DISSEMINAÇÃO DO CULTO PAGÃO INCOMODA CATÓLICOS NA POLÓNIA
Pagãos polacos junto ao seu ídolo de Swiatowid |
Pode ler-se aqui um artigo católico de quem está realmente incomodado com o retorno ao culto dos antigos Deuses Nacionais, desta feita na Polónia. O artigo abaixo, a itálico, foi traduzido automaticamente em brasileiro, oportunamente corrigi-lo-ei na sua totalidade. De momento, serve para dar uma ideia:
Os membros do grupo religioso - nativos que cultivam as antigas crenças dos eslavos - na aldeia de Gajowniki perto de Choroszcz, estabeleceram uma escultura de madeira de Swiatowid, grande Deus eslavo. Ao lado dela, penduraram a imagem da divindade Mokos na árvore. Neste novo local de adoração pagã, querem organizar uma "noite de Kupala" em meados de Junho.
Antes de colocar os seus ídolos na aldeia Gajowniki, num terreno privado de terra, os rodzimowiercy realizaram o rito pagão da aspersão de mel sobre esculturas e celebraram a magia. Isto aconteceu na cidade de Choroszcz, que não fica longe de Gajownik. Estes ritos foram celebrados no centro. Não se sabe se foi uma provocação, mas um lugar para realizar os ritos eram muito perto da histórica igreja paroquial. Entre os habitantes de Choroszcz, não é segredo que os padres da paróquia local St. João Batista e Santo. Stephen Mártir opõem-se ao cultivo de bruxaria pagã, que praticam rodzimowiercy. Eles não gostam da fé católica e, mais amplamente, cristã. Para descobrir, basta olhar para os fóruns em que falam.
A nova escultura, regada com mel pelo "padre" dos nativos, é uma cópia da imagem do ídolo que, de 1998 a 2017, ficou em Babia Góra, perto de Choroszcz. No Inverno de 2017, perpetradores desconhecidos removeram esta escultura e, como é suposto, destruíram-na. Os nativos, que têm celebrado os seus rituais em torno da escultura, pediram ao gabinete do promotor para explicar o desaparecimento da semelhança do ídolo. Também exigiram que se descobrisse o seu paradeiro.
Os seguidores queriam recuperar a escultura de uma Divindade eslava. Primeiro, a polícia investigou o caso, mas não conseguiu determinar quem e porque é que alguém levou a estátua. No entanto, o Gabinete do Procurador Distrital em Bialystok recusou-se a realizar uma investigação nesta matéria. Na justificativa da recusa, foi escrito que o valor da escultura é muito pequeno (PLN 400), para que a promotoria pudesse realizar actividades investigativas apropriadas.
Nesta situação, os membros nativos da igreja da família da nação polaca registada no país decidiram fazer uma nova figura do Deus. A escultura foi feita no modelo de um ídolo perdido de Babia Góra. O protótipo de ambas as esculturas é uma estátua de pedra calcária do mundo eslavo (século IX), encontrada em meados do século XIX em Zbrucz, na Ucrânia. O original está actualmente no Museu Arqueológico de Cracóvia. Mede pouco mais de 2 metros e pesa meia tonelada. Światowid é o nome da própria estátua (significa "olhar nos quatro cantos do mundo"). Nele estão gravadas imagens de quatro Divindades eslavas - Mokoszy, Łady, Peruna e Dadźboga.
Uma nova escultura de madeira foi colocada pelos nativos em terreno agrícola privado na vila de Gajowniki. No entanto, não dão a localização exacta do "boneco de neve" pagão. É por medo que ele partilhe o destino da escultura anterior. Nas fotos que retratam um novo local de adoração pré-cristã, podemos ver uma escultura do homem-mundo espalhada no fundo e, em seguida, uma estatueta da Divindade Mokosza, pendurada num pinheiro. Noutras fotos, por trás das figuras dos Deuses, ao fundo, os edifícios da fazenda são visíveis, em cujo território este lugar de adoração pagã foi criado.
Provavelmente, a nova semelhança do mundo não foi definida no primeiro lugar - Babia Góra, também porque houve protestos da população local devido à existência de enterros cristãos neste lugar. Cerca de 60 soldados da Primeira Guerra Mundial estão enterrados no cemitério de guerra em Babia Góra.
