanes parecem ter mais ancestralidade das estepes do que do Vale do Indo. "Uma possível explicação é que o influxo da ancestralidade MLBA das estepes para o sul da Ásia em meados do segundo milénio a.C. criou uma meta-população de grupos com diferentes proporções de ancestralidade das estepes, com aqueles com ancestralidade relativamente maior das estepes a ter um papel central na disseminação da cultura védica primitiva", escrevem os pesquisadores. "Devido à forte endogamia no sul da Ásia — que manteve alguns grupos isolados dos seus vizinhos por milhares de anos — parte dessa subestrutura dentro da população indiana ainda persiste."

Grande parte da teoria do estudo sobre a migração de uma população da Ásia Central para a Índia repousa nos restos mortais dos três indivíduos encontrados em Gonur e Shahr-i-Sokhta. Como ninguém conseguiu até agora extrair e analisar ADN de sítios do Vale do Indo, os pesquisadores acreditam que as amostras dessas três pessoas fornecem-nos o primeiro olhar directo sobre a ancestralidade das pessoas que viveram naquela civilização. Podem já não ser os únicos do seu grupo sob o olhar nu dos geneticistas. Um grupo de arqueólogos indianos, liderado por Shinde, conseguiu recuperar 25 esqueletos até agora de sítios do Vale do Indo que ele alega datarem de 5000 a.C. Os mais promissores entre eles são os restos mortais de quatro pessoas que descobriram em Rakhigarhi, em Haryana, em 2014.

No passado, Shinde tinha descoberto restos mortais num cemitério Harappan em Farmana, Haryana. Mas nenhum ADN pôde ser extraído das amostras. “Nós tentámos o nosso melhor naquela época, mas falhámos”, diz Rai, que faz parte da equipa que fez a tentativa. “Houve vários problemas. As amostras foram contaminadas, o local foi mantido aberto por muito tempo. Além disso, as técnicas usadas não eram tão boas quanto as de agora.”

Um dos principais problemas enfrentados pelos geneticistas que analisam ADN de amostras indianas antigas é que o material genético é difícil de preservar em climas quentes (ao contrário de lugares mais frios). “Mas agora as técnicas melhoraram”, diz Rai, “e sabemos que o DNA retirado do osso petroso na região do ouvido interno produz uma contagem muito maior de ADN em comparação com amostras retiradas de outras partes”. Entre as quatro amostras das quais eles tinham as maiores expectativas, Rai diz que conseguiu extrair o máximo de apenas uma. “Esperávamos que todas as quatro fossem igualmente boas”, diz ele, “mas parece que não conseguimos obter tanto [ADN] de três. Mas a que temos, acho que conseguimos muito bem”.

Para Shinde e sua equipa, todo o processo tem sido bastante árduo, desde encontrar estes restos mortais e extrair ADN até envolver pesquisadores de várias universidades e ter as amostras analisadas em vários laboratórios. As descobertas deste estudo estão a ser redigidas actualmente e, de acordo com Rai, um artigo será publicado em breve online antes de ser revisado por pares e publicado para outros cientistas discutirem e comentarem. "Será um artigo importante", diz Shinde. "Porque isso nos dirá pela primeira vez conclusivamente quem eram as pessoas do Vale do Indo e também quem somos em conexão com elas."

Alguns pesquisadores, mesmo aqueles associados ao estudo actual como Shinde, não estão muito convencidos de que um antigo influxo de pessoas para o subcontinente do noroeste foi finalmente estabelecido pelas últimas descobertas. Shinde não gosta da palavra "migração". "É melhor dizer movimento", diz, sugerindo um padrão bidireccional. "Toda a gente naquela época estava em movimento para a frente e para trás. Algumas pessoas estavam-se a mudar para cá e outras para fora. Houve contacto, sim. Houve comércio. Mas as pessoas locais estavam envolvidas no desenvolvimento de várias coisas. Logo, não tenho muita certeza da interpretação."

Outros como Rai estão certos de que ocorreu uma grande migração interna. Aponta para estudos sobre o haplogrupo R1a, que é distribuído por uma grande área da Europa, Ásia Central e Sul da Ásia, e um subgrupo R1a que é mais comum no Sul e Centro da Ásia, o Z93, que aponta para uma ancestralidade partilhada. Enquanto o subgrupo Z93 é encontrado apenas no Sul e Centro da Ásia, o subgrupo Z282 é encontrado na Europa. O Z93 dividiu-se em vários grupos menores no Sul da Ásia.

