domingo, novembro 20, 2011

PROGRAMA DE VIGILÂNCIA DAS FRONTEIRAS POR INTERNET - OPORTUNIDADE DOS CIDADÃOS PARA DEFENDEREM AS FRONTEIRAS

Nos EUA, foi em 2008 implementado um programa de Vigilância Virtual da Fronteira do Texas – que custou mais de quatro milhões de dólares - que convida os civis a inscrever-se na página blueservo.net. para a qualquer hora do dia observar imagens em directo da fronteira com o México, por meio de vinte e uma câmaras ocultas, centradas sobretudo nas zonas que não estão protegidas por muros e guardas de fronteira.
A iniciativa faz parte do esforço governamental norte-americano para travar a imigração ilegal, o tráfico de drogas e a violência fronteiriça.
Desde Novembro de 2008, mês de início do seu funcionamento, já recebeu mais de cinquenta milhões de visitas; mais de cento e trinta mil pessoas aí se registaram para auxiliarem o trabalho das autoridades contra a iminvasão. Entre os inscritos há internautas da Austrália, do próprio México, da Colômbia, de Israel, da Nova Zelândia, de Espanha e do Reino Unido.
Até agora, o projecto permitiu a detenção de vinte e um indivíduos, a maioria dos quais acusados de contrabando. Confiscaram-se mais de 2.140 quilos de marijuana.
Segundo as instruções do programa, os usuários devem focar a atenção sobretudo nos grupos de pessoas em barcas que tentam atravessar o Rio Grande, em indivíduos com mochilas, em automóveis vistos em áreas isoladas e em gente arrastando-se por entre os matagais. Se os ajudantes da vigilância virem algo de suspeito, carregam no botão de alerta e enviam uma mensagem ao escritório do xerife da zona correspondente. Nessa altura, os agentes decidem se vale a pena investigar e informar a patrulha fronteiriça.

Um programa que, efectivamente, faz falta à Europa e a todo o mundo branco... para que o futuro não seja um horizonte tão negro.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ah se fosse assim tão simples..

se ao menos tivesse raio laser comandado pela webcam..jeje

22 de novembro de 2011 às 22:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home