Os primeiros rituais eslavos a serem celebrados em novo local do culto pagão em Gajownik serão "kupala night", um evento anunciado pelos nativos em 16-16 de Junho. Nos Eslavos, era uma feitiçaria celebrada durante o Solstício de Verão. Os rituais mágicos tentavam então domar os elementos do fogo e da água para proteger a população e a propriedade dos maus espíritos. A partir desse ritual pagão, o costume de procurar uma flor de samambaia mágica, que, segundo as crenças eslavas, supostamente traria riquezas, também se originou na Noite do Solstício de Verão.
A igreja polaca nativa, cujos membros gostavam da terra de Breslau ao local de criação dos seus locais de culto, é uma associação religiosa, registada na Polónia em 1995. Os nativos mantêm as crenças pré-cristãs dos eslavos. Cultivam Divindades como Mokosz (Mãe Terra) ou Perun (Trovão). Explicam o nome dos pais nativos como uma combinação de duas palavras - fé e nativo (isto é, o direito de uma dada comunidade). Nem todos os nativos pertencem à Igreja Nativa polaca oficialmente registada. Muitos descrevem-se como seguidores do "sistema de crença étnica". O número de representantes nacionais na Polónia é fixado em vários milhares.
Habitantes de Choroszcz e Gajownik não estão satisfeitos com o facto de que, na sua área, na paróquia, os nativos estabeleceram novamente o lugar da adoração pagã. Não querem falar pelos média nesse assunto, mas em conversas privadas expressaram a sua indignação de que nas terras das eras cristãs, entre os habitantes infundidos de fé, como dizem, "coisas assim acontecem". Uma paróquia católica existe em Choroszcz desde 1459. Por centenas de anos, tem sido um ministério pastoral e cuidado dos habitantes das belas terras de Choroszczańskie (é a área e zona tampão do Parque Nacional Narew). A ordem dominicana, que foi trazida a Choroszcz no século XVII, tem grandes méritos para o desenvolvimento da civilização desta área. O edifício histórico do mosteiro ainda se encontra no centro da cidade. Os dominicanos tiveram de sair devido às repressões czaristas lideradas pelo invasor após a Revolta de Novembro.
Os membros do Movimento Jovem Cruzada não querem ser indiferentes às acções dos indígenas por parte do país de Krosno. Esta organização geralmente reúne estudantes que estão lutando "pela restituição, preservação e fortalecimento da identidade católica da Polónia". Por isso, a Cruzada dos Jovens, em 25 de Abril, em frente ao Escritório Municipal de Choroszcz, às 19h00, organiza a recitação comum da oração do rosário. Os organizadores convidam todos que desejam o Rosário. Esta oração mariana em Choroszcz, como aponta a Jovem Cruzada, será dirigida "contra a promoção do Paganismo e como compensação pela paganização do espaço público".
- Antes do Escritório Municipal em Choroszcz, os nativos celebraram recentemente cerimónias pagãs sobre a estátua do ídolo do mundo, e um gusła chamando o espírito maligno. Isto é, na nossa opinião, idolatria que ofende fortemente a Deus. Portanto, no mesmo lugar em que foram celebrados, rezaremos no Rosário, que é uma oração eficaz no exorcismo. Nós também queremos orar pela oração pública partilhada de Deus por sermos insultados aqui. Ao mesmo tempo, queremos mostrar que os cristãos não podem ser indiferentes às imagens de Deus" , disse Maciej Malysz da Cruzada da Juventude.
Como aprendemos, o Rosário é também uma oração pela profanação de locais sagrados católicos nas proximidades de Tykocin, uma cidade próxima a Choroszcz. Esta é a questão dos perpetradores desconhecidos que durante sete anos devastaram as sete capelas dos "Caminhos Marianos", que estão lindamente situados entre os campos, prados e florestas da terra de Tykocin. - Consideramos a profanação dos santuários marianos como efeitos espirituais visíveis e malignos da adoração do Deus pagão do mundo. É por isso que você precisa se desculpar com Deus e com a Mãe de Deus - disse Maciej Maleszyk.
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Fonte: http://www.pch24.pl/rodzimowiercy-zwieraja-szeregi--poganska-ofensywa-na-katolickiej-ziemi,59720,i.html
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Ou seja, tal como há dois mil anos, esta gente continua a mostrar a sua natural intolerância para com credos alheios... e, no caso, sem pudor algum, dado que o credo «alheio» é pura e simplesmente o da religião autenticamente nacional polaca, ou seja, da religião mais legítima que imaginar se pode em solo polaco.
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