De acordo com um estudo publicado na Nature há dois anos que se analisaram as sequências do cromossomo Y globalmente; o autor do artigo, GD Poznik, da Universidade de Stanford, destacou que as expansões mais marcantes dentro do R1a-Z93 ocorreram entre 4000 e 4500 anos atrás. Esta data novamente coincide com o que o estudo actual diz: a entrada de um novo grupo de pessoas da região das Estepes para o Sul da Ásia.

Enquanto Rai e Shinde são de boca fechada sobre o que as amostras de ADN extraídas dos restos do Vale do Indo mostram, Rai revela que o marcador genético R1a falta na amostra. Esta é uma revelação significativa. Acredita-se que o R1a se tenha originado em algum momento entre 22000 e 25000 anos atrás. De acordo com alguns, a divisão ocorreu provavelmente na área do actual Irão.

Como Rai aponta, a análise da amostra de ADN que apresentarão será de um período anterior à suposta chegada do Povo das estepes à Índia. Se R1a estiver ausente na amostra do Vale do Indo, isso sugere que foi transportado para o sul da Ásia, talvez por um grupo proto-indo-europeu de língua, de outro lugar. “Como é que digo isto? Veja, eu sou um nacionalista”, diz Rai ao telefone. “As pessoas ficarão chateadas. Mas é assim que é. Todos os estudos estão a mostrar que as pessoas vieram para cá de outros lugares.”

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Fonte: https://openthemagazine.com/science/the-genetic-history-of-indians-are-we-what-we-think-we-are/

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É uma ingenuidade nacionalista bem conhecida essa de assumir que o seu Povo deve ter uma origem autóctone. Platão, por exemplo, defendia essa perspectiva a respeito dos Atenienses, como se lê no «Menexeno»...
No caso particular da Índia, é contradição triste e facilmente evitável dos nacionalistas hindus. Ainda amargados no que respeita aos Ingleses, o que é compreensível devido à colonização relativamente recente, acabam então por misturar assuntos diferentes, como se o reconhecimento da teoria da movimentação ariana oriunda de fora da Índia significasse uma legitimação automática da ocupação imperial inglesa, pois que estes nacionalistas estão convencidos que foram os filhos de Hengist e Horsa que quiseram convencer os Indianos de que ambos os Povos tinham comum raiz árica para assim justificarem a sua própria presença imperial como uma espécie de chegada de mais parentes. Isto é absurdo, claro, dado que os Árias originais nem sequer são oriundos da Grã-Bretanha; aliás, se se considerasse que os Arianos são originários da Índia, como querem demasiados nacionalistas hindus, então parabéns, a invasão inglesa seria uma espécie de retorno a casa...
De resto, não é hoje preciso considerar-se autóctone para se poder dizer nacionalista. Basta que se esteja há mais tempo no seu território do que os mais recentemente chegados...
Mais: não caem os parentes na lama aos nacionalistas portugueses, castelhanos, italianos, irlandeses ou noruegueses se todos estes acharem que a essência da sua estirpe é originária da área a norte do Mar Negro ou do norte do Cáucaso...
Quanto mais os nacionalistas da Índia à Europa, passando pelo Irão, pelo Tajiquistão e pelo Curdistão, se aperceberem que pertencem à mesma estirpe, mais sólida poderá ser uma futura aliança política entre todos os Povos indo-europeus, como é bom de ver...

segunda-feira, janeiro 13, 2025

IVPPITER STATOR, UM DEUS DA LATINIDADE EM ARMAS


Dia XIII de Janeiro é consagrado na Romanidade a Jogos Circenses em honra de Júpiter Stator, ou «Júpiter que trava», que é Júpiter no Seu aspecto de Quem fortalece a coragem dos soldados e os faz aguentar as suas posições diante do inimigo.

