sexta-feira, dezembro 09, 2005

É DE FACILITAR O PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO DOS IMIGRANTES, É SIM SENHOR...

Segundo relatório do SIS

Há redes terroristas em Portugal

Há grupos organizados que mantêm em Portugal estruturas de apoio logístico para indivíduos suspeitos de envolvimento em atentados ou de pertencerem a grupos terroristas, segundo um relatório do SIS (Serviço de Informação e Segurança).

Num relatório, referente a 2004, divulgado esta sexta-feira pelo Público, o SIS alerta para a existência de “estruturas vocacionadas para o apoio logístico de indivíduos suspeitos de envolvimento em atentados ou de pertencerem a grupos terroristas”. Esta conclusão é complementada por investigadores do Serviço Estrangeiros e Fronteira (SEF) que nos “últimos três anos investigaram redes de paquistaneses e de egípcios destinadas a legalizar imigrantes muçulmanos através de casamentos por conveniência”. O jornal refere que o SIS considera que estas situações fazem aumentar o risco de poderem vir a ser desenvolvidas outras actividades em Portugal como o recrutamento de membros para formação de células locais”.

Com base nestas informações, os serviços de segurança nacionais definem como “moderado” o risco da “ameaça” terrorista durante o ano de 2004, mas salienta que esse risco poderá aumentar em virtude de Portugal ser “frequentemente utilizado” para a “legalização fraudulenta de cidadãos de origem islâmica no espaço europeu”.