DESTACADA JORNALISTA APOIA ACÇÃO DE EXTREMA-DIREITA HELÉNICA
Na Grécia, a popular jornalista Alexia Kefalas (na foto acima) manifestou o seu apoio à limpeza das ruas levada a cabo pelos militantes do partido nacionalista Aurora Dourada (Χρυσή Αυγή, Chryssí Avguí). No programa televisivo «C Dans L'Air», dirigido por Yves Calvi, a jornalista Alexia Kefalas, de origem franco-helénica, que trabalha como correspondente para a France24, Le Figaro e «A Cultura Francesa na Grécia», explicou como as intervenções dos nacionalistas têm tornado as ruas de Atenas mais livre de escumalha criminosa, onde antes as pessoas mais velhas tinham medo de sequer saír à rua devido aos agressores imigrantes, como se pode ver e ouvir no vídeo seguinte (quem perceber Francês, bem entendido): http://www.atlantico.fr/pepitesvideo/alexia-kefalas-role-social-neonazi-aube-doree-grece-c-dans-lair-384630.html
O diálogo que aí se ouve está a seguir traduzido para Português:
Yves Calvi (YC): Às vezes emprega-se o termo «neo-nazis», como acontece com a Extrema-Direita grega. Este nome tem um sentido, que foi pensado para assustar. Não crê que, hoje em dia, na Europa, há formas de Extrema-Dirita que têm a ver com o Neo-Nazismo?
Alexia Kefalas (AK): Perdão, não é o mesmo.
YC: Um jornalista americano perguntou ao líder grego da Extrema-Direita se a saudação que fazem é realmente a saudação nazi. Brincava ou falava a sério?
AK: Eu creio que o partido Aurora Dourada, Chryssi Avgi em Grego, é conhecido pelas coças que dá aos imigrantes nas ruas de Atenas. Sem embargo, limpou os espaços públicos do distrito antigo de Atenas. As pessoas mais velhas tinham medo de sair de casa, mas agora finalmente podem andar tranquilas.
Houve tantos linchamentos nesse distrito que agora os imigrantes têm muito medo e já deixam em paz a população. Agora já não são vistos nas praças, nos parques, etc..
YC: Pedir-lhe-ia que me esclarecesse o termo com critério... diz que desempenham um papel social e que são mais eficazes do que a polícia?
AK: Sim, Atenas é um local fronteiriço, não pela geopolítica da Grécia, mas simplesmente pela sua situação geográfica, pelo que tem uma quantidade enorme de imigrantes clandestinos.
As autoridades gregas, ao aplicar os acordos de Schengen, não os deixam passar para a Europa, logo, não os deixam chegar a França. É por isso que se encontram bloqueados nas ruas de Atenas, e claro, têm os seus ritos, os seus costumes... Sem trabalho, não sabem o que fazer, já que não têm papéis.
Os da Aurora Dourada, não só limparam o distrito, mas também acontece que quando alguém rouba o bolso de alguém, ou quando um proprietário quer expulsar do seu apartamento e um dia encontra-se com okupas imigrantes, as pessoas já não chamam a polícia mas sim a Aurora Dourada, a qual não só limpa o apartamento de imigrantes, como também o pinta, muda a fechadura, etc., e devolve-o ao proprietário.
Realizaram um bom trabalho, especialmente na capital, que é onde há mais problemas, mas também nas ilhas, sobretudo perto da costa turca, onde há muitos imigrantes.
YC: Como faz a Irmandade Muçulmana nos países árabes.
AK: Bem, funciona! A prova é que obtiveram sete por cento dos votos. Pela primeira vez um partido como a Aurora Dourada entra no parlamento. E seguramente que a saudação não é a de Hitler. Eles consideram-na uma saudação grega antiga. Trata-se de uma questão de graus. Com o braço assim é a saudação grega antiga, com o braço mais alto é outra.
3 Comments:
e ainda por cima uma bela arya..linda por fora e por dentro..
isso de acordo com os valores originais pre-cernicos nossos, claro..por que de acordo com os desvalores aliens tudo o que não cultue o lixo é logo mauzinho e feio..
isso de acordo com os valores originais pre-cernicos nossos, claro..por que de acordo com os desvalores aliens tudo o que não cultue o lixo é logo mauzinho e feio..
Enviar um comentário
<< Home