De acordo com Tito Lívio, na sua obra «Ab Urbe Condita» - literalmente, «Desde a Fundação da Cidade», que consiste na História de Roma desde a sua fundação por Rómulo, filho de Marte e da Vestal Reia Sílvia - aconteceu, na lendária batalha entre Romanos e Sabinos, que os romanos do rei Rómulo começavam a retroceder no terreno enquanto os Sabinos avançavam, até que o monarca latino, erguendo as armas ao céu, orou a Júpiter para que travasse os Sabinos e detivesse a fuga dos Romanos: «Júpiter, foi seguindo as ordens das Tuas aves que aqui, no monte Palatino, lancei os primeiros alicerces desta cidade. Já os Sabinos ocupam a cidadela, comprada por intermédio de um crime. Dali, atravessam o vale de permeio e, de armas em punho, dirigem-se para aqui. Mas Tu, Pai dos Deuses e dos homens, afasta ao menos os inimigos deste local, liberta do pânico os Romanos e detém esta desonrosa fuga.
Prometo-Te neste local um templo, Júpiter Stator, que seja para os pósteros motivo de recordação de que esta cidade foi salva com o Teu pronto auxílio.»
Aos seus homens, disse: «É aqui, Romanos, que Júpiter Óptimo Máximo nos ordena que resistamos e recomecemos o combate.»

Acrescenta Tito Lívio que as tropas de Roma detiveram-se «
como que por ordem de uma voz celeste», e Rómulo, tomando o domínio da sua gente, lançou-se vitoriosamente sobre os Sabinos, até que as mulheres sabinas - o fulcro da discórdia, pois que o conflito acontecia porque os Romanos as tinham raptado - se colocaram entre os dois exércitos e conseguiram que se fizesse a paz. 

sábado, janeiro 11, 2025

ÍNDIA - MADRAÇA ENSINAVA OS ALUNOS A PROVOCAR DESCARRILAMENTOS DE COMBOIOS

Durante um aumento preocupante nas tentativas de descarrilar comboios colocando objectos como cilindros e toros nos trilhos em várias partes do país, uma revelação chocante surgiu: treinamento sobre como descarrilar comboios está a ser ministrado em certas madraças. Uma investigação liderada pela National Investigation Agency (NIA) e pelo Uttar Pradesh Anti-Terror Squad (ATS) descobriu uma conspiração para atingir comboios nas regiões de Jhansi e Kanpur.

Madraças sob escrutínio para radicalização
De acordo com a investigação, os estudantes nessas madraças estão supostamente a ser radicalizados e instigados a participar em actividades que visam descarrilar comboios. As agências revelaram que alguns jovens estão a receber treinamento explícito sobre métodos para realizar tais actos. Esse treinamento, alegam, está a ser conduzido por meio de plataformas online, com vários vídeos incriminadores recuperados durante as batidas:
Ataque da NIA revela que habilidades para descarrilar um comboio estavam a ser ensinadas numa madraça de Jhansi, dizem os relatórios. Estas são as notícias. Agora, os Hindus podem voltar ao seu sono secular. pic.twitter.com/Z4HkUETjpo 
-Abhijit Majumder (@abhijitmajumder) 15 de Dezembro de 2024 ^
Nesses vídeos, islâmicos radicais são vistos não apenas a instigat jovens a mirar em comboios, mas também a fornecer instruções detalhadas sobre como executar os planos. A investigação identificou um suspeito-chave, Mufti Khalid Nadvi, um professor de madraça, que está actualmente sob interrogatório.

Raid, Ataque de Multidão e Liberação Temporária
Na Joves, equipas da NIA e da ATS realizaram uma batida na residência do Mufti Khalid Nadvi. Ele foi interrogado por várias horas antes de ser levado sob custódia para mais interrogatórios. 
No entanto, enquanto o comboio da equipa investigativa se dirigia para a esquadra de polícia, uma multidão enorme, incluindo um número significativo de mulheres, atacou o comboio e libertou Nadvi à força. A multidão, que se teria reunido após anúncios feitos em mesquita local, criou uma situação caótica.
Mais tarde, a polícia conseguiu deter Nadvi mais uma vez. Um laptop, um telemóvel e outros dispositivos electrónicos foram apreendidos na sua posse. As autoridades suspeitam que estes itens podem conter evidências críticas que o ligam a actividades terroristas e financiamento estrangeiro. Após uma rodada inicial de interrogatórios, Nadvi foi libertado, mas continua a ser pessoa de interesse na investigação em andamento.
Em resposta às acções da multidão, a polícia registou um caso contra aproximadamente 100 indivíduos por atacar o comboio e libertar o detento. Estão a ser conduzidas batidas para identificar e prender os envolvidos no ataque à equipa de investigação. 

