sábado, julho 09, 2011

TEMPERATURA AFECTA DIFERENTES RAÇAS DE MANEIRAS DIFERENTES

Agradecimentos ao camarada que aqui trouxe esta interessante notícia:
(...)
Para algumas pessoas, o frio é uma delícia. Para outras, um tormento. E segundo o médico Paulo Olzon isto é perfeitamente normal. Algumas pessoas têm, sim, mais frio que outras. Principalmente aquelas que são morenas, magras e de mais idade.
Pessoas de ascendência asiática ou europeia, especialmente de países nórdicos, têm uma protecção genética natural contra o frio. Isto independemente de o indivíduo já ter um dia pisado no Hemisfério Norte, explica Olzon, que é clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ou seja, um descendente de dinamarqueses aguenta mais o frio, mesmo se for nascido e criado a vida inteira em Maceió. “É uma protecção genética. A pessoa de origem caucasiana, europeia, tem uma adaptação fisiológica maior ao frio e menor ao calor”, explica. “Aguentam bem temperaturas baixas, mas sofrem demais durante fortes Verões”.
Além disso, quanto mais velho ou mais novo for, mais sensível será ao frio. “A mesma pessoa tem diferentes respostas ao frio e ao calor ao longo da vida”, diz Olzon.
“As crianças têm uma superfície corporal muito grande em comparação com o peso, o que as torna mais sensíveis à perda de temperatura”, afirma. “Do outro lado, conforme você envelhece, vai perdendo a capacidade da pele de gerar protecção ao frio”, diz ele.
Para funcionar adequadamente, o corpo precisa de manter uma temperatura constante, por volta de 36 graus. Abaixo disso, pode ocorrer letargia, dificuldade de circulação do sangue e até a morte. “É perfeitamente possível morrer de frio”, diz o médico. Para ajudar a manter a temperatura constante, é preciso “prender” o calor do nosso corpo, não deixar que se perca no ambiente. É por isso que usamos casacos e cobertores. “O cobertor não é quente. É naturalmente frio. Fica quente pelo calor do nosso corpo, porque não deixa esse calor sair”, explica.
É por isso também que pessoas muito magras sofrem mais com o frio. “A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no Verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica. Para suportar melhor o frio, o médico recomenda, além do cobertor e das roupas quentes, evitar a exposição ao vento. “Frio sem vento é muito mais suportável que frio com vento”, diz ele.
O médico também alerta: beber álcool para “se aquecer” não apenas não funciona, como é um risco. “Você acha que está aquecido, mas não está. Continua exposto aos efeitos do frio do mesmo modo”, explica.
(...)

Mais uma diferençazita racial que os revisionistas da raça quererão talvez negar ou apoucar, a ver se as massas se convencem de que as raças não existem porque não, porque está-se mesmo a ver que não e sobretudo porque é imoral as raças existirem...

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

caturo caso aches que devas dar destaque:
A reunião de apresentação do Elmo de D. Sebastião terá lugar no Domingo, dia 7 de Agosto, pelas 16 horas, na Quinta Wimmer (Estrada Nacional 117, ao km 10), em Belas.
São convidadas todas as pessoas que sentem Amor por Portugal e curiosidade de saber acerca do regresso do Elmo de Alcácer-Quibir.
Haverá uma exposição, com cerca de 25 vitrinas contendo centenas de objectos ligados à temática de D. Sebastião, para nos aproximar mais da época do Desejado.
Os três palestrantes serão:
1º O Embaixador Professor Doutor Jorge Preto, que nos falará sobre D. Sebastião e o mito lusíada que ele inspirou.
2º Rainer Daehnhardt, cuja temática será o regresso do elmo e o que as "feridas" nos contam.
3º O Ten. Cor. Pilav. João José Brandão Ferreira, que nos falará sobre a importância do reaparecimento do Elmo de D. Sebastião na nossa geração.

A partir das 15 horas, voltará à sua vitrina (montada então no Pavilhão Indo-Português), onde poderá ser visto por todos, a partir das 16 horas.

1143

9 de julho de 2011 às 11:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/#391214

9 de julho de 2011 às 13:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=0JsijgL4154

A minha sincera homenagem a um grande Português que nos deixou hoje. Professor, músico, divulgador, um nome fundamental da cultura musical nacional. A Cultura Portuguesa fica mais pobre, mas o seu legado jamais será esquecido.

Viva Jorge Lima Barreto!

