sexta-feira, maio 17, 2013

DIA E NOITE INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Comemorado um pouco por toda a parte, o Dia Internacional dos Museus está de volta para a sua 35.ª edição. Sob o tema Museus num Mundo em Mudanças: Novos Desafios, Novas Inspirações, uma panóplia de actividades e eventos pretendem dinamizar o espaço de diversas instituições com concertos, filmes e exposições. Ateliês para crianças, visitas guiadas e palestras não vão faltar. Sempre com horário alargado e amigo da carteira, ou seja, gratuito.
Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus assim como a Noite dos Museus são adaptados a cada instituição. Este ano, o dia é comemorado na sexta-feira, 18, e a noite, no dia seguinte — sábado, dia 19 de Maio.   
Algumas actividades e eventos merecem destaque: o MUDE organiza uma performance teatral com a colaboração da St. Julian’s School intitulada “A Museum for the Broken Hearted” (com sessões às 15h, 18h e 21h, a 18 de Maio); o Museu Bordalo Pinheiro organiza uma série de visitas guiadas ao espaço e à exposição “Bicharada” de Teresa Cortez (dia 18); o Museu da Cidade propõe uma conferência, “Intervenção Arqueológica na Praça D. Luís I em Lisboa” (às 17h de 18); o Museu Nacional de Arte Antiga inaugura no sábado, 19, uma série de exposições, entre as quais “MNAA Olhares Contemporâneos. Residência Fundação EDP no Museu Nacional de Arte Antiga” que inclui obras de autores contemporâneos que podem ser vistas pelos jardins do museu; e o Museu do Fado faz “visitas cantadas” com a colaboração de Lina Rodrigues (dias 18 e 19 às 16h30 e 21h). 

De norte a sul, há ainda propostas variadas para se viajar.

NORTE
No Porto, Casa-Museu Abel Salazar, um colóquio sobre “O Mundo é feito por nós? Questionar a Arte e a Ciência em Tempos de Crise” a partir das 9h15 e possibilidade de ver a exposição “Gabinete de Anatomia – Arpad, Vieira e os desenhos anatómicos do Museu de Medicina” (até 26 de Maio).
Em Serralves (18 de Maio), a partir das 17h, trocar ideias, questionar e observar é a proposta em Conversas de Museu (levantar senha na recepção do museu a partir das 16h30). No dia seguinte, o museu propõe um percurso pelo “Mundo Secreto dos Morcegos: Ouvindo o Inaudível” (às 21h e 21h40), com orientação de Francisco Amorim e Helena Santos (levantar senha na recepção do museu a partir das 20h; actividade recomendada para crianças a partir dos 8 anos acompanhadas por adultos). A partir das 20h, há visita orientada a “Marchel Duchamp em 30 minutos”.
Em Vila Nova de Famalicão, no Museu da Fundação Cupertino de Miranda, a programação é sustentada pela exposição temporária “Entre a Palavra e a Imagem” (visitas entre as 9h30 e as 17h). Visita à exposição e sessão de cinema surrealista no auditório da fundação (às 10h e 15h).
No Museu Municipal de Esposende, a partir das 10h (18 de Maio), propõe-se a interpretação da exposição “Da Luz e do Olhar – Fotografia de Pereira Lopes”, patente na Sala de Azulejos. Da parte da tarde, a partir das 14h, decorre a visita à exposição “Esposende: a Barra, o Porto e a Navegabilidade do Cávado – Projectos e Memórias”, seguida de visita à Zona Ribeirinha, onde é possível seguir o rasto dos principais episódios da história local relacionados com o Rio Cávado.