Incidentes e padrões anteriores
Nos últimos três meses, houve várias tentativas de descarrilar comboios importantes, incluindo o Sabarmati Express e o Kalindi Express, nas regiões de Jhansi e Kanpur. Em alguns casos, trabalhadores ferroviários alertas ou moradores locais vigilantes identificaram e removeram objectos perigosos dos trilhos, prevenindo potenciais tragédias. O Vande Bharat Express também foi um alvo, com incidentes de apedrejamento relatados na mesma região. As revelações da investigação da NIA e da ATS destacam uma tendência profundamente preocupante de actividades radicais destinadas a minar a segurança pública.

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Fontes:
https://organiser.org/2024/12/15/269471/bharat/madrasa-students-in-jhansi-and-kanpur-taught-how-to-derail-a-train-nia-reports/
https://jihadwatch.org/2025/01/india-madrasa-students-taught-how-to-derail-trains

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Em suma, mais uma instituição muçulmana inteira que precisa da orientação dos wokes ocidentais, tem de ir daqui do Ocidente uma delegação woke à Índia para lhes explicar que a religião deles é «a religião da paz»...

sexta-feira, janeiro 10, 2025

IRÃO - MULHER REVOLTADA ARRANCA TURBANTE A CLÉRIGO QUE A ADMOESTAVA POR ELA NÃO ESTAR A USAR UM HIJAB

Foi noticiado que num Soldia, 5 de Janeiro de 2025, uma corajosa mulher iraniana, aparentemente enfurecida pela possível detenção do seu marido, confrontou um clérigo que a estava a advertir sobre o uso obrigatório do hijab. Num poderoso ato de desafio, ela arrancou-lhe o turbante, colocou-o na sua própria cabeça e perguntou ironicamente: "Era isto que queria?".
Começou então a gritar o nome do marido, visivelmente perturbada, chorando alto e gritando de angústia enquanto expressava a sua indignação.
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Fontes:
https://x.com/GhorbaniiNiyak/status/1876101961205899272?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1876101961205899272%7Ctwgr%5E3fcbc90d9ec0f5b48a157c38a770ee8691dd0712%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fjihadwatch.org%2F2025%2F01%2Firan-muslim-cleric-admonishes-woman-for-not-wearing-hijab-she-snatches-his-turban-and-covers-her-head-with-it&mx=2
https://jihadwatch.org/2025/01/iran-muslim-cleric-admonishes-woman-for-not-wearing-hijab-she-snatches-his-turban-and-covers-her-head-with-it

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Acto nobre, sem dúvida, ainda que perigoso, talvez gravemente imprudente... mas uma tão grave imprudência pode ser mais um sinal de que o povo já está por tudo, ou que há cada vez mais gente no seio do povo que está por tudo e já não pode mais viver num regime tão ridícula e ultrajantemente opressivo como aquele que se impôs no seu país através de uma revolução islamista em 1979. Pode ser que, com pressão trúmpica, a coisa se componha da melhor maneira, isto é, com nova mudança de regime, num sentido democrático e verdadeiramente nacional, e árico, livre, e se torne assim desnecessário um eventualmente trágico ataque aéreo israelita a instalações nucleares e militares iranianas...

quinta-feira, janeiro 09, 2025

JANEIRAS - ELEMENTO PAGÃO LATINO DO FOLCLORE NACIONAL



Daqui e daqui, retiram-se trechos para compor este texto:

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Realizam-se em Janeiro. Este mês era consagrado a Jano, o Deus das Portas e das Passagens. Era o Porteiro dos Céus e por isso muito importante para os Romanos que esperavam a Sua protecção. Era-Lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no Seu mês, o primeiro.
Era tradição que os Romanos se saudassem em Sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.

O Dicionário da Porto Editora (4ª Edição) define Janeiras como “Cantigas de boas-festas por ocasião do Ano Novo”.
Assim sendo, não podemos deixar de relacioná-las com Janeiro, o primeiro mês do ano, assim chamado em honra do Deus Jano (de janua = porta, entrada). Este Deus ocupa um lugar muito importante na mitologia romana, sendo o Seu nome invocado antes de JúpiterJano é o Porteiro Celestial, e, consequentemente, o Deus das Portas, que as abria e fechava, esperando-se a Sua protecção na partida e no regresso. Considerado um Deus dos começos, Jano era invocado para afastar das casas os espíritos funestos e não podia deixar de ser invocado no mês de Janeiro, começo do novo ano. Em Sua honra aproveitariam os Romanos para se saudarem uns aos outros. Parece, portanto, que as Janeiras têm origem nesses cultos pagãos, que o cristianismo não conseguiu apagar e que se foram transmitindo de geração em geração. 
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver, são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de destribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.