9 de julho de 2011 às 15:45:00 WEST  
Anonymous Vera said...

Isso faz-me lembrar aqui a "minha terrinha". Invernos de 9 meses, temperaturas de -60ºC, neve em Junho e Agosto, aurora boreális... Muita gente não gosta, ou porque faz frio, ou porque escurece cedo, o frio mete-se na pele e parece que congela os poros. Verões de máximo 20/25ºC. Maravilha! Escusado será dizer que é um cidade grande e segura, com petróleo, gás e poucos impostos. Tem o melhor nível e qualidade de vida e produtividade do país. Praticamente não há pobreza nem crime, não há zonas perigosas.... Porque será, pergunto-me eu :)

9 de julho de 2011 às 16:01:00 WEST  
Anonymous Vera said...

Quer dizer, -60ºC seria uma vaga de frio. Geralmente anda entre os -20ºC e -30ºC. Mas acho que a partir dos -20ºC já não se sente muita diferença. Se está frio, está frio, não mexes a cara nem sentes as orelhas de qualquer maneira...

9 de julho de 2011 às 16:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Isso faz-me lembrar aqui a "minha terrinha". Invernos de 9 meses, temperaturas de -60ºC, neve em Junho e Agosto, aurora boreális...»

Aurora Boreális frequente ou só de quando em vez?


«Muita gente não gosta, ou porque faz frio, ou porque escurece cedo, o frio mete-se na pele e parece que congela os poros. Verões de máximo 20/25ºC. Maravilha!»

De facto... acima dos 25ºC começa a ser desagradável.



«Escusado será dizer que é um cidade grande e segura, com petróleo, gás e poucos impostos. Tem o melhor nível e qualidade de vida e produtividade do país. Praticamente não há pobreza nem crime, não há zonas perigosas.... Porque será, pergunto-me eu :)»

Pois, é o local ideal para começar a receber os nossos irmãos africanos, e também alguns muçulmanos, que é para completar essa maravilha com aquilo que falta e é condição sine qua non para que uma sociedade seja perfeita: montes de diversidade racial e étnica e cultural, sobretudo se tiver um saborzinho meridional.

Enfim, depois pode acontecer que por coincidência comece a haver problemas de, cof cof, integração, e algumas ruas deixem de ser tão seguras, e depois os europeus racistas às vezes não entendem a natural expansividade das gentes do Sul africano/afro-asiático, e além disso as mulheres do Norte europeu acham que podem andar sozinhas à vontade e depois, enfim, há problemazitos...

Mas pronto, do mal o menos, e antes uma sociedade diversificada do que uma sociedade monotonamente, e criminosamente!, homogénea. Não se pode ter tudo, não é verdade...

9 de julho de 2011 às 17:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Além disso, essa cidade em que estás precisa de imigrantes. Garanto que precisa. Precisa porque sem imigrantes morremos todos de fome, de guerra, miséria, doenças, escorbuto e depressão e catástrofes naturais.
Ou se não precisa vai precisar. Ai vai vai, vai precisar a bem ou a mal.

9 de julho de 2011 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso nao é tao linear assim Caturo e Vera!!

Existem várias zonas frias do mundo com africanos , tipo o centro e nordeste americano.

E eu raramente os vejo a queixaren-se do frio!!Conheço negros que aguentam melhor o frio do que brancos!!!

E aliás, como ja disse anteriormente aqui, o frio intenso é normal nos paises asiaticos e os melhores adaptados ao frio descomunal sao na realidade os asiaticos, veja-se o exagero de frio na capital mais fria do mundo, Ulann Batoor da Mongolia!!


O frio, as glaciações mais concretamente, é que nos fizeram muito diferentes dos africanos porque começamos a ter que pensar mais no amanha, em metodos novos, em ser criativos....etc......



Já agora Vera, vives na Asia???

É que o recorde de frio para qualquer localidade europeia é menos do que tu dizes que a tua cidade tem e foi conseguido numa localidade russa, ao pé da Sibéria!E medias de 20 e 30 negativos sao no minimo polemicas!!

9 de julho de 2011 às 17:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Precisa porque sem imigrantes morremos todos de fome, de guerra, miséria, doenças, escorbuto e depressão e catástrofes naturais»

Exacto, ao princípio dizem que os imigrantes são bons porque vêm evitar isso tudo, depois começa-se a ver que afinal não trazem assim tanta vantagem, e então passam só a ser bons porque sim e pronto!

