quarta-feira, novembro 08, 2006

RELIGIÃO NACIONAL GERMÂNICA PROGRIDE NUM EXTREMO DO OCIDENTE ARIANO


O Mjolnir, Martelo de Guerra de Thor, Deus do Trovão, é o símbolo mais frequentemente utilizado da religião Asatru


A Religião Germânica (Asatru, literalmente, «Fé nos Deuses Asires»)progride na Islândia, onde a comunidade religiosa Ásatrúarfélagid (Sociedade da Asatru) tem já mais de mil membros registados e cerca de oito sacerdotes. Com o aumento numérico destes últimos, a referida comunidade pode agora oferecer os seus serviços religiosos em todo o país.

Em 2005, a organização contava apenas com setecentos membros, significando isto que se registou um substancial aumento numérico (30%) no prazo de apenas um ano.

A Asatru é oficialmente reconhecida na Islândia desde 1972. Entre as consequências de tal reconhecimento conta a possibilidade de realizar casamentos. Até agora, apenas dois sacerdotes da Ásatrúarfélagid tinham autorização para celebrar matrimónios. Mas, recentemente, o Ministério da Justiça garantiu o mesmo direito a mais três sacerdotes asatruars («godi»).


A Ásatrúarfélagid tem-se queixado de discriminação governamental, uma vez que a Igreja Cristã da Islândia (protestante) aufere mais apoios financeiros do que as outras comunidades religiosas.


Os Deuses da Asatru são os Asires (Odin, Thor, Tyr, Friga), mas também os Vanires (Freya, Freyr, Njord, Heimdall, etc.)