A mais conhecida parece ser esta:
Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas
Detalhe da tradição das Janeiras no Minho

As Janeiras na zona centro, arredores de Leiria, em Castanheira de Pera

Janeiras na Quinta da Saudade, Algarve

É de lembrar que já na obra «De Correctione Rusticorum», do século VI, se lê (Ponto 10) que já nessa altura o Povo considerava o início de Janeiro (as Calendas de Janeiro) como o início do ano, ao passo que no Cristianismo da época se afirmava, conforme diz o autor, que o ano só começava no equinócio da Primavera...
É de aproveitar especialmente o dia 9, que na tradição religiosa latina que nos chegou - a romana - é marcado por uma celebração em honra de Janus...

quarta-feira, janeiro 08, 2025

ALEMANHA - AGRESSORES NA PASSAGEM DE ANO SÃO MAIORITARIAMENTE ALÓGENOS

Dados recentemente publicados mostram que quase 40% dos suspeitos presos em conexão com os distúrbios de Ano Novo em Berlim não possuem passaporte alemão, um número que excede significativamente a população estrangeira de 24% da cidade.

Além disso, uma lista de seus nomes próprios divulgada recentemente sugere que a maioria dos implicados tem origem imigrante, ressaltando preocupações de que as estatísticas oficiais podem subestimar o papel dos estrangeiros ao não distinguir entre cidadãos naturalizados e nascidos na Alemanha.

A polícia de Berlim actualizou os seus números sobre os distúrbios da véspera de Ano Novo, relatando uma lista revisada de feridos de 44 polícias e um total de 1453 crimes registados com 670 suspeitos identificados.

Desses suspeitos, 406 têm passaporte alemão e 264 são estrangeiros — mas isto não conta toda a história. Embora as estatísticas oficiais de crimes considerem suspeitos como “alemães” se eles tiverem um passaporte alemão — independentemente de terem sido naturalizados — a lista de nomes recém-divulgada publicada pelo canal Nius sugere uma origem predominantemente imigrante entre os presos que são oficialmente registados como alemães. De acordo com o site, a lista inclui nomes na coorte de portadores de passaporte alemão como Abdul Kerim, Abdulhamid, Abdulkadir, Ali, Hassan, Mohammed (12 ocorrências, em várias grafias) e Youssuf.

A análise de Nius da lista de nomes próprios concluiu que pelo menos 65% dos suspeitos alemães “têm nomes próprios que são claramente de origem não alemã”.

Entre os suspeitos estrangeiros, turcos e afegãos estão desproporcionalmente representados. Um caso de alto perfil envolve o influenciador Atallah Younes, de 23 anos, um palestino nascido na Cisjordânia com passaporte jordaniano, que é acusado de disparar um foguete no quarto de uma criança em Berlim. Younes foi preso pela polícia federal no Aeroporto de Berlin Brandenburg no Sáturnes e agora está em prisão preventiva por suspeita de tentativa de incêndio criminoso e tentativa de lesão corporal. Falando ao jornal Bild antes da sua detenção, Younes alegou que pretendia apenas celebrar as festividades, dizendo: "Eu não sabia que era tão perigoso. Fui dormir e no dia seguinte vi que o vídeo tinha 10 milhões de visualizações."

Imagens virais nas redes sociais capturaram o caos na capital alemã, onde fogos de artifício foram disparados contra polícias e espectadores e, em alguns casos, disparados indiscriminadamente contra prédios residenciais.

A senadora estadual de saúde Ina Czyborra, do Partido Socialista Democrático (SPD), confirmou 23 casos conhecidos em que profissionais de saúde foram atacados física ou verbalmente, rotulando tais incidentes como "o nível usual" de violência.

Membros do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) rapidamente pediram a divulgação dos nomes dos suspeitos para esclarecer a aparente incompatibilidade entre os dados oficiais de nacionalidade e os históricos reais dos imigrantes. Enquanto o tribunal constitucional estadual rejeitou o pedido da AfD para forçar o governo a publicar essas informações, a lista vazada de Nius forneceu maior clareza sobre as origens dos perpetradores e alimentou mais debates.

A líder do grupo parlamentar da AfD de Berlim, Kristin Brinker, criticou aquilo a que chamou “debate falso” sobre o caos, insistindo que a violência não foi causada por uma simples celebração, mas por “certos grupos aparentemente imigrantes de áreas problemáticas”. Argumentou que a violência destaca “as causas reais da violência e da violação da lei” vinculadas à “política de imigração errada”.

