quarta-feira, junho 14, 2023

ITÁLIA - NOVO TEMPLETE DE MINERVA EM ROMA


Templete de Minerva criado pela associação religiosa italiana Pietas
*
Fonte: https://www.facebook.com/AssociazioneTradizionalePietas/posts/646610720838266

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia a ditadura ocidental multiracialista através da programação e supervisão informática poderá reprimir qualquer um que vá contra ela.
https://www.instagram.com/p/CthL9_axzk_/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

15 de junho de 2023 às 19:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo saíram uns modelos novos do Global25 ADN. Que se pode comparar, com amostras de populações muito antigas, os portugueses com essas populações antigas mais semelhantes/proximidades a nós:

https://postimg.cc/TK0tYjRK

Bastante interessante, em primeiro estão os Lusitanos, acho que é as amostras de conimbriga e do miroiço, são a população mais próxima aos portugueses. Aqui tens em termos comparativos com as populações actuais (proximidades):

https://postimg.cc/1441xtr0

E como podes ver, a comparar as antigas com as modernas, pelas distâncias (02, 03, 04) apenas outros ibéricos actuais de outras regiões de espanha estão mais próximos de nós que as amostras da late iron age (lusitanie), o que é impressionante. Depois os segundos mais próximos são os etruscos, ou seja, quem veio a gerar Roma, depois os Helvetii, que eram uma tribo Celta, portanto nada de estranho, depois os Iapodes que não conhecia, mas pelo que parece viviam na zona do adriático e também seriam celtas ou para-celtas, depois os Galaicos, depois os Gauleses dos trans-alpes e os norici. Os Godos os Saxões ou os Suebi já se encontram naturalmente a uma maior distância que os outros referidos.

16 de junho de 2023 às 21:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Muito, muito interessante sim, e intrigante no caso dos Etruscos, que não foram propriamente os fundadores de Roma, embora a tenham influenciado, e não se sabe ainda se eram indo-europeus ou não, mas que poderão ter vindo da Anatólia...

17 de junho de 2023 às 01:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, qual é a fonte destas informações?

17 de junho de 2023 às 02:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, é curioso que os Iapodes pareçam ter como «totem» a cobra, o que faz lembrar aquilo que se atribui aos Saefes, que por volta de 900 a.c. entraram na Ibéria e vieram a fixar-se onde é hoje o centro de Portugal, e que têm sido identificados com um simbolismo reptilíneo.
Sendo os Iapodes da região da Croácia e da Ilíria, tendo sido considerados por Estrabão como uma fusão de Celtas com Ilírios, isto traz-me à memória que uma das teorias sobre a origem dos Lusitanos os relaciona com populações traco-ilírias. Na lista dos arcaicos que trouxeste, pode verificar-se que os treze que se seguem aos Lusitanos são praticamente todos da Europa central-meridional, entre a Ilíria e o Danúbio: Iapodes, Panónios, Ilírios, Dácios, que viviam onde é hoje a Roménia e eram parentes dos Trácios, que viviam onde é hoje a Bulgária e que na lista estão um pouco mais abaixo. Uma das principais Deidades trácias é Bendis, Cujo nome é excepcionalmente semelhante ao da Divindade de Cujo culto mais testemunhoa se encontraram na área lusitana dos Lusitanos propriamente ditos, a norte do Tejo, que é Bandua/ia; Bendis foi associada à Lua e à caça. É sabido que quando o romano Sertório se tornou líder dos Lusitanos, dizia receber mensagens da Deusa Diana através de uma corça branca, e que isso muito impressionava os Lusitanos, e Bendis tem sido identificada com a grega Ártemis e com a romana Diana, como se sabe.
Pode ser que haja aqui mais pano para mangas.

17 de junho de 2023 às 02:36:00 WEST  
Blogger lol said...

Kalaikoi la embaixo?nao bate

17 de junho de 2023 às 02:38:00 WEST  
Blogger lol said...

Cade estremadura capital lusitani

17 de junho de 2023 às 02:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e intrigante no caso dos Etruscos, que não foram propriamente os fundadores de Roma, embora a tenham influenciado, e não se sabe ainda se eram indo-europeus ou não, mas que poderão ter vindo da Anatólia..."

Sim, sempre tive a ideia que os Etruscos foram das principais 'fontes' daquilo que viria a ser Roma, as semelhanças são muito elevadas em várias áreas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Etruscan_civilization#Possible_founding_of_Rome

Do que tenho visto dos Etruscos, as populações mais próximas deles em ADN são os norte-centro italianos, os espanhóis e os portugueses, e alguns franceses.
Exemplo de uma amostra singular de 1 etrusco: https://postimg.cc/Lqqg8jS2
Média de todos os etruscos retirados de túmulos no centro de Itália e cujo o adn foi sequenciado: https://postimg.cc/yDt2wzYn

"Já agora, qual é a fonte destas informações?"

A fonte, são vários estudos que foram organizados por uma equipa de franceses, aqui estão os estudos de onde foram retiradas as amostras: https://www.exploreyourdna.com/studies.aspx É quase tudo sobre amostragens de populações antigas, que eles recolheram e depois usaram o Global25, um modelo R muito famoso para comparar com as amostras das populações modernas que temos (funciona à base de coordenadas num PCA).

"Já agora, é curioso que os Iapodes pareçam ter como «totem» a cobra, o que faz lembrar aquilo que se atribui aos Saefes, que por volta de 900 a.c. entraram na Ibéria e vieram a fixar-se onde é hoje o centro de Portugal, e que têm sido identificados com um simbolismo reptilíneo."

Por acaso já tinha ouvido essa referencia dos Sefes, que eram considerados o povo das cobras, os Ofiússa, provavelmente alguma referencia estética ou religiosa. Os Iapodes é de facto curioso a sua proximidade, quando os vi, nem sabia que população seriam, tive que ir pesquisar e também já não é a primeira vez que reparo que a seguir aos povos que historicamente associamos aos portugueses, como os lusitanos, galaicos, e depois quase todos os celtas da europa ocidental e central (helvetii, gauleses etc), alguns povos da zona do adriático aparecem relativamente próximos como os antigos ilírios e também neste caso os etruscos do centro de Itália. Acho que tem a ver com uma espécie de combinação do elemento Celta com o 'Latino' que os aproxima dos ibéricos actuais. Se bem que tudo acaba por assentar nas % de Yamnaya + Neolithic Farmer + WHG que definem os europeus. Sobre os Lusitanos, as vagas da Idade do Ferro, e depois influencias gregas e mais tarde a romanização, acho que acabaram por colocar grande parte da Europa a venerar deuses que seriam muito similares em significado, ou que pouco variavam.

17 de junho de 2023 às 12:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, o modelo das combinações de Iamnaia ou Indo-Europeus oriundos das estepes com agricultores neolíticos da Anatólia e caçadores-recolectores ocidentais parece ser o mais verosímil para explicar o parentesco genético entre as populações do sul europeu desde há milhares de anos. É, de certa forma, uma confirmação à posteriori de que havia um fundo de verdade na tese de Martins Sarmento segundo a qual os Lusitanos descendiam dos Lígures (noroeste de Itália).

Obrigado pelas valiosas informações, terão de ser divulgadas.

19 de junho de 2023 às 09:43:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home