CENTRO
A 18 de Maio, o Castelo de São Jorge promove visitas de fim de tarde (a partir das 18h) e projecção multimédia “Lisboa Quem és tu?” nas muralhas do castelo (23h).
Com partida no Mude - Museu do Design e da Moda até ao Cais das Colunas, uma performance teatral em colaboração com o St. Julian’s School (às 15h, 18h e 21h).
No Museu da Música, a 19 de Maio, diversos concertos a partir das 17h com destaque para o workshop e concerto de Taças Tibetanas/Gongos, com João Silva e Mónica Chan (18h) e um quizz musical a partir das 23h.
Visitas guiadas às exposições no Museu Bordalo Pinheiro, a partir das 10h com destaque para a visita guiada das 16h30 destinada a invisuais. Prova de vinhos e degustação de culinária às 17h30 (18 de Maio).
No Museu Nacional do Teatro (18 de Maio) um espectáculo infantil às 10h30 (a partir dos 5 anos) e, a 19 de Maio, concerto Quarteto Quinto B a partir das 21h30 seguido de uma peça de teatro “A Partir de Textos de Tchekov”, às 22h15.
O Museu da Cidade de Lisboa propõe, dia 18 de Maio, visitas guiadas às exposições (a partir das 10h30) e oficina de preservação do papel (destinados aos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundários). Inauguração da exposição “Woundscapes - Suffering, Creativity and Bare Life” às 18h.
Nas Caldas da Rainha, o Museu José Malhoa apresenta também visitas guiadas e ateliês de pequenos artistas (com ateliê do movimentos, do som e ateliê Malhoa), a partir das 10h. Às 14h30, peça de teatro sobre o “Capuchinho Vermelho”, pelo grupo de Educação Especial Rainha D. Leonor (18 de Maio). A 19 de Maio, as visitas guiadas e os ateliês são das 16h às 20h e, pelas 21h30, um concerto da Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense.

SUL
Em Almada, oficinas para grupos escolares e visitas guiadas no Museu da Cidade, Museu Naval e Núcleo Medieval/Moderno e Elevador da Fonte da Pipa. As oficinas são para alunos do Pré-Escolar e 1.º ciclo, dias 18 de Maio e 25 de Maio a partir das 10h (com marcação prévia e número limitado de inscrições). A programação inclui ainda a inauguração de uma nova exposição temporária no Museu da Cidade “Memórias do Cinema em Almada” (visita guiada a 19 de Maio, às 15h) e a abertura das novas instalações do Museu Naval, dia 26, com a inauguração da exposição “Na Rota do Progresso: A Industria Naval em Almada”.
No Museu de Évora, a 19 de Maio, concerto pelo Coral de Évora e Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa a partir das 16h e inauguração da exposição “Desenhos de Joaquim Bravo – Colecção do Museu de Évora” (às 18h).
No Algarve, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, a partir das 17h propõe a apresentação pública do projecto “Casas com História” (18 de Maio).

Mais informações no site do Instituto dos Museus e Conservação

 
Aproveito para recomendar novamente a visita ao Museu Nacional de Arqueologia, onde a magna e magnífica exposição «Loquuntur Saxa - As Pedras Falam» sobre as Religiões da Lusitânia continua aberta ao público, mas não por muito mais tempo...
 
 

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Astrónomo descobre origem pré-histórica do nome da Serra da Estrela

Fábio Silva, astrónomo português da University College London, descobriu pela orientação de construções megalíticas com seis mil anos que o nome da Serra da Estrela tem origem na estrela Aldebaran.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/astronomo-descobre-origem-pre-historica-do-nome-da-serra-da-estrela=f807844#ixzz2TbpYtmJ8

18 de maio de 2013 às 03:56:00 WEST  
Blogger legião 1143 said...

GOE detém criminoso perigoso no bairro do fim do mundo .
Já tem de ser os GOE a ir buscar estes gajos ?

http://www.destakes.com/redir/52993e0ab156b720598f5c22109692a1

18 de maio de 2013 às 20:09:00 WEST  
Blogger legião 1143 said...

Margem Sul: Ameaçaram, lançaram pedras e partiram bancos e janelas
Gang espalha terror e vandaliza comboio ,trinta elementos invadiram carruagens e deixaram em pânico funcionários e passageiros .

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gang-espalha-terror-e-vandaliza-comboio

19 de maio de 2013 às 12:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

As verdadeiras estatísticas da liga!!!

os 3 grandes!!!

#########################################################

SLB

Portugueses:

brancos 5
outros 3

...........

Europeus:

brancos 1
outros

...........

Africanos:

brancos 1
outros

...........