A colíder da AfD, Alice Weidel, também opinou, partilhando a lista de nomes vazada nas redes sociais e afirmando que "criminosos violentos estrangeiros" que colocam vidas em risco "perderam o seu direito à hospitalidade e devem ser deportados". Descreveu ainda a agitação do Ano Novo nas principais cidades alemãs como "condições semelhantes às de uma guerra civil" e pediu políticas de imigração e fiscalização mais rigorosas.

A violência na capital alemã reflecte um desafio maior na integração de recém-chegados e na resposta a focos de criminalidade elevada em bairros com grande concentração de imigrantes, alimentando um debate poucas semanas antes de uma eleição federal altamente disputada, na qual a AfD se deve tornar no segundo maior partido no Bundestag, embora seja improvável que assuma o poder se o cordão sanitário imposto pelos partidos tradicionais da Alemanha permanecer intacto.

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Fonte: https://rmx.news/article/40-of-berlin-new-years-eve-rioters-had-no-german-passport-leaked-list-shows-german-suspects-dominated-by-foreign-forenames/


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Isto a verdade é realmente como o azeite, vem sempre ao de cima, para azar dos que a quiseram desavergonhadamente ocultar, por vezes de forma assaz azeiteira, tal é o despudor crescente com que actuam... o problema, neste caso, é se a verdade vem ao de cima em tempo útil, a tempo ainda de evitar a tragédia da substituição e/ou diluição étnica que o grosso da elite sempre quis devido à própria natureza militantemente universalista do seu credo...


ESPANHA - PIVETES MOUROS DETIDOS POR PLANEAREM MASSACRE MUÇULMANO EM IGREJA NO NATAL...

A Polícia Nacional Espanhola prendeu quatro menores imigrantes de 14 a 17 anos de Elche no mês passado por suspeita de ligações com o jihadismo, marcando outro incidente alarmante num ano em que 15 menores foram detidos por actividades relacionadas ao terrorismo.
A operação foi lançada após investigadores identificarem mensagens preocupantes postadas nos média sociais pelos adolescentes. As autoridades agiram rapidamente, prendendo os suspeitos em 19 de Dezembro — poucos dias antes do Natal, um período de riscos de segurança elevados devido a reuniões festivas.
Conforme relatado pelo jornal El País, os suspeitos, todos de origem marroquina, supostamente planearam um ataque visando a Basílica de Santa María em Elche durante as suas celebrações do Ano Jubilar. A basílica, um marco histórico e cultural, hospeda El Misteri d'Elx, um drama medieval considerado Património Mundial da UNESCO, atraindo grandes multidões.
As detenções foram feitas apenas dois dias antes do reforço programado de medidas anti-terroristas serem implementadas nos principais marcos cristãos de Espanha. Estas medidas estão geralmente em vigor entre 21 de Dezembro e 8 de Janeiro onde os locais de interesse podem esperar uma presença policial intensificada.
O Tribunal Nacional ordenou que os quatro menores nascidos em África sejam colocados num centro juvenil em Madrid enquanto a investigação continua.
Um dos acusados, um estudante do quarto ano do ensino médio, não teria demonstrado nenhum comportamento anterior que pudesse ter alarmado colegas ou professores, aumentando as preocupações sobre radicalização oculta.
As prisões em Elche ocorreram poucos dias após uma operação separada em Barcelona, ​​onde a Guarda Civil deteve um homem de 19 anos no que foi apelidado de "Operação Kerkoporta". Nascido em Melilla, o suspeito é acusado de tentar doutrinar outras pessoas e buscar informações sobre como realizar envenenamento em massa usando arsénico.
Especialistas alertam sobre uma tendência crescente de radicalização juvenil por meio de plataformas online, onde grupos extremistas exploram vulnerabilidades para doutrinar e recrutar indivíduos. Só neste ano, 15 menores foram presos em toda a Espanha por delitos relacionados com terrorismo, gerando apelos por acções urgentes para combater a propaganda extremista e prevenir a radicalização.
Em muitas investigações, menores aparecem envolvidos quando isto não acontecia antes”, disse um hierarquicamente destacado polícia espanhol ao El Confidencial.
Menores de idade podem cumprir no máximo cinco anos em instituição juvenil fechada por tais delitos, com mais três anos de liberdade supervisionada, enquanto as penas de prisão podem ser estendidas para oito anos para maiores de 17 anos.
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Fonte: https://rmx.news/article/moroccan-minors-arrested-in-spain-for-alleged-jihadist-plot-targeting-basilica-of-santa-maria/

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Portanto, cinco anos de pildra ao pé da pior escumalha da sociedade, eventualmente carregada de islamice, depois são soltos e ficam em solo europeu... pois 'tá claro, é muito óbvio, deixar jovens adultos muslos etnicamente desenraizados e religiosamente radicalizados em liberdade num país europeu, o que é que pode correr mal?, como perguntam os ianques...