9 de julho de 2011 às 18:05:00 WEST  
Anonymous F. Malinowski said...

Did you know that the coldest place on Earth is Antarctica (South Pole)?
The coldest atmospheric temperature ever recorded there (or anywhere else in the world) was -89.6 Celsius (or -128.5 Fahrenheit) at Vostok, Antarctica, on July 21st, 1983.

9 de julho de 2011 às 19:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«reaparecimento do Elmo de D. Sebastião na nossa geração.»

???

9 de julho de 2011 às 20:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FRANÇA
MARSELHA
«JOVENS» ATACARAM COMBOIO

DEPORTAÇÃO!

9 de julho de 2011 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Cunistorgis said...

Muito interessante. E isso tem alguma relação com o facto dos Celtas terem escolhido uma determinada área, que vai do Algarve até ao Norte da Europa, e passo a explicar.

O Algarve distingue-se da Andaluzia pelas suas temperaturas médias mais reduzidas e pelas precipitações mais elevadas. A proximidade do Oceano Atlântico modera as máximas durante o Verão, de tal forma que máximas médias acima dos 30ºC em Julho e Agosto só numa faixa junto ao Rio Guadiana. Por outro lado, o Atlântico modera as mínimas no Inverno, e também na estação invernal, as depressões vindas de sudoeste, os famosos temporais da Madeira, trazem grandes precipitações. A Andaluzia, por sua vez, já é muito mais seca e quente, em especial o sudeste ou o Vale do Guadalquivir. Daí, em parte, ter sido poiso de Iberos e de colónias semitas de cartagineses ou fenícios. Elas também existiram no Sul de Portugal, mas foram bem menos numerosas e pouco importantes.

No sul de Portugal, e no Algarve, vivia o povo cúneo, de origem celta, e a sua capital era a lendária Cunistorgis, que alguns autores situam em Beja, outro em Faro, e ainda outros em Cacela Velha. Tinham como alfabeto a misteriosa escrita do sudoeste.

Então temos no sudoeste da Península Ibérica o povo cúneo, celta, numa área de influência atlântica. Ao longo do que é hoje Portugal até à Galiza estendiam-se então os Lusitanos e os Galécios. A área celta ia depois pelo Norte da PI, Ilhas Britânicas ou Europa Média.

Então, os celtas ocuparam áreas com as características climáticas que passo a citar:

1) Áreas de clima atlântico, com Invernos chuvosos e moderados, sem os rigores de Inverno da Europa Central ou de Leste, e Verões amenos e chuvosos.

2) Áreas com um certo tipo de clima Mediterrânico (há dois tipos de clima Mediterrânico, de acordo com a classificação de Koppen), que se caracteriza por Verões pouco quentes, curtos e com pouca precipitação, e Invernos amenos e chuvosos.

Alguns autores falam de um clima que apelidaram de lusitano, que se encontra em quase toda a Galiza, e regiões de Portugal a norte do sistema Sintra-Montejunto-Estrela (excepto no Alto Douro e vales dos seus afluentes).

Em Portugal, as áreas de clima Mediterrânico Csa (Verão quente e seco) encontram-se no Alentejo Interior, metade sul da Beira Baixa ou sotavento algarvio. Ainda assim, a acção moderadora do Oceano Atlântico restringe as áreas muito quentes ao vale do Guadiana, áreas do Alentejo perto da fronteira, vales do Alto Douro e Tejo Internacional.

Portugal tem uma precipitação média anual que ronda os 900 mm, a precipitação média anual de Espanha por sua vez ronda os 650 mm. Porto, Braga, Aveiro, Coimbra ou Viana do Castelo são cidades onde chove praticamente o mesmo que nas cidades da Irlanda. Em Évora chove praticamente o mesmo que em Londres, em termos de precipitação média anual.

A grande diferença em Portugal em relação à Normandia, à Aquitânia ou às Ilhas Britânicas é a existência de uma estação seca no Verão, curta no Minho, mais longa no Sul; no entanto, os nossos Outonos e Invernos podem ser muito chuvosos, o que compensa a estação seca.

10 de julho de 2011 às 02:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Interessante, sem dúvida. Não é por acaso que existe uma associação entre os Celtas e as névoas, as quais são especialmente frequentes na faixa atlântica da Europa.

10 de julho de 2011 às 02:59:00 WEST  
Anonymous Vera said...

"Aurora Boreális frequente ou só de quando em vez?"

