domingo, julho 10, 2011

PARTIDO ISLAMISTA É O MAIS POPULAR NA EM TEMPOS MODERADÍSSIMA TUNÍSIA...

Na capital da Tunísia, mais de mil pessoas saíram à rua em protesto contra a violência religiosa e contra o radicalismo islâmico que se tem expandido por grande parte do continente africano nos últimos meses. Entre os manifestantes havia representantes de partidos laicistas e de organizações dos direitos humanos. Alguns cartazes diziam «Tunes livre, extremismo fora» e «Liberdade religiosa, liberdade de pensamento
A manifestação ocorreu escassos dias depois de islamistas radicais terem atacado um cinema durante a estreia da película «No God, No Master» («Nenhum Deus, Nenhum Amo», que por acaso é há muito uma palavra de ordem no seio da Esquerda ateísta, inclusivamente na variante «Nem Deus Nem Amo», que sempre é mais dinâmica), da realizadora Nadia el Fani, crítica das políticas islâmicas.
Seis meses depois da derrocada do presidente Zine al Abidine Ben Ali, a tensão entre os islamistas e os liberais tem aumentado. O partido islamista Ennahda é já um dos favoritos senão mesmo o favorito para as eleições de Outubro, o que assusta cada vez mais muitos tunisinos democratas.
Porque, de facto
, uma organização de sondagens francesa que conduziu recentemente uma pesquisa na Tunísia indica que o Ennahda está já claramente à frente de todos os outros partidos, com 14,3% das intenções de voto - basta dizer que o partido que está em segundo, Partido do Progresso Democrático, fica-se pelos 4,7%... Outra formação partidária, o Forum Democrático pelo Trabalho e pela Liberdade, tem cerca de 1,6% das intenções de voto enquanto o Partido dos Trabalhadores Comunistas não vai além dos 0,8%.

E se a coisa for por este caminho, era uma vez a tal «Primavera árabe» e a luta pela democracia e tal...