domingo, outubro 27, 2024

ÁUSTRIA - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO MAIS POPULAR QUE NUNCA

O Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), liderado por Herbert Kickl, atingiu um recorde histórico nas últimas pesquisas, garantindo 33% do apoio dos eleitores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Lazarsfeld para o meio de comunicação OE24. Isto representa um aumento significativo na popularidade do partido de Direita, que surgiu como o maior partido nas recentes eleições parlamentares da Áustria, mas foi excluído das negociações de coligação pelos partidos tradicionais.
Na eleição do mês passado, o partido de Kickl obteve a maioria dos votos, com 28,8% do eleitorado a apoiar as suas políticas anti-imigração em massa.
O apoio ao FPÖ parece ter aumentado em mais de quatro pontos percentuais por mês após as consequências da decisão do presidente federal Alexander Van der Bellen de incumbir o líder do ÖVP, Karl Nehammer, da tarefa de formar o próximo governo. A medida controversa, que o próprio Van der Bellen admitiu ser um desvio da convenção, levantou preocupações entre muitos austríacos sobre o iminente déficit democrático.
Os partidos tradicionais parecem já ter pago um alto preço pelo cordão sanitário efectivamente imposto em torno do FPÖ, vencedor das eleições.
O tradicional Partido Popular Austríaco de Centro-Direita (ÖVP) viu uma queda para 23 por cento, mais de três pontos abaixo do seu resultado eleitoral de 26,3 por cento registado no mês passado. Enquanto isso, o Partido Social-Democrata de Centro-Esquerda (SPÖ) também caiu em apoio de 21,1 por cento para 19 por cento. A reacção parece ter surgido da sua conduta nas negociações iniciais imediatamente após a eleição e da recusa em nomear Kickl como o próximo chanceler, uma posição que muitos eleitores veem como contribuinte para o actual déficit democrático da Áustria.
Noutro lugar, o partido liberal NEOS (New Austria and Liberal Forum) experimentou um pequeno aumento na popularidade, atingindo 11%. Posicionado como um potencial “fazedor de reis” nas negociações de coligação, o NEOS está a atrair cada vez mais interesse dos eleitores à medida que as discussões em torno do seu papel potencial no governo se desenrolam. Os Verdes permaneceram estáveis ​​com 8% de apoio.
Esta pesquisa acontece enquanto a Áustria enfrenta incerteza política contínua. Tanto o ÖVP quanto o SPÖ estão supostamente em negociações iniciais sobre uma potencial coligação, mas analistas sugerem que eles podem ter dificuldade em garantir apoio estável e autoridade de comando, dada sua popularidade em declínio e recusa em se envolver com o FPÖ.
A mudança no sentimento dos eleitores ressalta os desafios de formar um governo que reflicta totalmente as preferências do eleitorado, já que um segmento substancial de eleitores austríacos continua sub-representado.
Uma manifestação planeada por oponentes de uma coligação sem o FPÖ está marcada para ocorrer a 9 de Novembro.
*
Fonte: https://rmx.news/article/fpo-surges-to-historic-high-as-austrian-legacy-parties-punished-for-excluding-election-winners-from-government/

* * *

Mais uma vez, mais uma, mais outra, ainda mais outra, e mais outra ainda, confirma-se que a Democracia leva água ao moinho do Nacionalismo - quanto mais os Nacionalistas falam em discurso directo ao povo, mais o povo vota nos nacionalistas, o que entretanto é fortalecido pelas demonstrações de fanatismo e desonestidade da parte de quem quer por força obrigar o «povinho» a receber imigração em massa...