EÇA DE QUEIROZ, VOZ DO PENSAMENTO PORTUGUÊS HÁ CENTO E TAL ANOS...

Uma vez que hoje se celebra a memória do escritor Eça de Queiroz cujo corpo foi hoje cerimonialmente transladado para o panteão nacional, aqui fica a minha contribuição para o recordar:
«Mas Carlos quis que ele admirasse os esplendores novos da Toca. E foi já com familiaridade que Maria o levou pelas salas, lamentando que só viesse assim à Toca no fim do Verão e no fim das flores. Ega êxtaseou-se ruidosamente. Enfim, perdera a Toca o seu ar regelado e triste de museu! Já ali se podia palrar livremente!
- Isto é um bárbaro, Maria! exclamava Carlos radiante. Tem horror à arte! É um Ibero, é um Semita...
Semita? Ega prezava-se de ser um luminoso Ariano! E por isso mesmo não podia viver numa casa, em que cada cadeira tinha a solenidade sorumbática de antepassados com cabeleira...»
- «Os Maias», Capítulo XV, Eça de Queiroz, página 375.

PALAVRAS DE LE PEN AOS PORTUGUESES



Agradecimentos a quem aqui trouxe esta memória, a atestar como o bretão francês Jean-Marie Le Pen, ontem falecido, foi um verdadeiro precursor prático da Ultra-Direita europeísta.


GRANDESSÍSSIMOS MÉ(R)DIA OCIDENTAIS EM POLVOROSA PORQUE MUSK REVELA O QUE ELES ANDARAM ANOS A ABAFAR...

Musk é acusado de 'politizar' estupro de meninas no Reino Unido para atacar Starmer – The Guardian

Direita do Reino Unido alerta aliados de Trump de que as postagens de Musk foram longe demais – Bloomberg

Keir Starmer deve deitar Elon Musk abaixo – antes que alguém seja morto – The New European

Ministros revidam contra Elon Musk enquanto bilionário da tecnologia intensifica ataque a Keir Starmer por gangues de aliciamento – Evening Standard

Elon Musk enfrenta fúria por apoio a líder fascista preso – – The Daily Beast

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Fonte: https://jihadwatch.org/2025/01/media-freaks-out-over-musks-muslim-rape-gang-tweets

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Por cá, certos «jornalistas» continuam tão disciplinadamente invertebrados como sempre. Podem não ter o aprumo e a rigidez de um jovem da juventude hitleriana ou dos esquadrões de camisas negras italianas em matéria de rigor ideológico... Ao ouvir a notícia de que Musk apoia a libertação de Tommy Robinson, constatei que a CNN relatou apenas que Robinson fora preso por denunciar um «escândalo de pedofilia» mas a mesma CNN não referiu que se tratou neste caso de uma rede muçulmana de pedofilia, é que este pessoal em termos de obediência doutrinal não deve ficar muito aquém dos mais fanáticos totalitários dos regimes nazi e soviético, é que não mijam fora do penico nem uma única vez, estão ali controladinhos pela sua «consciência», fazem o chamado «jornalismo de causas», ou seja, a «informação» ideologicamente seleccionada para orientar o «povinho» e guiar o voto popular para longe do «racismo»...
É por estas e por outras, muitas, que um dos motivos pelos quais, se/quando for possível levar a tribunal para julgamento sumário os responsáveis pela actual iminvasão, não bastará julgar os políticos dos principais partidos envolvidos nessa obscenidade - muitos jornalistas também terão de sentar o seu mal lavado coiro no banco dos réus.