Sul americanos:

brancos 4
outros 11


resultados:

por nacionalidade:

portugueses 8
estrangeiros 17

por raça:

10 brancos (40%)
15 outros(negros,notoriamente mouriscos,mestiços,etc)

por região:

15/25 sul americanos (60%)



#################################################


SCP:

Portugueses:

brancos 4
outros 8

..........

Europeus:

brancos 4
outros

..........

Africanos:

brancos
outros 6

..........

Sul americanos:

brancos 4
outros 4


resultados:

por nacionalidade

portugueses 12 40%
estrangeiros 18 60%

por raça:

12 brancos (40%)
18 outros(negros,notoriamente mouriscos,mistura) 60%


8/30 sul americanos 26.7%


################################################


FCP

Portugueses:

brancos 3
outros 1

..........

Europeus:

brancos 2
outros 1

..........

Africanos:

brancos
outros 3

..........

Sul americanos:

brancos
outros 15

}

resultado:

por nacionalidade

portugueses 4
estrangeiros 21

por raça:

5 brancos (20%)
20 outros(negros,notoriamente mouriscos,mistura) 80%


15/25 sul americanos

############################################

relatório final:


portugueses brancos
SCP 30 jogadores :40% brancos 13%
SLB 25 jogadores :40% brancos 20%
FCP 25 jogadores :20% brancos 12%

notas:

foi assumido o seguinte:

- que o izmailov é branco.
- jogadores naturalizados foram contabilizados nos respectivos países de origem.
-jogadores portugueses com claro fenótipo extra-europeu foram contabilizados como não brancos.


conclusão:

O que andam estes otários do FCP(assim como podia ser do SCP ou SLB) a comemorar???!!!

A vitória de um clube sul-americano de mestiços?

será que as pessoas são tão estupidas que não percebem que actualmente um clube é apenas um rotulo, uma camisola, uma marca..?


19 de maio de 2013 às 23:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Infelizmente tende cada vez mais para aí...

20 de maio de 2013 às 00:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente tende cada vez mais para aí...

não sei que graça se acha em alugar por temporada aliens e depois dizer que a conquista foi da cidade x ou y quando só o seria se usasse jogadores nativos a serio..desde que o capital entrou no futebol que isso só deu em merda..hoje um time como o culorinthians em são paulixo comemorando a taça sp no minimo com um time de baianos; o merito dos paulixos é zero; apenas forjam papel..nas seleções na epoca em que dna e camisa ainda coincidiam é que se via a real..e tanto que como os congos nunca conseguiram nenhum titulo ja tentaram meter macacos nas seleções da ex-ue pra ver se no tapetão..

20 de maio de 2013 às 06:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«não sei que graça se acha em alugar por temporada aliens e depois dizer que a conquista foi da cidade x ou y quando só o seria se usasse jogadores nativos a serio.»

Eu também acho, mas os adeptos portugueses estão-se nas tintas para isso, só vêm o lado material, o que é preciso é ganhar se é com portugueses negros ou marcianos não interessa.

20 de maio de 2013 às 21:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os adeptos portugueses e da maioria dos outros países também. O Chelsea, por exemplo, também tem carradas de estrangeiros em campo.

20 de maio de 2013 às 23:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu também acho, mas os adeptos portugueses estão-se nas tintas para isso, só vêm o lado material, o que é preciso é ganhar se é com portugueses negros..."

Portugueses negros não existem.

21 de maio de 2013 às 01:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu também acho, mas os adeptos portugueses estão-se nas tintas para isso, só vêm o lado material, o que é preciso é ganhar se é com portugueses negros ou marcianos não interessa.

assim que a meia duzia se aproveita desses idiotas pra sujar mais ainda portugal, mas no merdil é do mesmo

21 de maio de 2013 às 03:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os adeptos portugueses e da maioria dos outros países também. O Chelsea, por exemplo, também tem carradas de estrangeiros em campo.

sim, o futebol se tornou um esporte de irracionais

21 de maio de 2013 às 03:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Portugueses negros não existem.

de certo, lusitanis, kalaikois, conios, algarvios originais e cia eram brancos

21 de maio de 2013 às 03:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home