domingo, fevereiro 03, 2019

EAU PERMITE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA MAS ENTREGA PRÉMIOS DE IGUALDADE DE GÉNERO... A HOMENS, BEM ENTENDIDO...

O Governo dos Emirados Árabes Unidos entregou, dia 27 de Janeiro, os prémios anuais de uma iniciativa que pretende promover a igualdade de género no local de trabalho. Contudo, os vencedores da noite foram todos homens.
O departamento de comunicação do Dubai partilhou as primeiras imagens na plataforma Twitter. "Estamos orgulhosos do sucesso das mulheres dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o seu papel para moldar o futuro deste país é central. O equilíbrio de género tornou-se um pilar dentro das nossas instituições governamentais".
No entanto, essa publicação que, à primeira vista, teria boas intenções, foi motivo de sátira e indignação, devido ao facto de todos os vencedores dos prémios de igualdade de géneros serem homens.
Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, de 2018, constatou que os Emirados Árabes Unidos eram o país do Golfo que mais se destacava pela igualdade de género e haviam feito progressos significativos no que toca a maximizar a participação feminina no mercado de trabalho.
No entanto, de acordo com grupos de direitos humanos, a discriminação de género ainda é um problema nos país, particularmente no sistema jurídico, que prioriza os direitos dos homens em vários aspectos, como casamento, divórcio e custódia de crianças. A lei dos EAU também permite a violência doméstica, desde que o ataque não exceda os limites estabelecidos pela lei islâmica.
*
Fonte: https://www.jn.pt/mundo/interior/homens-vencem-premios-de-igualdade-de-genero-dos-emirados-arabes-unidos--10509693.html

* * *

Resta saber se esta ridícula entrega de prémios é um passo curtito na direcção da igualdade de género - se calhar é só um género diferente de homens, pronto... - ou se é simplesmente mais uma demonstração de Muruna, que é fingir adoptar leis ou comportamentos não muçulmanos para assim enganar o infiel, como aqui se lê https://pjmedia.com/blog/muruna-violating-sharia-to-fool-the-west/