quarta-feira, agosto 20, 2025

ESPANHA - MOURO APANHADO A INCENDIAR IGREJA HISTÓRICA EM GRANADA, ÚLTIMO REDUTO DOS MOUROS DA ANDALUZIA EXPULSOS EM 1498

Um cidadão marroquino de 21 anos foi preso após invadir e incendiar a histórica Igreja de Santiago Apóstol em El Pozuelo, uma cidade no município de Albuñol, Granada.
O incidente ocorreu pouco depois das 14h de domingo, quando o homem supostamente arrombou a porta da frente quebrando um vitral. Em seguida, usou um martelo para causar danos no interior da igreja antes de incendiá-la.
Embora não tenha havido feridos, uma parte do interior da igreja foi gravemente danificada pelas chamas, de acordo com o Yabiladi.com. A rápida resposta da polícia e dos bombeiros espanhóis ajudou a limitar a extensão da destruição.
As autoridades locais condenaram o ataque. A autarca socialista María José Sánchez (PSOE) pediu calma, classificando o incidente como "lamentável" e alertando que ele poderia ser usado para "criar divisões ou confrontos" entre os moradores: “Albuñol é um município diverso, solidário e acolhedor, onde a convivência e o respeito são pilares fundamentais que não devem ser comprometidos. Um grupo inteiro não pode ser criminalizado pelas acções de uma única pessoa”, insistiu.
Em vídeo, moradores podem ser vistos dentro da igreja parcialmente destruída, que ainda fumega. Várias figuras cristãs também estão destroçadas.
Tanto a Arquidiocese de Granada quanto a União das Comunidades Islâmicas da Andaluzia (UCIDAN) também emitiram fortes condenações.
A Arquidiocese classificou o acto como um "grave incêndio criminoso intencional" e um "grave atentado ao aspecto mais sagrado do culto cristão".
Observou-se que "várias pessoas ficaram levemente feridas" enquanto tentavam evitar danos no prédio.
Também foi pedido aos fiéis que "agradecessem a Deus por este grave incidente e rezassem pela harmonia e paz entre todos".
A União das Comunidades Islâmicas da Andaluzia (UCIDAN) declarou que o ataque foi "totalmente contrário aos valores humanos e islâmicos" e não representa a comunidade muçulmana.
O governo de Albuñol também notou “forte condenação” desses incidentes “extremamente graves”.
*
Fonte: 
https://rmx.news/article/spain-moroccan-migrant-arrested-for-setting-fire-to-historic-church-in-granada-socialist-mayor-says-the-incident-shouldnt-be-used-to-create-divisions/

* * *

Coincidência ou não, têm-se registado numerosos casos de vandalismo contra igrejas no país da Europa Ocidental com mais muçulmanos, a França.