quarta-feira, agosto 20, 2025

POLÓNIA - PRESIDENTE A CELEBRAR O DIA DAS FORÇAS ARMADAS SALIENTA PAPEL DA POLÓNIA NO APOIO À UCRÂNIA,NA CONTENÇÃO DO IMPERIALISMO RUSSO E NA DEFESA DA EUROPA

“Todos os anos, no dia 15 de Agosto, o espírito de vitória desperta dentro de nós, na moderna Nação Polaca. O espírito de uma Nação livre, pronta para lutar pelos valores que mais nos importam”, disse o presidente Karol Nawrocki durante o desfile cerimonial que marcou o Dia das Forças Armadas Polacas. 
O novo presidente também postou uma mensagem no X, que era claramente muito direccionada às próximas negociações entre Trump e Putin: “O Exército polaco, junto com as forças ucranianas, repeliu com sucesso a marcha do Exército Vermelho para o oeste, protegendo a Europa de uma revolução comunista”.
Durante séculos, o imperialismo russo tem sido uma ameaça mortal à nossa liberdade. A tradição política polaca ensina que o expansionismo russo se baseia num legado de despotismo doméstico, no qual o único homem livre é o próprio governante. 
“Mas precisamente porque o despotismo russo é inimigo da liberdade, o imperialismo russo só pode ser derrotado por meio de uma aliança de povos livres”, escreveu Nawrocki, listando uma série de ocasiões em que a Polónia interrompeu os avanços russos. 
O Povo Polaco sabe que resistir ao imperialismo russo não é apenas uma questão económica – diz respeito à própria essência da liberdade humana e nacional. A liberdade não tem preço. Não pode ser comprada nem vendida. Deve ser defendida. Esta é a tradição polaca, que remonta ao século XV.
Convidando todos os polacos a celebrar este feriado, Nawrocki concluiu a sua publicação dizendo: “É por isso que jamais nos renderemos ao imperialismo russo e que apoiamos a Ucrânia na defesa da sua liberdade – para tornar a Europa íntegra, livre e em paz novamente. A Rússia não é imparável. A Rússia não é invencível.”
O dia 15 de Agosto marca o aniversário da vitória da Polónia na Batalha de Varsóvia, em 1920. A vitória militar polaca foi decisiva para preservar a independência do país e deter o avanço da Revolução Bolchevique na Europa Ocidental. Foi também um dos elementos mais importantes da memória histórica da Segunda República Polaca.
A data foi proclamada Dia das Forças Armadas Polonesas em 1923. Permaneceu assim até 1947. Desde 1992, o Dia das Forças Armadas Polacas voltou a ser comemorado em meados de Agosto.
*
Fonte: https://rmx.news/article/poland-celebrates-its-armed-forces-day-and-sends-a-very-clear-message-to-putin/