quarta-feira, agosto 07, 2024

HUNGRIA INFORMOU ISRAEL SOBRE ATAQUE IRANIANO

À medida que as tensões aumentam no Médio Oriente, a ameaça de ataque do Irão a Israel foi transmitida através da Hungria, disse o Ministro das Relações Exteriores e Comércio, Péter Szijjártó, na Lues.
“O Irão informou-nos de que pretende atacar Israel”, disse o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ao The Jerusalem Post esta noite. De acordo com o jornal, esforços diplomáticos intensivos estão em andamento para evitar uma guerra directa entre Israelitas e Iranianos após o assassínio do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que estava a visitar Teerão por ocasião da cerimónia em que o novo presidente do Irão seria empossado.
O jornal entende que, como Israel e Irão não têm relações diplomáticas directas, foi o ministro das Relações Exteriores húngaro, Péter Szijjártó, quem transmitiu a mensagem do ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Bageri, ao seu homólogo israelita.
Enquanto isso, o presidente dos EUA, Joe Biden, encontrou-se com os seus conselheiros de segurança nacional na Casa Branca para discutir a escalada no Médio Oriente e a possibilidade de um ataque ao Irão, disse o gabinete do presidente. De acordo com o anúncio, a reunião contou com a presença do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris, que cancelou os seus planos de campanha presidencial.
Acredita-se que o Irão tenha sido responsável por um ataque na Lues no Iraque que deixou cinco soldados americanos feridos. O país prometeu buscar retaliação para “punir o agressor” e trazer estabilidade à região.
*
Fonte: https://rmx.news/article/israel-warned-of-irans-intention-to-attack-by-hungary/