domingo, junho 22, 2025

INGLATERRA - CELEBRAÇÃO PAGÃ DO SOLSTÍCIO DE VERÃO NO MAIOR MONUMENTO MEGALÍTICO DA EUROPA


Quando o Sol nasceu no Sáturnes, no dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, uma multidão explodiu em aplausos em 
Stonehenge, onde o antigo monumento no sul de Inglaterra regista o Solstício de Verão há milhares de anos.
A bola laranja atingiu o topo do horizonte nordeste atrás da Pedra do Calcanhar, a entrada para o círculo de pedras, e lançou o seu facho de luz sobre o centro de um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo. O Solstício é uma das poucas ocasiões do ano em que os visitantes têm permissão para caminhar entre as pedras, que, de outra forma, seriam cercadas.
A multidão reuniu-se antes do amanhecer no Património Mundial para marcar o início do Verão no Hemisfério Norte, enfrentando o calor durante o primeiro alerta de calor âmbar emitido no Reino Unido desde Setembro de 2023. As temperaturas mais tarde ultrapassaram 33 graus Celsius (91,4 graus Fahrenheit) em Surrey, 80 milhas (128 quilómetros) a leste de Stonehenge, a temperatura mais alta registada no Reino Unido até agora neste ano.
Cerca de 25000 devotos do Sol e outros foliões, incluindo druidas, pagãos, hippies, moradores locais e turistas, compareceram, de acordo com a English Heritage, que administra o local. Mais de 400000 pessoas ao redor do mundo assistiram à transmissão ao vivo.
“Esta manhã foi uma ocasião alegre e tranquila, com um nascer do Sol belíssimo”, disse Richard Dewdney, chefe de operações de Stonehenge. “É fantástico ver Stonehenge continuar a encantar e conectar pessoas.”
Stonehenge foi construído em etapas há 5000 anos nas planícies de Salisbury, aproximadamente 120 quilómetros a sudoeste de Londres. O singular círculo de pedras foi erguido no final do Neolítico, por volta de 2500 a.C.. 
Sabe-se que algumas das chamadas pedras azuis vieram das colinas Preseli, no sudoeste do País de Gales, a quase 240 quilómetros de distância, e a pedra do altar foi descoberta recentemente no norte da Escócia, a cerca de 740 quilómetros de distância.
O significado do local tem sido intensamente debatido. As teorias variam entre ser um local de coroação de reis dinamarqueses, um templo druida, um centro de culto para cura ou um computador astronómico para prever eclipses e eventos solares.
A interpretação mais aceite é que era um templo alinhado com os movimentos do Sol — alinhando-se perfeitamente com os Solstícios de Verão e Inverno.
*
Fonte: https://abcnews.go.com/International/wireStory/sunrise-stonehenge-draws-druids-pagans-revelers-celebrate-summer-123073457