FACE DE D. DINIS


700 anos depois da sua morte, o rosto do rei D. Dinis foi divulgado, numa reconstituição facial da fase final da sua vida, feita a partir do estudo do ADN.
A reconstrução facial realizada através de impressão 3D é “baseada nos estudos arqueológicos e antropológicos desenvolvidos nos últimos anos, em contexto tumular e laboratorial”, explica o Património Cultural (PC), em comunicado.
O Projeto de Conservação e Restauro do Túmulo de D. Dinis começou em 2016, mas só em 2019, o túmulo do rei foi aberto “numa operação especial e delicada”. Os restos mortais do monarca foram “envoltos num tecido de linho e posicionados de modo a respeitar o esqueleto humano”.
O ADN foi recolhido através de um dente, da falange e de uma amostra do fémur. Da recolha das amostras foi possível chegar à tonalidade da pele, cor dos olhos e identidade geográfica.
Foi através de documentação histórica como estátuas e pinturas do rei que concluíram qual seria o tamanho do cabelo e da barba.
O Mosteiro de Odivelas, onde escolheu ser sepultado, foi o local escolhido para revelar o rosto do rei-poeta, esta Martes. É a primeira imagem “cientificamente fundamentada” de um monarca português da primeira dinastia que começou no ano de 1096 e terminou em 1383.
O estudo forense, pioneiro em Portugal, levou à descoberta do manto real e da espada régia descoberta em 2022. Os objectos estão agora em fase de restauro e vão ser apresentados posteriormente, no futuro museu dedicado ao sexto rei de Portugal, que terá lugar no Mosteiro de Odivelas.
Ao longo do ano vão ser conhecidos outros dados do rei como por exemplo a altura - que seria entre 1,65m e 1,68m - dado recolhido através da análise da coluna vertebral na altura da morte, que apresentava evidências da existência de hérnias.
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Fonte: https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2025/01/07/conheca-o-rosto-do-rei-d-dinis-700-anos-depois/408706/

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Como seria de esperar, uma face cuja aparência aponta para origens possivelmente norte-europeias ou germânicas, a atestar possível senão provável raiz ou forte influência visigótica, sueva, franca?, borgonhesa?, enfim, ainda que o nariz tenha um aspecto talvez armenóide...

JÁ OS GRANDESSÍSSIMOS MÉ(R)DIA COMEÇAM A NÃO PODER DEIXAR DE NOTICIAR O QUE OS «RACISTAS» JÁ NOTICIAVAM HÁ ANOS...

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É incomparavelmente pior do que parece. Starmer é só um entre muitos. Quase toda a «classe» política pactuou com o encobrimento deste escândalo. Enfim, Starmer é «one of the boys», faz o seu jogo. Mais grave é o comportamento dos grandessíssimos mé(r)dia a conseguir evitar que a verdade fosse revelada a toda a população europeia. Cá, por exemplo, ainda a TVI e a CNN, não sei se as outras também, noticiam o caso da denúncia do Musk tendo o cuidado de nunca referir nem a dimensão (mais de mil vítimas) nem o carácter muçulmano da coisa: marmanjos muçulmanos a traficar e violar raparigas brancas em larga escala. Na CNN e na TVI, disseram que foi «ah, um escândalo de pedofilia», e mais nada, ora o que é que fica «se calhar» na cabeça do «povinho»?, escândalos de pedofilia há muitos, se calhar há acusações infundadas, se calhar o Musk está a falar de algum figurão inglês de Esquerda apanhado em acto pedófilo e pronto, e é isto que fica na cabeça do «povinho» antes de se passar imediatamente às notícias seguintes e fica assim a «informação»...
Se um padreco belga, franciú ou italiano dá um apalpão a um puto, toda a Europa é informada de mais um escândalo na Igreja, e acho muito bem, ainda deve haver muito mais situações dessas por averiguar - se, entretanto, uma carrada de muçulmanos oriundos maioritariamente do Paquistão viola crianças brancas em quantidades industriais, nem pio na comunicação sucial (de súcia), que é para o «povinho» não ficar (ainda mais) «racista»...
Depois são «jornalistas» destes que têm o despudor de se queixarem das «fake news||||» nas redes sociais - quando estes «jornalistas» são profundamente mais desonestos do que qualquer burgesso a inventar tretas atrás de um ecrã de computador. Armam-se em vítimas porque um número crescente deles estar a cair no desemprego - pois se houver justiça no Destino, pode ser que alguns destes «jornalistas» venham a ter saudades do tempo em que o seu problema como jornalistas era o desemprego. Isto tem tudo de ser pago e com juros em julgamento sumário de tribunal popular.