Acho que nenhuma aurora borealis é muito frequente, até dizem que há picos a cada 11 anos. Como estou abaixo do círculo polar ártico, não é tão fácil ver. Também depende da altura do ano. E claro, é preciso uma noite de céu limpo e pouca "poluição luminosa".
Quanto mais loja do centro da cidade, mais intensa e frequente é a luz.

"Isso nao é tao linear assim Caturo e Vera!!

Existem várias zonas frias do mundo com africanos , tipo o centro e nordeste americano."

Lol não compares Boston ou Detroit(uma das piores cidades onde já tive que gastar 1 cêntimo) ao fresquinho daqui. Eu quando escrevi isto lembrei-me Detroit: cidadezinha horrível, mesmo na fronteira do Canadá e, no entanto, assim que passas a fronteira para norte tens uma cidade chamada Windsor que nem por sombras é como Detroit. E é aí que eu acho que o sistema político/económico também tem algo a dizer. Como já aqui disse várias vezes, os EUA ficaram "agarrados" com a herança da escravatura. Além de que têm muito mais despesa pública que o Canadá, o que nos leva à pergunta à qual já temos resposta: quem são os mais beneficiados...

10 de julho de 2011 às 04:10:00 WEST  
Anonymous Vera said...

"E eu raramente os vejo a queixaren-se do frio!!Conheço negros que aguentam melhor o frio do que brancos!!!"

Isso também pode depender do que vestes. Em Portugal o pessoal não investe em grandes casacos, cachecóis ou luvas. Na Europa de Leste toda a gente usa casaco de cabedal e ali não entra frio. Dá perfeitamente para andar na rua com -10ºC e nem parece que estás na rua. Muitos são com pêlo verdadeiro... Noutros sítios usam daqueles que parecem salsichas lol também resulta.

"
Já agora Vera, vives na Asia???

É que o recorde de frio para qualquer localidade europeia é menos do que tu dizes que a tua cidade tem e foi conseguido numa localidade russa, ao pé da Sibéria!E medias de 20 e 30 negativos sao no minimo polemicas!!"

Não estou/vivo na Europa, e felizmente não vivo (e espero nunca ter que viver) permanentemente na Rússia. Julgo que aqui as temperaturas médias são iguais ou mais frias que a Sibéria (foi o que me disseram uma vez, quando me espantei por estarem -15ºC...). Lembra-te, às vezes neva em Junho ou Agosto (altura do joelho). Tem ventos frios. O aeroporto fecha a partir dos -45ºC.
Eu acho que a Sibéria é mais famosa é pela história de tortura, falta de condições e exílio desde os tempos do Império Russo. Há sítio muito civilizados e ocidentais tão ou mais frios que a Sibéria. São mais desenvolvidos, têm melhores condições de vida e isso torna tudo mais fácil. Todos os edifícios e casas têm aquecimento, eu visto uma manga curta (em casa e na rua) o ano todo porque sei que assim que entrar num espaço fechado faz calor.

10 de julho de 2011 às 04:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Dentro do "top" dos lugares mais frios do Mundo, não consta nenhuma localidade da Europa. Eu já suspeitava que assim era: inclinava-me para a Mongólia, cuja capital, Ulan Bator, foi considerada a capital com as temperaturas mais frias a nível mundial. Mas ainda havia pior...
Eia aqui uma listagem, elaborada com base em medições internacionais.


http://chitamacaca.blogspot.com/2011/06/os-8-lugares-mais-frio-da-terra.html

10 de julho de 2011 às 18:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Siberia é a porção de terreno habitavel mais fria da terra!Sem contar com a Antartida!

Na Europa nem na Noruega se chega ás medias do top 100 de locais mais frios da Siberia!
Norte da china, mongolia, pakistao , ate na india há zonas que tem frio que nao existe nessa quantidade aqui na Europa!


Se tiveres no Canada, que é onde penso que estás, entao isso ja e diferente, ja se aproxima da Russia e competem lado a lado por recordes de frio, mesmo assim o Canada perde!A Siberia é mesmo o local habitavel mais frio da Terra!

10 de julho de 2011 às 20:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cunistorgis disse...
Muito interessante. E isso tem alguma relação com o facto dos Celtas terem escolhido uma determinada área, que vai do Algarve até ao Norte da Europa, e passo a explicar.


?

http://www.apsva.us/cms/lib2/VA01000586/Centricity/Domain/1955/wwwmorgan/www.haemekoski/celticmap.jpg

11 de julho de 2011 às 03:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home