segunda-feira, abril 03, 2023

CANADÁ - MUÇULMANO ESFAQUEIA EM NOME DO CALIFADO UM PASSAGEIRO DE AUTOCARRO

Um ataque a um autocarro em Surrey, BC no fim de semana está a ser tratado como terrorismo depois de a polícia de segurança nacional RCMP assumir a investigação.
Abdul Aziz Kawam foi inicialmente acusado de tentativa de homicídio por supostamente cortar um passageiro de autocarro na garganta na manhã de Saturnes, mas os promotores acrescentaram quatro acusações de terrorismo na Lues.
Uma segunda vítima também teria sido agredida com uma faca numa paragem de autocarro.
As acusações alegam que os ataques foram realizados em nome do chamado Estado Islâmico.
O incidente ocorreu por volta das 9h30, quando um homem mostrou uma faca numa paragem de autocarro, embarcou num autocarro de Coast Mountain e esfaqueou um passageiro no pescoço. A vítima ficou gravemente ferida, mas sobreviveu.
Descrito a princípio como um ataque aleatório após uma briga, o caso mudou quando foi entregue à Equipa Integrada de Execução de Segurança Nacional do BC no Soles.
As novas acusações alegam que o ataque foi cometido “em benefício de, sob a direcção de, ou em associação com um grupo terrorista, a saber: o Estado Islâmico”, de acordo com os registos do tribunal provincial do BC.
Logo após o incidente, Kawam supostamente fez declarações sobre ter conduzido o ataque em nome do ISIL.
“As acusações alteradas referem-se a alegações de que os ataques foram realizados em prol do Estado Islâmico”, disse a RCMP em comunicado à imprensa na Lues.
“Continuamos comprometidos em descobrir todos os factos relacionados a esse ataque perturbador e não provocado e valorizamos o trabalho e a colaboração dos nossos parceiros policiais, a Polícia de Trânsito do Metro Vancouver e o Destacamento da RCMP de Surrey”, disse o superintendente David Teboul.
Segundo as acusações, Kawam nasceu em 1995 e também atende por Abdulaziz. Já enfrentava quatro acusações: tentativa de homicídio, posse de arma para fins perigosos e duas agressões com arma de fogo que causaram lesões corporais. A adição das acusações de terrorismo significa que pode enfrentar uma sentença de prisão perpétua. Compareceu ao tribunal de Surrey na Lues.
Acusações de terrorismo por ataques são raras no Canadá.
Um assassinato em 2020 numa casa de massagens em Toronto por um suposto misógino incel foi tratado como “actividade terrorista”.
A mesma acusação foi usada posteriormente contra um apoiante do ISIL que matou uma mulher numa calçada de Toronto com um martelo em 2020, e no ataque mortal de uma carrinha em Londres em 2021 que supostamente teve como alvo uma família muçulmana.
O caso do BC sugere a ameaça contínua representada pelo terrorismo de baixo nível usando objectos do quotidiano como armas, bem como o impacto persistente da ideologia ultra-violenta do ISIL.
A 23 de Março, a RCMP anunciou a detenção de um estudante do CEGEP de Montreal por acusações de terrorismo relacionadas com o chamado Estado Islâmico.
Mohamed Amine Assal, 18, foi preso por um vínculo de paz terrorista depois de o FBI avisar o RCMP sobre as suas supostas discussões nas médias sociais sobre a realização de ataques.
De acordo com as alegações da RCMP apresentadas no tribunal, Assal promoveu “jihad violenta”, traduziu materiais do ISIL e aconselhou um contacto online sobre explosivos.
O governo canadiano está actualmente a preparar-se para repatriar seis mulheres capturadas na Síria durante a luta contra o ISIL e seus filhos.
*
Fonte: https://globalnews.ca/news/9597664/knife-attack-surrey-bc-transit-bus-terrorism-rcmp-inset-abdul-aziz-kawam/?fbclid=IwAR05UTIVJbw-lHvtqMQCwvwDxDwGucna0uHFywlVIoEkpaLkMmCJovtrHQo

1 Comments:

Blogger lol said...

Maravilhas de abrir fronteiras a povos bronzeados

6 de abril de 2023 às 13:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home